EDUCATIONAL SPORT FOR CHILDREN AND TEENAGERS: REFLECTIONS AND EXPERIENCES

Keywords: physical education, health science, sports pedagogy

Abstract

Purpose: the  objective of the survey is to analyze the development of sports activities promoted on the context of a sportive center, thus identidy sports’ influence on the students’ life that practice sports. Methodology/Approach: the research is qualitative and quantitative by nature, and questionaires were applied to properly registered students on any sport modality. Findings: the investigation demonstrates that educational sportive program participant children and teenagers reveal informations that promote homogeneous sport. Research Limitation/implication: it is considered that the teachers’ pedagogical treatment with the sportive activities may influence the stay and continuance of students in the practice of sports, however, future studies may consider the coaches in the sample of subjects. Originality/Value of paper: the originality of the survey points to the need of investigating about the children and teenagers sports teaching professional’s  role.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro - UTAD (2017) -reconhecido no Brasil pelo Programa de Doutoramento em Educação Física-UPE/UFPA. Mestrado em Educaçãopela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2013). Especialização em Educação Física Adaptada eInclusiva (IESNA, 2010) e Metodologia e Didática do Ensino Superior (MAFSUL, 2018); Graduação em EducaçãoFísica pela Faculdade de Administração de Fátima do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto do Curso deEducação Física na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - CPAN. Tem interesse em temasrelacionados à Pedagogia do Esporte, em especial no papel do professor de Educação Física.
Rogério Zaim de Melo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Ciências Humanas, Educação pela Puc-Rio (2017). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar e Cultura Lúdica É docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso Sul (UFMS) - Câmpus do Pantanal, desde agosto de 2010. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo e Educação Física (CLUCIEF).
Ana Paula Moreira de Sousa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2009). Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pelas Faculdades Magsul (2018). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2013). Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados. Participa dos Grupos de Estudos e Pesquisas: GEPRAFE (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações Etnicorraciais, Formação de Professores e Educação) e GEPGE (Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação), ambos da Universidade Federal da Grande Dourados. É docente na Educação Básica em Dourados - MS e Faculdades Magsul, nos Cursos de Graduação em Educação Física e Pedagogia em Ponta Porã - MS. É Professora Supervisora do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) em Dourados, através do subprojeto em Educação Física (ago/2018 a jan/2020) pela Universidade Federal da Grande Dourados. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Educação Física escolar, Educação Especial, Prática Pedagógica, Saúde e Políticas Públicas Educacionais.
Diogo Silva Correa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Possui mestrado em Ética e Epistemologia pela Universidade Federal do Piauí, é especialista em Filosofia Politica e graduado licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. É docente efetivo em Filosofia, assistente nível I, no Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia (CCHNST) da Universidade Federal do Maranhão campus na cidade de Pinheiro no estado do Maranhão, lecionando disciplinas na dimensão teórico-filosófico da educação no Curso de Licenciatura em Educação Física. No âmbito de pesquisa estuda itens relacionados a Filosofia Política, elementos estéticos filosóficos, ética e ciência. Envolvendo estudos epistêmicos e axiológicos nas Ciências Humanas, Educação Física em perspectiva multidisciplinar, transdisciplinar e interdisciplinar.
Eder Rodrigo Mariano, Lusophone University of Humanities and Technologies
Doutorando em Educação (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias). Mestrado em Saúde Materno-Infantil pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Especialização em Metodologia do Treinamento em Futebol e Futsal (2004) pela Universidade Gama Filho (SP). Especialização em Treinamento Esportivo (1997-1998) pelas Faculdades Claretianas de Batatais (SP). Graduação em Educação Física ´Licenciatura Plena´ pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (1996). Atualmente é docente na Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência em treinamento esportivo e prescrição de exercícios físicos para idosos.

References

BARBOSA, J. S., ARAÚJO, M. A. L. DE. Educação (Física) e esporte – nas teias de uma pesquisa-ação extensionista em uma universidade pública baiana. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 21, n. 2, p. 391–403, 2015.

