DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA A FORMALIZAÇÃO DE PROCESSOS DE MANUFATURA DE UMA EMPRESA FABRICANTE DE DUTOS INDUSTRIAIS EM NOVA IGUAÇU/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2017.v3.198

Palavras-chave:

Formalização de processos de negócio, Planejamento e controle da produção (PCP), Produção de dutos industriais

Resumo

O presente estudo é realizado em uma empresa de pequeno porte, fabricante de dutos industriais para ar condicionado, situada no município de Nova Iguaçu/RJ. Essa empresa tem experimentado problemas de variabilidade em seus produtos finais, muitos dos quais relacionados com a ausência de padronização e formalização dos seus processos. Nesse sentido, objetivo deste trabalho é o de analisar, propor melhorias, implementar e verificar o resultado das ações orientadas à formalização nos processos de gestão de manufatura e de planejamento e controle da produção (PCP). Em termos metodológicos, com o amparo da literatura técnico-científica relacionada a gestão de processos de negócio, realiza-se uma pesquisa participante, incluindo observação sistemática e conversas informais com colaboradores e gestores, no sentido de evidenciar oportunidades de aprimoramento nos processos. Para a modelagem dos processos, análise e proposição de novos processos, utiliza-se o software Bizagi. Como resultados, após as propostas de novos processos, sua implantação e validação na empresa estudada, o estudo, por meio da mensuração dos indicadores corporativos, evidenciou que a formalização de processos foi relevante prática para o aprimoramento do desempenho operacional na empresa, oferecendo-se como possível inspiração para pequenas empresas de manufatura que experimentem problemas similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Oliveira de Araujo, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, com estudos Pós-Doutorais em Social Sciences pela University of Cape Town (South Africa) e em Engenharia de Produção pela UFGRS. Mestre em Sistemas de Gestão e Engenheiro de Produção pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFF e Pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão da UFF e em Engenharia de Produção e Transportes da UFRGS.

André Lima Germano, Espirodutos Dutos

Mestrando em Engenharia de Produção na Universidade Federal Fluminense. Engenheiro de Produção e Técnico em Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Referências

ALBUQUERQUE, J. P. Flexibilidade e modelagem de processos de negócio: uma relação multidimensional. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 52, n. 3, p. 313-329, June 2012.

ABPMP. BPM CBOK V3.0. guide to the business process management common body of knowledge. 2. ed. Brasil: Association of Businees Process Management Professsionals Brasil, 2014.

BRANDÃO, C. R.; BORGES, M. C. A pesquisa participante: um momento da educação popular. São Paulo: Ed. Popular. 2007.

BREMER, C.; F.; LENZA, R. de P. Um modelo de referência para gestão da produção em sistemas de produção assembly to order–ATO e suas múltiplas aplicações. Gestão & Produção, v. 7, n. 3, p. 269-282, 2000.

CORRÊA, H. L.; GIANESI, I.G.N; CAON, M.. Planejamento, programação e controle da produção. São Paulo: Atlas, v. 1, 2001.

CHU, K. F. An organizational culture and the empowerment for change in SMEs in the Hong Kong manufacturing industry. Journal of Materials Processing Technology, v.139, p. 505-509, 2003.

DEMO, P. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livro, 2008.

DRUMMOND, P. M. Análises dos resultados comportamentais da implantação de ERP de alta complexidade: uma investigação episódica sob a ótica de gestão de mudanças junto a implementadores e usuários. Dissertação (Mestrado em Sistema de Gestão). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2015.

GONÇALVES, J. E. L. Processo, Que Processo? RAE – Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 40, n. 4. Out./Dez., 2000.

GUSBERTI, T. D. H., ECHEVESTE, M. E. S.; MOUTINHO SILVA, M.C.; FACCHINI, A. R. Gestão baseada em capacidades para novas empresas de base tecnológica: framework para gestão do processo de conversão de tecnologias. Gestão & Produção, v.22 n.4, 2015.

JESTON, J.; NELIS, J. Business Process Management: Practical Guidelines to Successful Implementations. 2 ed. Oxford: Elsevier, 2008.

KIPPER, L. M. Gestão por Processos: comparação e análise entre metodologias para implantação da gestão orientada a processos e seus principais conceitos. Tecno-Lógica, vol. 15, n.2, p. 89-99, jul./dez. 2011.

KLUSKA, R. A; LIMA, E.P; GOUVÊA, S. E. Uma proposta de estrutura e utilização do gerenciamento de processos de negócio (BPM). Revista Produção Online, Florianópolis, SC, v.15, n. 3, p. 886-913, jul./set. 2015.

KNOFF, L. C. Mapeamento de publicações científicas sobre estratégia de manufatura: uma abordagem baseada em processos. Revista Produção Online, v. 14, n. 2, p. 403-429, 2014.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia. 6 Ed. São Paulo, Atlas, 2007.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2009.

NEUMANN, C. Gestão de sistemas de produção e operações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

NUNES, D. M; FACCIO, K. Avaliação fatores chave implementação lean office. Produto & Produção, v. 15, n. 4, p. 01-16, 2014.

OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, Organização & Métodos (O&M – Uma Abordagem Gerencial). São Paulo: Atlas, 2002.

PEINADO, J.; GRAEML, A.R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

PERUSSI FILHO, ESCRIVÃO FILHO. Processo de criação de estratégia em pequenas empresas de base tecnológica: um modelo de fases evolutivas para o setor médico-odontológico. Gestão & Produção, v. 19, n. 1, p. 173-188, 2012.

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

RODRIGUES, E.; PINHEIRO, M.; A. - Saraiva. Tecnologia da informação e mudanças organizacionais. Revista de Informática Aplicada, v. 1, n. 2, 2015.

SENGE, P., KLEINER, A., ROBERTS, CROSS, R., ROTH, G., SMITH, B. A dança das mudanças: os desafios de manter o crescimento e o sucesso em organizações que aprendem. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C., HARRISON, A.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

THIEL, E. E. Proposta de modelo de implantação de um projeto de gestão do conhecimento com base em processos organizacionais. 2002. Tese (Mestrado em Engenharia da Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2015.

TUBINO, D. F. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. Editora Atlas SA, 2007.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Araujo, F. O. de, & Germano, A. L. (2017). DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA A FORMALIZAÇÃO DE PROCESSOS DE MANUFATURA DE UMA EMPRESA FABRICANTE DE DUTOS INDUSTRIAIS EM NOVA IGUAÇU/RJ. Revista Produção E Desenvolvimento, 3(3), 55–73. https://doi.org/10.32358/rpd.2017.v3.198

Edição

Seção

Artigos