Dossier "Turismo e Desenvolvimento: novas dinâmicas produtivas e os seus impactes no território”

 

Informação sobre o número especial para autores afetos a universidades portuguesas:

 

O Turismo configura-se como um dos mais proeminentes setores económicos da atualidade. Segundo os últimos dados, estima-se que a atividade turística impacte, indiretamente, 10% do Produto Interno Bruto e 10% da empregabilidade à escala global. Para tal, muito contribui o seu efeito multiplicador nas economias locais, efeito esse que motiva a aposta prioritária, dos mais variados governos, neste setor de atividade.

Contudo, os impactes da atividade turística nos territórios não se restringem somente à esfera económica. Repercussões no âmbito demográfico, ambiental, institucional, legal, emancipatório e cultural também são sentidas pelas comunidades recetoras, tanto positiva como negativamente, pois quando as suas orientações estratégicas e práticas operacionais são desfasadas da realidade socioespacial dos locais onde se insere, a atividade turística pode acarretar efeitos nefastos.

Outra característica da atividade turística é a elasticidade da sua procura. Num mundo cada vez mais concorrencial e volátil, onde países emergentes começam a despontar na “vitrine” turística, novos segmentos e nichos turísticos ganham a preferência dos consumidores e fatores externos ao mercado, a exemplo da pandemia Covid-19, influenciam de sobremaneira os resultados operacionais de todo o setor, torna-se imperativa a implementação de políticas de gestão e práticas operacionais de excelência, quer ao nível da gestão dos destinos turísticos como dos seus operadores.

Por este motivo, a Revista Produção e Desenvolvimento tem a satisfação de, nesta edição especial para autores afetos a universidades portuguesas, convocar uma chamada para o dossier intitulado “Turismo e Desenvolvimento: novas dinâmicas produtivas e os seus impactes no território”. Nesta edição, serão valorizadas as contribuições que visem apresentar os diversos efeitos da atividade turística nos territórios recetores, assim como propor estratégias e práticas operacionais inovadoras capazes de otimizar a gestão/planeamento dos destinos e das empresas turísticas.

Neste contexto, convida-se ao envio de artigos científicos que abordem os seguintes temas, ainda que as possibilidades não se limitem aos mesmos.

 

Temas:

- Impactes das atividades turísticas nos territórios recetores.

- Gestão e planeamento de destinos turísticos.

- Gestão estratégica e práticas operacionais inovadoras das empresas turísticas.

- Turismo e meio ambiente.

- Turismo e o mundo do trabalho.

- Efeitos socioculturais do turismo e o empoderamento das comunidades anfitriãs.

- Contributo do turismo para a economia circular e sustentabilidade.

- Marketing turístico e novas tendências de consumo.

- Psicologia do turismo: o comportamento humano (turista, residente e profissional) no contexto turístico.

- Turismo e as tecnologias de informação e comunicação.

- Internacionalização das empresas turísticas e os seus impactes socioespaciais.

- Outros relacionados.

 

As diretrizes para a elaboração dos artigos científicos estão disponíveis no site da revista Produção e Desenvolvimento (https://revistas.cefet-rj.br/index.php/producaoedesenvolvimento/about/submissions). Os artigos devem ser enviados em formato Open Office (.odt) ou Microsoft Word (.docx) através do sistema OJS, respeitando as regras ali mencionadas para publicação.

 

Proposta de Cronograma:

Publicação da chamada: dia 15 de outubro de 2023

Submissão dos artigos científicos: até 31 de janeiro de 2024

Notificação de aceitação dos trabalhos: Março de 2024

Publicação dos artigos aprovados: Abril de 2024.

 

Editores Convidados:

 

Prof. Dr. Orlando Alcobia

Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Investigador Integrado do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR). https://orcid.org/0000-0003-0485-5105

 

Profª. Dra. Catarina Nunes

Professora Adjunta da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Investigadora Integrada do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR). https://orcid.org/0000-0002-6937-5914

 

Make a new submission to the Dossier section.