Desempenho adaptativo em “soft skills” necessárias para trabalhadores remotos

Autores

  • Leonardo da Silva Araújo Instituto Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-7115-4707
  • Andrea Justino Ribeiro Mello Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2022.v8.628

Palavras-chave:

desempenho adaptativo, trabalho flexível, soft skills, teletrabalho, vagas eliminadas

Resumo

Objetivos: Este artigo apresenta as percepções de profissionais residentes e não residentes no Brasil sobre seu desempenho profissional, em relação às soft skills, na pandemia da COVID-19. Metodologia: Esta pesquisa de abordagem exploratória apresenta características subjetivas de profissionais inseridos no mercado de trabalho. Os dados coletados com a aplicação de um questionário com 283 profissionais são apresentados e analisados com o apoio do Diagrama de Kiviat, que exibe diferentes variáveis, de forma concomitante, contribuindo para uma visão geral do tema. Limitação: avanço do teletrabalho pode alter percepção futura dos profissionais de diferentes áreas a respeito das habilidades mais necessárias. Resultados: A comunicação oral e a inteligência/controle emocional estão entre as soft skill com menores modas dentre os residentes no Brasil, enquanto dentre os residentes no exterior a habilidade com menor valor foi a de trabalho em equipe. Originalidade: estudo evidencia que, mesmo não sendo avaliadas ou ensinadas explicitamente, os profissionais percebem que estas habilidades estão presentes em suas rotinas e que são necessárias em sua vida profissional.

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Biografia do Autor

Leonardo da Silva Araújo, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2020). Atualmente é técnico de laboratório/área: química e biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Andrea Justino Ribeiro Mello, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 1997; Mestrado em Engenharia de Produção pelo PEP/COPPE/UFRJ (2001); Doutorado em Engenharia de Transportes pelo PET/COPPE/UFRJ (2015). Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) desde 2007. Atuação na graduação no curso de Engenharia de Produção e no Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. 

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Araújo, L. da S., & Mello, A. J. R. (2022). Desempenho adaptativo em “soft skills” necessárias para trabalhadores remotos. Revista Produção E Desenvolvimento, 8(1), e628. https://doi.org/10.32358/rpd.2022.v8.628

Edição

Seção

Assuntos de Gestão

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