Produção científica dos programas de pós graduação: Avaliação da eficiência da Área Engenharias III
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.156Palavras-chave:
Análise Envoltória dos Dados, Avaliação Trienal, CAPESResumo
A avaliação dos cursos de pós-graduação se revela como uma das áreas de maior importância para a aplicação da análise envoltória de dados (DEA). No entanto, para empregar essa metodologia se faz necessário selecionar o conjunto de variáveis: os inputs e outputs que servirão de base para aplicação do método. No Brasil, a entidade responsável por avaliar os cursos de pós-graduação, é a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo avaliação é baseada na atribuição de notas que podem variar de 1 a 5 (no caso em que há apenas o mestrado) ou 7 (quando a IEIS apresenta o programa de Doutorado). Diante da real necessidade de verificar a eficiência dos programas de pós-graduação das Engenharias III, o presente artigo sugere o uso da técnica DEA tendo como base os critérios definidos pela CAPES. Encontra-se situções de programas com alto conceito atribuído pela CAPES figuram com baixa eificência.Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, A. T.; RAMOS, F. S. Avaliação de desempenho de programas de pós-graduação com análise envoltória de dados. In: XXV – Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP 2005, Porto Alegre, RS. Disponível em http://www.abepro.org.br – Acesso em 13 de novembro de 2014.
ÂNGULO MEZA, L.; GOMES, E.G.; BIONDI NETO, L. Coelho, P. H. G. Avaliação do Ensino nos cursos de pós-graduação em engenharia: um enfoque quantitativo de avaliação em conjunto. Engevista, Niterói, volume 5, número (9), 41-49. 2003.
APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
BANKER, R. D.; CHARNES, A.; COOPER, W. W. Some Models for Estimating Technical and Scale Inefficiencies in Data Envelopment Analysis. Management Science, v. 30, n. 9, p. 1078–1092, set. 1984.
BARBOSA,S. de L. et al; Avaliação da eficiência Docente em um Programa de Pós Graduação Stricto Sensu na Região Sul do Brasil com o uso de Data Envelopment Analysis – DEA. In: XXXI Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, RJ. 2007.
BELLONI, J. A. Uma metodologia de avaliação da eficiência produtiva de Universidades Federais Brasileiras. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC. Abril de 2000.
BRASIL. Decreto n° 86.791 de 28 de dezembro de 1981. Plano Nacional de Pós-Graduação Stricto Sensu. Diário Oficial da União - Seção 1 - 29/12/1981, Página 24960 (Publicação Original). Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1980-1987/decreto-86791-28-dezembro-1981-436402-norma-pe.html. Acesso em 15 de dezembro de 2015.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm - Acesso em 15 dezembro de 2015.
CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Documento de área e Comissão da Trienal 2013. Disponível em <http://www.capes.gov.br/component/content/article/44-avaliacao/4686-engenharias-iii>, 2013, Acesso em 11 de dezembro de 2015.
CHARNES, A.; COOPER, W. W.; RHODES, E. Measuring the efficiency of decision making units. European Journal of Operational Research, v. 2, n. 6, p. 429–444, nov. 1978.
FERREIRA, C. M. de C.; GOMES, A.P. Introdução à Análise Envoltória de Dados. Teoria, modelos e aplicações. 1.ed. 1. Reimpressão. Viçosa, MG: Editora UFV. 2012.
GANGA, G. M. D. Trabalho de conclusão de curso (TCC) na Engenharia de Produção: Um guia prático de conteúdo e forma. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2010.
HORA, A. L. B. et al. Análise da eficiência dos serviços de saneamento básico nos municípios do estado do Rio de Janeiro. Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, v. 7, n. 1, p. 55–81, jan. 2015.
JOUMADY, O., RIS, C. Performance in European higher education: A non-parametric production frontier approach. Education Economics, 13:2, p. 189 – 205; 2005. Disponível em: www.tandfonline.com/loi/cede20. Acesso em 02 de outubro de 2015.
LINS, Marcos Pereira Estellita; ALMEIDA, Bernardo Faria; BARTHOLO JÚNIOR, Roberto. Avaliação de desempenho na pós-graduação utilizando a análise envoltória de dados: O caso da Engenharia de Produção. RBPG – Revista Brasileira de Pós-Graduação, vol. 1, n. 1, p. 41 - 56, jul. 2004. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view21 -. Acesso em: 12 de novembro de 2014.
MELLO, J. C. C. B. S. DE et al. Uma análise da qualidade e da produtividade de programas de pós-graduação em engenharia. Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção, v. 2, n. 1, 2003.
MELLO, J. C. C. B. S.; ÂNGELO MEZA, L.; GOMES, E. G.; BIONDI NETO, L. Curso de Análise Envoltória de Dados. In: XXXVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL - SBPO, 2005, Gramado - RS. Disponível em http://www.sbpo.com.br – Acesso em 15 de dezembro de 2015.
MELLO, M. H. C. S.; MELLO, J. C. C. B. S. e ÂNGELO MEZA, L. Medida de seletividade dos cursos de Engenharia da UFF com modelo DEA. Engevista, vol. 13 n° 03, p. 219-255, Rio de Janeiro 2011.
MIRANDA, C. M. G.; ALMEIDA, A. T. Avaliação de pós-graduação com método ELECTRE TRI – o caso de Engenharias III da CAPES. Production, vol. 13 n° 03, São Paulo 2003. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S013-65132003000300009 - Acesso em 13 de novembro de 2014.
MOREIRA, N. P. et al.; Fatores determinantes da eficiência dos programas de pós-graduação acadêmicos em administração, contabilidade e turismo. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 1, p. 201-230, mar. 2011.
SENRA, L. F. A.; NANCI, L. C.; MELLO, J. C. C. B. S; ÂNGULO-MEZA, L. Estudo sobre Método de seleção de variáveis em DEA. Pesquisa Operacional, volume 27, número 2, p.191-207, maio a agosto de 2007
SILVA, E. L. S.; MENEZES, E. M. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.
STALLIVIERI, Luciane. O Sistema de Ensino Superior do Brasil: características, tendências e perspectivas. Caxias do Sul/RS, 2009. Disponível em: http://www.ucs.br - Acesso em: 13 nov. 2014.
TURRIONI, J. B.; MELLO, C. H. P. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção. Itajubá: UNIFEI, 2012.
VEENSTRA, C.; HERRIN,G. D. An analysis of graduation rates at research universities. American Society for Engineering Education, p. 11.172.1 – 11.172.16, 2006. Acesso em 02 de outubro de 2015.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Produção e Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico é licenciado sob uma Licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0). Autores e co-autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sem retribuição financeira para os autores, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação.
Os artigos são livres de usar, com suas próprias atribuições de licença CC BY.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.
O editor possui o direito de rejeitar os artigos que no processo de avaliação tenham sido detectados indícios de plágio. Os artigos que tenham sido detectados indícios de plágio posteriormente à publicação, serão excluídos da edição. E a indicação do problema será informada no lugar do texto, mantendo-se a mesma quantidade de paginas.
Esta Revista adota os princípios de conduta ética do Comitê de Ética na Publicação (COPE) da qualidade internacional, bem como os parâmetros de Integridade na Atividade Científica indicados pelo SCOPUS e SCIELO.