ANÁLISE DO ACÚMULO E MÉTODO DE DESCARTE DE BENS PATRIMONIAIS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS

Autores

  • Cleide da Silva Rosa Universidade Candido Mendes - Campos
  • Elias Rocha Gonçalves Júnior Universidade Candido Mendes - Campos https://orcid.org/0000-0003-0707-331X
  • Claudio Luiz Melo de Souza Universidade Candido Mendes - Campos
  • Milton Erthal Junior Universidade Candido Mendes - Campos https://orcid.org/0000-0002-9959-3568

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2018.v4.259

Palavras-chave:

resíduos sólidos, compras públicas sustentáveis, gestão ambiental, auxílio multicritério à decisão, AHP

Resumo

Este trabalho debate sobre a geração e desfazimento de bens patrimoniais em órgãos públicos, com base no Programa Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e na Lei Federal Nº 12.305/2010. A partir da aplicação de questionários, avaliou-se a tipologia, quantidades, formas de armazenamento, impactos ambientais e à saúde humana, segundo opiniões dos agentes patrimoniais de órgãos públicos sobre o acúmulo e processo de desfazimento dos Resíduos Sólidos Inservíveis (RSIs). Identificou-se que a conscientização dos servidores e alunos, comprometimento dos gestores, implantação de um Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, compras públicas com qualidade e a simplificação de procedimentos são relevantes na gestão dos RSIs. Para definição dos itens prioritários, foi utilizado o método AHP, tendo como base os critérios: espaço físico, impacto ambiental e a saúde, facilidade de desfazimento, estado de conservação do bem e modelo de desfazimento, chegando-se à conclusão de que os equipamentos de informática deveriam ser prioridade de desfazimento. O planejamento de locais apropriados de armazenamento, o comprometimento dos agentes e gestores, o aprimoramento dos mecanismos legais e a realização de manutenção são ações prioritárias na gestão dos RSIs da instituição estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide da Silva Rosa, Universidade Candido Mendes - Campos

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Candido Mendes - Campos (UCAM-Campos). Bacharel em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN (2009).Especialista em Contabilidade Gerencial pela Universidade Potiguar - UnP (2010). Servidora pública Federal, lotada no Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN Campus Mossoró/RN, atualmente cedida através de cooperação técnica, como Assistente em Administração, ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense IFF Campus Macaé/RJ, atuando na DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO no setor de Coordenação de Materiais e Patrimônio. Durante o período em que exerceu suas atividades no IFRN - Campus Mossoró atuou na função de Coordenadora de Biblioteca (2007 - 2009) e Coordenadora de Materiais e Patrimônio (2009 - 2014). Tem experiência em diversas áreas administrativas, principalmente nos setores financeiros, onde exerceu diversas funções ao longo de aproximadamente vinte e cinco anos de trabalho.

Elias Rocha Gonçalves Júnior, Universidade Candido Mendes - Campos

Mestrando em Engenharia de Produção, sendo bolsita da CAPES, pela Universidade Candido Mendes - Campos. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Candido Mendes. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Interinstitucional de Desenvolvimento Municipal/Regional - ITEP/UENF/UNIFLU, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro em parceria com o Centro Universitário Fluminense - UNIFLU. Atualmente, é Professor Instrutor I na Universidade Candido Mendes - Campos, ministrando as disciplinas Metrologia Automotiva, Motores Ciclo Otto, Manutenção em sistemas de Suspensão e Manutenção em sistemas de Freios. Tem experiência e pesquisas na área de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. É palestrante, autor de livros e membro da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

