QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: PARA ALÉM DA PROFISSIONALIZAÇÃO, UMA PERSPECTIVA SOCIAL

Autores

  • Francisca Rejane Bezerra Andrade Universidade Estadual do Ceará
  • Halana Rodrigues Freire Eloy Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.125

Palavras-chave:

Juventude, Qualificação Profissional, Mercado de Trabalho.

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir as implicações da qualificação profissional para a inserção de jovens egressos de acolhimento institucional no mercado de trabalho. Destaca-se a análise da categoria qualificação profissional, a qual deve ser vista também como social, e como esta teve o seu planejamento e efetivação afetados pelas metamorfoses do mundo do trabalho. Tais metamorfoses também tiveram fortes repercussões na inserção do trabalhador jovem no mercado de trabalho. Nessa conjuntura serão discutidas as dificuldades e desafios encontrados por esse trabalhador e as implicações da qualificação profissional nesse processo, principalmente através das experiências e vivências relatadas pelos jovens entrevistados. A pesquisa teve natureza eminentemente qualitativa, tendo em seu percurso metodológico a realização de uma entrevista semi-estruturada com os jovens egressos e funcionários da instituição, aplicação de questionário com estes jovens e levantamento bibliográfico. Finalmente, afirma-se que existem muitos desafios a serem enfrentados pelos jovens que estiveram em acolhimento institucional; estes desafios implicam em várias repercussões na vida desse jovem egresso, dentre elas, a dificuldade de inserção na vida em comunidade e no mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Professora Adjunta do Curso de Serviço Social, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará.Pós-doutora em Ciências da Educação pela J. W. Goethe Universität Frankfurt Am Main - Alemanha; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; Mestre em Política Educacional pela Universidade Federal do Ceará.Pesquisadora CNPq; Líder do Observatório Juventude, Educação Profissional e Trabalho.

Halana Rodrigues Freire Eloy, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do CearáMestranda em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

2016-04-30

Como Citar

Andrade, F. R. B., & Eloy, H. R. F. (2016). QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: PARA ALÉM DA PROFISSIONALIZAÇÃO, UMA PERSPECTIVA SOCIAL. Revista Produção E Desenvolvimento, 2(1), 51–63. https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.125

Edição

Seção

Assuntos Territoriais