ESPORTE EDUCACIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2019.v5.394

Palavras-chave:

educação física, pedagogia do esporte, ciências da saúde

Resumo

Objetivo: o objetivo do estudo é analisar o desenvolvimento de práticas esportivas educacionais promovidas no contexto de um centro esportivo, com isso identificar a influência do esporte na vida dos alunos que praticam esportes. Metodologia: a pesquisa é de natureza quali-quantitativa, e foram aplicados questionários para os alunos devidamente matriculados em alguma modalidade esportiva. Achados: a investigação do estudo demonstra que crianças e adolescentes participantes de programas esportivos educacionais revelam informações que favorecem para a desconstrução do esporte homogêneo. Limitações da pesquisa: considera-se que o tratamento pedagógico do professor para as atividades esportivas pode influenciar para a permanência e continuidade dos alunos na prática de esportes, contudo, futuros estudos podem considerar os treinadores na amostra de sujeitos. Originalidade: a originalidade do estudo permite apontar a necessidade de investigações acerca do papel dos profissionais que ensinam esportes para crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro - UTAD (2017) -reconhecido no Brasil pelo Programa de Doutoramento em Educação Física-UPE/UFPA. Mestrado em Educaçãopela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2013). Especialização em Educação Física Adaptada eInclusiva (IESNA, 2010) e Metodologia e Didática do Ensino Superior (MAFSUL, 2018); Graduação em EducaçãoFísica pela Faculdade de Administração de Fátima do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto do Curso deEducação Física na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - CPAN. Tem interesse em temasrelacionados à Pedagogia do Esporte, em especial no papel do professor de Educação Física.

Rogério Zaim de Melo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Ciências Humanas, Educação pela Puc-Rio (2017). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar e Cultura Lúdica É docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso Sul (UFMS) - Câmpus do Pantanal, desde agosto de 2010. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo e Educação Física (CLUCIEF).

Ana Paula Moreira de Sousa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2009). Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pelas Faculdades Magsul (2018). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2013). Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados. Participa dos Grupos de Estudos e Pesquisas: GEPRAFE (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações Etnicorraciais, Formação de Professores e Educação) e GEPGE (Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação), ambos da Universidade Federal da Grande Dourados. É docente na Educação Básica em Dourados - MS e Faculdades Magsul, nos Cursos de Graduação em Educação Física e Pedagogia em Ponta Porã - MS. É Professora Supervisora do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) em Dourados, através do subprojeto em Educação Física (ago/2018 a jan/2020) pela Universidade Federal da Grande Dourados. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Educação Física escolar, Educação Especial, Prática Pedagógica, Saúde e Políticas Públicas Educacionais.

Diogo Silva Correa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Possui mestrado em Ética e Epistemologia pela Universidade Federal do Piauí, é especialista em Filosofia Politica e graduado licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. É docente efetivo em Filosofia, assistente nível I, no Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia (CCHNST) da Universidade Federal do Maranhão campus na cidade de Pinheiro no estado do Maranhão, lecionando disciplinas na dimensão teórico-filosófico da educação no Curso de Licenciatura em Educação Física. No âmbito de pesquisa estuda itens relacionados a Filosofia Política, elementos estéticos filosóficos, ética e ciência. Envolvendo estudos epistêmicos e axiológicos nas Ciências Humanas, Educação Física em perspectiva multidisciplinar, transdisciplinar e interdisciplinar.

Eder Rodrigo Mariano, Lusophone University of Humanities and Technologies

Doutorando em Educação (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias). Mestrado em Saúde Materno-Infantil pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Especialização em Metodologia do Treinamento em Futebol e Futsal (2004) pela Universidade Gama Filho (SP). Especialização em Treinamento Esportivo (1997-1998) pelas Faculdades Claretianas de Batatais (SP). Graduação em Educação Física ´Licenciatura Plena´ pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (1996). Atualmente é docente na Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência em treinamento esportivo e prescrição de exercícios físicos para idosos.

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Publicado

2019-11-15

Como Citar

Rizzo, D. T. de S., Melo, R. Z. de, Sousa, A. P. M. de, Correa, D. S., & Mariano, E. R. (2019). ESPORTE EDUCACIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS. Revista Produção E Desenvolvimento, 5. https://doi.org/10.32358/rpd.2019.v5.394

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