Claudio Luiz Melo de Souza, Universidade Candido Mendes - Campos

Possui Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF, 2001) e Mestrado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 1997), onde também se graduou em Ciências Agrícolas (UFRRJ, 1994). Possui pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção; Matemática Financeira e Estatística. Foi Diretor do Instituto Superior de Tecnologia de Campos da FAETEC por duas gestões de 2003-2011. Lecionou Estatística Básica e Aplicada para os Cursos de Engenharia de Produção e Mecânica do Instituto Superior de Ensino ISECENSA (2008/2012). Em 20012, foi cedido ao setor de Estatística do Laboratório de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Norte Fluminense onde leciona ao nível de graduação as disciplinas Estatística Básica e Aplicada e para o Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal, Genética e Melhoramento e Ciência Animal a disciplina Estatística Aplicada I. Desde 2012, leciona para os Curso de Engenharia de Produção, Mecânica e Civil na Universidade Candido Mendes de Campos dos Goytacazes, Geometria Descritiva e Inovação Tecnológica e desde 2016, Gestão da Inovação Tecnológica para o Curso de Mestrado em Engenharia de Produção da UCAM-Campos, onde sua linha de pesquisa, dentro da pesquisa operacional, visa a amostragem e análise de previsão e demanda de energia de biomassa oriunda de diversas inovações tecnológicas.

Milton Erthal Junior, Universidade Candido Mendes - Campos

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1999) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004). Atualmente é professor do Instituto Federal Fluminense-campus Guarus, do Centro de Pesquisa da Universidade Candido Mendes-Campos e colaborador da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Pesquisa Operacinal, com ênfase na área de Auxílio multicritério à Decisão e Gestão Ambiental. Experiência em Entomologia, atuando especificamente em: Bioquímica , Ecologia, Comportamento e Controle biológico de insetos, usando formigas cortadeiras como modelo.

Referências

ABRELPE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. 2016.

BRAZIL. Decreto-lei nº 99.658, de 30 de outubro de 1990. Regulamenta, no âmbito da Administração Pública Federal, o reaproveitamento, a movimentação, a alienação e outras formas de desfazimento de material. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 30 out. 2010. Available in: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/antigos/d99658.htm>. Access in: Mar. 07, 2017.

BRAZIL. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Estabelece normas para licitações e contratos da administração pública e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 jun. 1983. Available in: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666cons.htm>. Acess in: Mar. 07, 2017.

BRAZIL. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui A Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 03 ago. 2010. Available in: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acess in: Mar. 07, 2017.

BRAZIL. Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012. Regulamenta o art. 3º da lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, para estabelecer critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela Administração Pública Federal, e institui a comissão interministerial de sustentabilidade na administração pública – CISAP. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 06 jun. 2012. Available in: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7746.htm>. Acess in: Mar. 07, 2017.

BRAZIL. Ministério do Meio Ambiente. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Instrumento de Responsabilidade Socioambiental na Administração Pública. Brasilia: ABP, 2014.

CANIATO, M.; TUDOR, T.; VACCARI, M. Understanding the perceptions, roles and interactions of stakeholder networks managing health-care waste: A case study of the Gaza Strip. Waste Management, v. 35, p.255-264, jan 2015.

CASTRO, M.A.O.; SILVA, N.M.; MARCHAND, G.A.E.L. Desenvolvendo indicadores para a gestão sustentável de resíduos sólidos nos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, Amazonas, Brasil. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 20, n. 3, p. 415-426, set 2015.

CHRISTENSEN, D. et al. Partnerships for development: Municipal solid waste management in Kasese, Uganda. Waste Management & Research, v. 32, n. 11, p. 1063-1072, nov 2014.

COSTA, H.G. Auxílio multicritério à decisão: método AHP. Rio de Janeiro: Abepro, 2006.

DEMAJOROVIC, J. et al. Logística reversa: como as empresas comunicam o descarte de baterias e celulares? Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 2, p.165-178, abr 2012.

DEUS, R.M.; BATTISTELLE, R.A.G.; SILVA, G.H.R. Current and future environmental impact of household solid waste management scenarios for a region of Brazil: carbon dioxide and energy analysis. Journal Of Cleaner Production, p. 1-37, jun. 2016.

GARCIA, M. Práticas sustentáveis no cotidiano do governo. Brasilia, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2013.

