Um estudo sobre as Partes Interessadas do Programa Mercado Público Regional (MPR) no âmbito do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente- CIDEMA com base no PMIR.

Autores

  • Leani Lauermann Koch Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO
  • Rodrigo Barichello Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO https://orcid.org/0000-0002-0358-1467
  • Claudio Alcides Jacoski Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.144

Palavras-chave:

gestão de projetos, partes interessadas, mercado público regional, planejamento.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar o gerenciamento do Programa Mercado Público Regional (MPR) de Chapecó, administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente – CIDEMA a partir das partes interessadas. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como descritiva. Para coleta de dados, formulou-se um questionário estruturado, aplicado aos Secretários da Agricultura dos municípios que tem espaço para comercializar produtos no MPR e, entrevista semiestruturada com o administrador do MPR e dois Secretários para contribuir nas análises, obteve-se um retorno de 85% dos questionários. Os resultados mostram que os municípios pesquisados tem sua base econômica alicerçada na agricultura familiar. A gestão do MPR é compartilhada entre CIDEMA e municípios, porém, não possuem unificação quanto ao processo, geralmente cada município utiliza metodologias próprias para gerir o Programa. A pesquisa revelou lacunas quanto ao envolvimento das partes interessadas ao longo do ciclo de vida do Programa, compreende, desde a capacitação dos responsáveis, ausência de análise ambiental considerando os diferenciais e potenciais de cada município, falta de logística integrada e, clareza das atribuições dos envolvidos. Observou-se também, que o Programa beneficia famílias em aspectos sociais, melhorando a qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leani Lauermann Koch, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO

Mestranda de Ciências Contábeis e Administração - UNOCHAPECO

Referências

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Manual de gestão de projetos. Brasília: TCU, 2006.

BRASIL. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Subsecretaria de Planejamento – SUBPL. Manual de Elaboração do Plano Plurianual 2012 – 2015. Rio de Janeiro, 2011.

CARVALHO, C. J. Elaboração e Gestão de Projetos. 2. ed. reimp. -Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2012.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento cientifico. São Paulo: Atlas. 2000.

FERRARI, A.T. Metodologia da pesquisa cientifica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KEELLING, R.; BRANCO, R.H.F. Gestão de Projetos - uma abordagem global. São Paulo: Saraiva. 3ª Ed. 2014

KEELING, R. Gestão de projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2002.

NORO, G. de B. A gestão de stakeholders em gestão de projetos. Revista de Gestão de Projetos. São Paulo. v.3,n.1.p 127-158. Jan./abr. 2012.

MAXIMIANO, A.C.A. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: atlas, 2012.

PMI - Project Management Institut. Guia do Conhecimento Em Gerenciamento de Projetos - Guia Pmbok® - 5ª Ed. 2014.

TRENTIM, M. H. Stakeholders como clientes nos projetos. Revista Mundo Project. Curitiba. Ano 8. nº 49, p,??. Fev/Mar. 2013.

SILVA, W. C.;ROCHA E MUCCI, C.B.M.;BAETA,O.V.; ARAÚJO, D.S. O Planejamento estratégico na administração pública: um estudo muLticaso. Revista de C. Humanas. Viçosa, v.13, nº.I,p. 90-101,jan/jun. 2013.

VALLE, A.B. do.; CIERCO, A.A.; SOARES, C.A.P.;FINOCCHINHO JUNIOR, J. Fundamentos do gerenciamento de projetos. 3. ed.- Rio de Janeiro: FGV, 2014.

VARGAS, R.V. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 7. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.

VERGARA, S.C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Publicado

2016-08-30

Como Citar

Lauermann Koch, L., Barichello, R., & Jacoski, C. A. (2016). Um estudo sobre as Partes Interessadas do Programa Mercado Público Regional (MPR) no âmbito do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente- CIDEMA com base no PMIR. Revista Produção E Desenvolvimento, 2(2), 50–63. https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.144

Edição

Seção

Assuntos Territoriais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)