BARRETO, D. DE C., PERFEITO, R. S. Motivação de crianças e adolescentes praticantes de esportes em projetos de inclusão social do Rio de Janeiro. Motrivivência, v. 30, n. 53, p. 152–163, 2018.

BELTRAME, A. L. N. et al. Atendimento especializado em esporte adaptado: discutindo a iniciação esportiva sob a ótica da inclusão. Revista da Educação Física / UEM, v. 26, n. 3, p. 377–388, 2015.

BENELI, L. M., PRONI, M. W., MONTAGNER, P. C. Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo. Journal of Physical Education, v. 27, n. 1, p. 2750–2750, 2016.

BENTO, J. O. Do Desporto. In. Tani, G; Bento, J.O; Petersen, R. Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

BOURDIEU, P. Coisas Ditas: São Paulo, Brasiliense, 1990.

BRASIL, V. Z., RAMOS, V., KUHN, F., SOUZA, J. R., NASCIMENTO, J. V. Os conhecimentos de base para intervenção pedagógica do treinador de surf. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 31, n. 4, p. 807–817, 2017.

COBRA, N. A semente da vitória. 47. ed. São Paulo: SENAC, 2003.

CONTI, M. A., FRUTUOSO, M. F. P., GAMBARDELLA, A. M. D. Excesso de peso e insatisfação corporal em adolescentes. Revista de Nutrição, Campinas, v. 18, n. 4, 2005.

ELIAS, N.; DUNNING, E. A busca da excitação. Lisboa: Memória e Sociedade, 1995.

FERREIRA, A. L. A. Estrutura e função social da atividade esportiva e o processo de apropriação da cultura: contribuições para a atividade de ensino na Educação Física escolar. Motrivivência, v. 30, n. 54, p. 295–307, 2018.

FLORES, N. T. E., RIZZO, D. T. S., VALENÇOELA, L. P. Por uma pedagogia do treinamento esportivo infantil. Revista Panorâmica, v. 27, n.2, 2019.

FRAGA, A.B. Exercícios da informação: governo dos corpos no mercado da vida ativa. Tese de Doutorado: UFRGS, 2005.

FREITAS, M. V., STIGGER, M. P. A Formação de Crianças para o Esporte de Alto Rendimento: sobre ‘manobras’ e diferentes apropriações dos treinos. Pensar a Prática, v. 19, n. 1, p. 1–11, 2016.

GALATTI, L. R. et al. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, v. 22, n. 3, p. 115–127, 2018.

GALATTI, L. R. et al. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, n. 1, p. 153, 2014.

GO TANI et al. O ensino de habilidades motoras esportivas na escola e o esporte de alto rendimento: discurso, realidade e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 3, p. 507–518, 2013.

LEONARDI, T. J. et al. Pedagogia do esporte: sinalização para a avaliação formativa da aprendizagem. Pensar a Prática, v. 20, n. 1, 2017.

LIMENA, M. M. C., RODRIGUES, M. L. Metodologias multidimensionais em ciências humanas. Brasília: Liber Livro, 2006.

LINHARES, M. A. A escola, o esporte e a "energização do caráter": projetos culturais em circulação na Associação Brasileira de Educação (1925-1935). Tese de Doutorado UFMG, 2006.

LUGUETTI, C. N. et al. O planejamento das práticas esportivas escolares no ensino fundamental na cidade de Santos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, n. 4, p. 314–322, 2015.

MACDONALD, D. J., CÔTÉ, J., EYS, M., DEAKIN, J. Psychometric properties of the youth experience survey with young athletes. Psychology of Sport and Exercise, v. 13, n. 3, p. 332-340, 2012.

MACHADO, G. V., GALATTI, L. R., PAES, R. R. Pedagogia do esporte e projetos sociais: interlocuções sobre a prática pedagógica. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 21, n. 2, p. 405–418, 2015.