GARNETT, K.; COOPER, T. Effective dialogue: Enhanced public engagement as a legitimizing tool for municipal waste management decision-making. Waste Management, v. 34, n. 12, p.2709-2726, dez 2014

GODOI, C.K.; BALSINI, C.P.V. A pesquisa qualitativa nos estudos organizacionais brasileiros: uma análise bibliométrica. São Paulo: Saraiva, 2010.

HEMPE, C.; NOGUERA, J.O.C. A educação ambiental e os resíduos sólidos urbanos. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental: REGET/UFSM, Paranambi, v. 5, n. 5, p. 682-695, 2012.

LIMA, J.D. et al. Uso de modelos de apoio à decisão para análise de alternativas tecnológicas de tratamento de resíduos sólidos urbanos na Região Sul do Brasil. Engenharia Sanitária Ambiental, Rio Grande do Sul, v. 19, n. 1, p.33-42, mar 2014.

LOHRI, C.R.; CAMENZIND, E.J.; ZURBRÜGG, C. Financial sustainability in municipal solid waste management: costs and revenues in Bahir Dar, Ethiopia. Waste Management, v. 34, n. 2, p.542-552, fev 2014.

MAGERA, M. Os caminhos do lixo: da obsolescência programada à logística reversa. Campinas, SP: Átomo, 2013.

POLAZ, C.N.M.; TEIXEIRA, B.A.N. Indicadores de sustentabilidade para a gestão municipal de resíduos sólidos urbanos: um estudo para São Carlos (SP). Engenharia Sanitária Ambiental, São Carlos, v. 14, n. 3, p. 411-420, set 2009.

REICHERT, G.A.; MENDES, C.A.B. Avaliação do ciclo de vida e apoio à decisão em gerenciamento integrado e sustentável de resíduos sólidos urbanos. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 19, n. 3, p. 301-313, set 2014.

RODRIGUEZ, L.C.; GIACOMELLI SOBRINHO, V. Mercados de poluição: uma abordagem com a utilização de metas de geração de resíduos sólidos urbanos. Conexão academia: a revista científica sobre resíduos sólidos, São Paulo, p. 21-37, ago 2013.

RUSSO, R.F.S.M.; CAMANHO, R. Criteria in AHP: a systematic review of literature. Procedia Computer Science, v. 55, p.1123-1132, 2015.

SAATY, T.L. The Analytic Hierarchy Process. New York: McGraw-Hill, 1980.

SAATY, T.L. Método de análise hierárquica. São Paulo: Makron Books, 1991.

SCHALCH, V. et al. Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. São Carlos, SP: Escola de Engenharia de São Carlos, 2002.

SHAFQAT, A.; NOOR, S.; FATIMA, M. Practices and challenges of municipal solid waste management in Bahawalpur City, Pakistan. Journal of Sustainability Science and Management, Pakistan, p. 90-98, jun 2014.

TORRES, V.; BORGER, F.G. Política nacional de resíduos sólidos e seus desafios para a indústria de eletroeletrônicos: estudo de caso Hewlett Packard Brasil. Elsevier, São Paulo, p. 149-171, dez 2013.

VIEIRA, R.C. Gestão de resíduos sólidos: o que diz a lei. 2. ed. São Paulo: Trevisan, 2013.

VOGELMANN JÚNIOR, J.C. Roteiro prático de ações públicas. Porto Alegre: ESAF, 2014.

WESTMORELAND, A. Aumento da produção de lixo tem custo ambiental. Em Discussão: os principais debates do Senado Federal, v. 5, n. 22, p. 48-58, set 2014.

Publicado

2018-04-21

Como Citar

Rosa, C. da S., Gonçalves Júnior, E. R., de Souza, C. L. M., & Erthal Junior, M. (2018). ANÁLISE DO ACÚMULO E MÉTODO DE DESCARTE DE BENS PATRIMONIAIS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS. Revista Produção E Desenvolvimento, 4(2), 60–75. https://doi.org/10.32358/rpd.2018.v4.259

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)