AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA PARA TRANSPORTES DE ALTA CAPACIDADE – ESTUDO DE CASO DO METRÔ DE CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2018.v4.253Palavras-chave:
mobilidade, sistema metroferroviário, avaliação socioeconômicaResumo
Cidades brasileiras enfrentam diariamente dificuldades ocasionadas pelos congestionamentos, com perdas significativas na qualidade de vida da população. São vários os problemas que conduzem a esse estado de degradação. Entre eles, destaca-se, nos sistemas de transporte urbano de passageiros, a falta de capacidade dos diversos modos do transporte público em ofertar lugares de forma compatível com a demanda. Este artigo propõe realizar uma análise socioeconômica dos ganhos com a redução dos congestionamentos, da poluição, dos tempos de viagens, dos acidentes e do consumo de combustível, a partir da introdução de um modo de maior capacidade e consumidor de uma forma de energia menos poluente. Além disso, e principalmente, pretende analisar a possibilidade de se viabilizar o financiamento dos projetos metroferroviários por meio da economia do consumo de combustíveis derivados do petróleo. Essa viabilização se daria com a substituição do diesel consumido no rodoviário pelo consumo de eletricidade no metroferroviário. A avaliação foi aplicada para o projeto do metrô em Curitiba. Os resultados mostram que os ganhos socioeconômicos podem financiar grande parte do empreendimento e apresentar ganhos na qualidade de vida, com a redução dos níveis de poluentes do ar, dos acidentes de trânsito e dos tempos de deslocamento dos habitantes de Curitiba.Downloads
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