MACHADO, R. B. Políticas de inclusão e a docência em educação física: uma reflexão sobre as práticas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 3, p. 261–267, 2017.

MAHONEY, H. A., ECCLES, J. Organized Activity Participation, Positive Youth Development, and the Over-Scheduling Hypothesis. Social Policy Report, 20, 4, 3 -30, 2006.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC/ABRASCO, 2004.

NASCIMENTO, J. C.; RIZZO, D. T. S.; SOUSA, A. P. M. O pole dance como prática esportiva na escola. Revista Magsul de Educação Física na Fronteira, v. 1, n. 1, 2017.

OLIVEIRA, V. M. O esporte pode tudo. São Paulo: Cortez, 2010.

PAES, R. R., BALBINO, H. F. Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

PAZIN, N. P. A., FREITAS, D. P. A., SILVA, M. L. Esporte para Todos e a constituição de um projeto de intervenção social. Revista Metáfora Educacional, v.9, n.1, p.18–30, 2010.

RIZZO, D. T. DE S. et al. Esporte e inclusão: por uma prática pedagógica “educacional”. American Journal of Sports Training, v. 1, n. 3, p. 1–16, 2016a.

RIZZO, D. T. S. Esporte para todos ou quase todos? considerações sobre a prática esportiva educacional. 1. ed. Ponta Porã-MS: EdFAMAG, 2017.

RIZZO, D. T. S.; ARANHA, ÁGATA C. M.; FREITAS, C. M. S. M.; SOUSA, A. P. M.; RAMIRES, J. M.; LOPES, J. C. Concepções de gestores e monitores sobre o esporte no Programa Mais Educação: por uma pedagogização da prática esportiva. Revista Produção e Desenvolvimento, v.2, n.1, p.1-9, 2016b. https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.118

RODRIGUES, M. L., LIMENA, M. C. Metodologias multidimensionais em Ciências Humanas. Brasília: Líber Livros Editora, 2006.

SCAGLIA, A. J. A pedagogia do esporte e as novas tendências metodológicas. Nova Escola, v. 29, p. 84–86, 2014.

SOARES, A. J. G., MILLEN NETO, A. R., FERREIRA, A. DA C. A pedagogia do esporte na educação física no contexto de uma escola eficaz. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n. 2, p. 297–310, 2013.

SOARES, J. A. P., ANTUNES, H. R. L., AGUIAR, C. F. DOS S. Prática desportiva e sucesso escolar de moças e rapazes no ensino secundário. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, n. 1, p. 20–28, 2015.

STIGGER, M. P. Esporte, Lazer e Estilos de Vida: um estudo etnográfico. Campinas: Autores Associados, 2002.

STIGGER, M. P., LOVISOLO, H. R. Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas: Autores Associados, 2009.

TUBINO, M. J. G., COSTA, V. L. M. Práticas populares de esporte na praia: estudos dos jogos de frescobol. In VOTRE, Sebastião Josué (Org.) et al. Cultura, Atividade Corporal e Esporte. Rio de Janeiro: Editoria Central da Universidade Gama Filho, 1995.

VIANNA, J. A., LOVISOLO, H. R. Projetos de Inclusão Social através do esporte: notas sobre a avaliação. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 15, n. 3, p. 145–162, 2009.

WERTHEIN, J. Esporte: uma estratégia para a vida. In: ROSA, M. R. Esporte e Sociedade: ações socioculturais para a cidadania. São Paulo: IMK Relações Públicas, 2004.

Published
2019-11-15
How to Cite
Rizzo, D. T. de S., Melo, R. Z. de, Sousa, A. P. M. de, Correa, D. S., & Mariano, E. R. (2019). EDUCATIONAL SPORT FOR CHILDREN AND TEENAGERS: REFLECTIONS AND EXPERIENCES. Revista Produção E Desenvolvimento, 5. https://doi.org/10.32358/rpd.2019.v5.394
Section
Projects and Practices in Education