Concepções de gestores e monitores sobre o esporte no Programa Mais Educação: por uma pedagogização da prática esportiva
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.118Palavras-chave:
Educação, Pedagogia, Esporte.Resumo
As políticas públicas para o desenvolvimento e sistematização do esporte vêm sendo um destaque no cenário nacional. Este trabalho tem como objetivo investigar qual a concepção e perspectivas laborais dos gestores e monitores do Programa Mais Educação (PME) de uma escola municipal situada no estado de Mato Grosso do Sul em relação ao esporte, acompanhando algumas aulas do macro campo esporte e lazer e observando quais as atividades vêm sendo oferecidas aos alunos. Para isso, utilizou-se na metodologia uma abordagem qualitativa, estruturada a partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo, subsidiando-se em observações de aulas e aplicação de questionário e entrevista para sujeitos que compõem a monitoria e gestão do PME. Foi possível através dos dados coletados concluir que as aulas são pautadas apenas em conteúdos lúdicos e brincadeira, faltam elementos concretos para a realização de qualquer prática esportiva.Downloads
Referências
BELTRAME, A. L. N.; SAMPAIO, T. M. V. Service specializing in sport adapted: discussing the sports initiation from the perspective of inclusion. Revista da Educação Física / UEM, v. 26, n. 3, p. 377–388, set. 2015.
BRACHT, V. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo... capitalista. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Paulo, v. 7, n. 2, jan.1986.
BRACHT, V. et al. Pesquisa em ação: Educação Física na escola. Ijuí, RS: Unijuí, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Manual operacional de educação integral. Brasília: SEB, 2013.
GAYA, A. Sobre o Esporte para Crianças e Jovens. Movimento, Porto Alegre, n.º 13, 2000.
GAYA, A. Sobre o esporte para crianças e jovens. In: STIGGER, M. P.; LOVISOLO, H. R. (Eds.). . Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas: Autores Associados, 2009.
KUNZ, E. Esporte: uma abordagem com a fenomenologia. Movimento, Porto Alegre, n. 12, p. I-XIII, jul. 2000.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1988.
MACHADO, G. V; GALATTI, L. R; PAES, R.P. Pedagogia do Esporte e Projetos Sociais: Interlocuções sobre a prática esportiva. Rev. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 2. p. 405-418, abr./jun. de 2015.
NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, v.1, n. 3, 2º sem./1996. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C03-art06.pdf> Acesso em: 17 dez. 2015.
MAHONEY, H. A.; ECCLES, J. Organized Activity Participation, Positive Youth Development, and the Over-Scheduling Hypothesis. Social Policy Report, 20, 4, 3 -30, 2006.
RIZZO, D.T.S; FERREIRA, A.M.L.; SOUZA, W.C. Desenvolvimento Positivo dos Jovens (DPJ) através do Esporte: perspectivas em países da língua portuguesa. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 12, n. 3, p. 106-120, jul./set. 2014.
RIZZO, D. T. S. SOUZA, W. C. S. Educação Física Escolar na sociedade contemporânea: Desafios e Perspectivas. Educação Física em Revista - EFR, v. 7, n. 3, p. 56-63. 2013.
STIGGER, M. P. Relações entre o esporte de rendimento e o esporte da escola. Movimento, Porto alegre, v.7, n.14, 2001.
STIGGER, M. P. Esporte, lazer e estilos de vida: um estudo etnográfico. Campinas: Autores Associados, 2002.
TAFFAREL, C. N. T. Desporto Educacional: realidade e possibilidades das políticas governamentais e das práticas pedagógicas nas escolas públicas. Movimento, Ano VII. Nº 13, 2000.
VAZ, A. F. Técnica, Esporte, Rendimento. Movimento, Porto Alegre, v. 7, p. 87-99, 2001.
TUBINO, Manoel J. G., Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: Autores Associados, 2010.
VAZ, A. F. Técnica, esporte, rendimento. In: STIGGER, M. P.; LOVISOLO, H. R. (Eds.). . Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas: Autores Associados, 2009.
VIANNA, J. A.; LOVISOLO, H. R. The social inclusion through the sport: the perception of the teachers. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, n. 2, p. 285–296, jun. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Produção e Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico é licenciado sob uma Licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0). Autores e co-autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sem retribuição financeira para os autores, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação.
Os artigos são livres de usar, com suas próprias atribuições de licença CC BY.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.
O editor possui o direito de rejeitar os artigos que no processo de avaliação tenham sido detectados indícios de plágio. Os artigos que tenham sido detectados indícios de plágio posteriormente à publicação, serão excluídos da edição. E a indicação do problema será informada no lugar do texto, mantendo-se a mesma quantidade de paginas.
Esta Revista adota os princípios de conduta ética do Comitê de Ética na Publicação (COPE) da qualidade internacional, bem como os parâmetros de Integridade na Atividade Científica indicados pelo SCOPUS e SCIELO.