Concepções de gestores e monitores sobre o esporte no Programa Mais Educação: por uma pedagogização da prática esportiva

Autores

  • Deyvid Tenner de Souza Rizzo Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
  • Ágata Cristina Marques Aranha Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
  • Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas Universidade de Pernambuco
  • Ana Paula Moreira de Sousa Faculdades Magsul
  • Joziele Mareco Ramires Faculdades Magsul
  • Jefferson Campos Lopes UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.118

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia, Esporte.

Resumo

As políticas públicas para o desenvolvimento e sistematização do esporte vêm sendo um destaque no cenário nacional. Este trabalho tem como objetivo investigar qual a concepção e perspectivas laborais dos gestores e monitores do Programa Mais Educação (PME) de uma escola municipal situada no estado de Mato Grosso do Sul em relação ao esporte, acompanhando algumas aulas do macro campo esporte e lazer e observando quais as atividades vêm sendo oferecidas aos alunos. Para isso, utilizou-se na metodologia uma abordagem qualitativa, estruturada a partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo, subsidiando-se em observações de aulas e aplicação de questionário e entrevista para sujeitos que compõem a monitoria e gestão do PME. Foi possível através dos dados coletados concluir que as aulas são pautadas apenas em conteúdos lúdicos e brincadeira, faltam elementos concretos para a realização de qualquer prática esportiva.

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Biografia do Autor

Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

Doutorando em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro UTAD(2014); Mestrado em Educação pela UniversidadeFederal da Grande Dourados UFGD(2013); Especialização em Educação Física Adaptada e Inclusiva pela Instituição de Ensino Superior de NovaAndradinaMS(2010) e Graduação em Educação Física pela Faculdade de Administração de Fátima do Sul (2009). Foi docente no ano letivo de 2010 naFaculdade de Tecnologia de Nova Andradina (FATEC) e Professor Temporário nos cursos de Educação Física, Pedagogia, Nutrição e Medicina na UFGD(20112013). Atualmente é Professor no curso de Educação Física nas Faculdades MAGSUL em Ponta PorãMS,professor no curso de Pedagogia naEaD/UFGD. Também é Professor efetivo na rede estadual de MS e municipal de ItaporãMSe treinador de Futsal. Tem interesse em temas relacionados àPedagogia do Esporte, Sociologia do Esporte, Esporte e Inclusão; Diversidade e Diferença na Educação Física Escolar. (

Ágata Cristina Marques Aranha, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

Doutorada em Ciências Humanas e Sociais/Ciências do Desporto /CIDESD Membro investigador do grupo IPP Coordenadora do Grupo IPP / CIDESD Directora do Mestrado em Educação Supervisão Pedagógica e Directora do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário Coordenadora dos Estágios Pedagógicos em Educação Física da UTAD. Vice-Coordenadora do 1º Ciclo em Educação Física e Desporto Escolar

Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Universidade de Pernambuco

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais e Bacharel em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco, Pósgraduação em Gerenciamento de Capacitação do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural; pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste SUDENE; em Training Administration for Trainers University Of Connecticut; Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Educação Física pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (apostilado pela Universidade de São Paulo;Pósdoutorado pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto. É Professor Associado da Universidade de Pernambuco Escola Superior de Educação Física. Atua na Graduação e na Pósgraduação Lato e Stricto Sensu ( Mestrados Associados de Educação Física da Universidade de Pernambuco/ Universidade Federal da Paraíba; e no de Enfermagem da Universidade de Pernambuco/ Universidade Estadual da Paraíba; e no Doutorado da UPE/UFPB. Ministra aulas nas áreas da Educação Física e Enfermagem com ênfase nas Sociologias do Desporto,do Corpo, das Emoções e da Saúde; bem como no campo metodológico da pesquisa qualitativa na Pósgraduação stricto sensu.

Ana Paula Moreira de Sousa, Faculdades Magsul

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2013). É docente na Educação Básica (Rede Municipal e Estadual de Mato Grosso do Sul) e Faculdades Magsul, no Curso de Educação Física. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação física escolar, didática e prática pedagógica, saúde e políticas públicas educacionais.

Joziele Mareco Ramires, Faculdades Magsul

Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena na Faculdade de Educação Física - Faculdades Magsul (FAMAG) e Professora na rede de ensino pública na cidade de Ponta Porã - MS.

Jefferson Campos Lopes, UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

Doutorando em ciencias do desporto - UTAD - Portugal. Mestre em educação Mba em lutas - COB. Pós graduado em jogos cooperativos, gestão escolar e alto rendimento Cref 6970/SP Professor universitario titular - UNAERP / UNIBR Gestor tecnico de projetos de lei de incentivo federal/estadual/mmunicipal

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Publicado

2016-04-30

Como Citar

Rizzo, D. T. de S., Aranha, Ágata C. M., Freitas, C. M. S. M. de, Sousa, A. P. M. de, Ramires, J. M., & Lopes, J. C. (2016). Concepções de gestores e monitores sobre o esporte no Programa Mais Educação: por uma pedagogização da prática esportiva. Revista Produção E Desenvolvimento, 2(1), 1–9. https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.118

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