QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: PARA ALÉM DA PROFISSIONALIZAÇÃO, UMA PERSPECTIVA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.125Palavras-chave:
Juventude, Qualificação Profissional, Mercado de Trabalho.Resumo
O objetivo do presente artigo é discutir as implicações da qualificação profissional para a inserção de jovens egressos de acolhimento institucional no mercado de trabalho. Destaca-se a análise da categoria qualificação profissional, a qual deve ser vista também como social, e como esta teve o seu planejamento e efetivação afetados pelas metamorfoses do mundo do trabalho. Tais metamorfoses também tiveram fortes repercussões na inserção do trabalhador jovem no mercado de trabalho. Nessa conjuntura serão discutidas as dificuldades e desafios encontrados por esse trabalhador e as implicações da qualificação profissional nesse processo, principalmente através das experiências e vivências relatadas pelos jovens entrevistados. A pesquisa teve natureza eminentemente qualitativa, tendo em seu percurso metodológico a realização de uma entrevista semi-estruturada com os jovens egressos e funcionários da instituição, aplicação de questionário com estes jovens e levantamento bibliográfico. Finalmente, afirma-se que existem muitos desafios a serem enfrentados pelos jovens que estiveram em acolhimento institucional; estes desafios implicam em várias repercussões na vida desse jovem egresso, dentre elas, a dificuldade de inserção na vida em comunidade e no mercado de trabalho.Downloads
Referências
AZEREDO, Beatriz. Políticas públicas de emprego: tendências e possibilidades. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 11, n. 4, p. 47‑59, 1997. Disponível em: <http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v11n04/v11n04_06.pdf>. Acesso 08 de janeiro de 2015
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Fortaleza :EdUECE, 2011.
_______. Ministério do Trabalho e Emprego. Secretaria de Políticas Públicas de Emprego. PLANFOR - Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador. Brasília, 2001.
_______. Ministério do Trabalho e Emprego. Secretaria de Políticas Públicas de Emprego. Plano Nacional de Qualificação – PNQ: 2003-2007. Brasília, 2003.
CARDOSO JR.; JACCOUD, Luciana. Políticas sociais no Brasil: organização, abrangência e tensões da ação estatal. In: JACCOUD, Luciana (Org.). Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília: Ipea, 2005.
CASTEL, Robert. As Metamorfoses da Questão Social. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
CASTRO, J. A.; AQUINO, L. M. C.; ANDRADE, C. C. (Org.). Juventude e políticas sociais no Brasil. Brasília: Ipea, 2009.
FILGUEIRAS, Cristina Almeida Cunha. Atores locais na implementação da política de qualificação profissional. Serviço Social e Sociedade, n. 107, p. 438-460, jul./set. 2011.
LIMA, A. A. A qualificação no sistema público de emprego: uma análise a partir das resoluções do CODEFAT. In: Oliveira, Roberto Véras (org.). Políticas Públicas de Qualificação: Desafios Atuais. São Paulo: A+Comunicação, 2007.
MOREIRA, Maria Idenilse. Acolhimento institucional e qualificação profissional: implicações da medida protetiva na vida do jovem egresso. 2013. 141 f. Dissertação (mestrado)- Setor de Políticas Públicas e Sociedade, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: <http://www.uece.br/politicasuece/dmdocuments/idenilse_maria_moreira.pdf>. Acesso em 28 de setembro de 2014.
MORETTO, Amilton J. O sistema público de emprego: uma construção inacabada. Tese (Doutorado) — Unicamp, Campinas, 2007.
OLIVEIRA, Régia. Jovens Trabalhadores: Representações Sobre o Trabalho na Contemporaneidade. Dissertação apresentada ao Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de Sao Paulo, 2001.
POCHMANN, Marcio. O Trabalho Sob Fogo Cruzado: Exclusão, desemprego e precarização no final do século. São Paulo: Editora Contexto, 2002.
RAMOS, David Afonso de. Políticas Públicas Ativas de Emprego: Estudo de caso do Plano Nacional de Qualificação Profissional – PLANFOR. 2006. 136f Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduaçao em Ciência Política. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
SANTOS, Ana. (In)sucesso escolar de crianças e jovens institucionalizadas. 2009. 165 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2009.
SOARES, Mariza. Juventude e políticas de qualificação profissional ProJovem trabalhador - a experiência de Pernambuco. In. ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra; MACAMBIRA, Júnior (Orgs). Trabalho e Formação Profissional Juventudes em Transição. Fortaleza: IDT, UECE, BNB, 2013.
SPOSITO, Marília Pontes; CARRANO, Paulo. Juventude e Políticas Públicas no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n.24, p.1-37, set./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a03.pdf>. Acesso em: 09/04/2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico é licenciado sob uma Licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0). Autores e co-autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sem retribuição financeira para os autores, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação.
Os artigos são livres de usar, com suas próprias atribuições de licença CC BY.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.
O editor possui o direito de rejeitar os artigos que no processo de avaliação tenham sido detectados indícios de plágio. Os artigos que tenham sido detectados indícios de plágio posteriormente à publicação, serão excluídos da edição. E a indicação do problema será informada no lugar do texto, mantendo-se a mesma quantidade de paginas.
Esta Revista adota os princípios de conduta ética do Comitê de Ética na Publicação (COPE) da qualidade internacional, bem como os parâmetros de Integridade na Atividade Científica indicados pelo SCOPUS e SCIELO.