IDENTIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS POLICÊNTRICAS NO RIO DE JANEIRO COM DADOS DO SISTEMA DE METRÔ
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2018.v4.296Palavras-chave:
centralidades, desenho de rede, Rio de JaneiroResumo
O avanço dos processos de urbanização torna notável o processo de descentralização pelo qual passam sobretudo as regiões metropolitanas. A região central da cidade do Rio de Janeiro, embora seja, historicamente, a mais consolidada, com a maior parte dos empregos de sua Região Metropolitana, dividiria esse protagonismo com outros polos de desenvolvimento fora da área central. Ainda assim, o planejamento parece dedicar pouca atenção aos subcentros emergentes, gerando um descompasso que resulta em deslocamentos desnecessários, em altas médias de tempo de deslocamento e em altas taxas de ocupação nos veículos. Outrossim, uma articulação incorreta entre os centros funcionais representa um impedimento ao seu desenvolvimento econômico. Assim, este artigo visa contribuir à compreensão da estrutura de centralidade a partir do perfil dos deslocamentos internos à rede metroviária do Rio de Janeiro. Este estudo se alicerça na análise exploratória das matrizes de origem e destino relativas a entradas e saídas, por estação de metrô. Os resultados indicam que polaridades distintas da área central de negócios emergem e que o desempenho da rede de transportes ficou aquém dessas tendências, gerando problemas operacionais graves.Downloads
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