Desempenho adaptativo em “soft skills” necessárias para trabalhadores remotos
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2022.v8.628Palavras-chave:
desempenho adaptativo, trabalho flexível, soft skills, teletrabalho, vagas eliminadasResumo
Objetivos: Este artigo apresenta as percepções de profissionais residentes e não residentes no Brasil sobre seu desempenho profissional, em relação às soft skills, na pandemia da COVID-19. Metodologia: Esta pesquisa de abordagem exploratória apresenta características subjetivas de profissionais inseridos no mercado de trabalho. Os dados coletados com a aplicação de um questionário com 283 profissionais são apresentados e analisados com o apoio do Diagrama de Kiviat, que exibe diferentes variáveis, de forma concomitante, contribuindo para uma visão geral do tema. Limitação: avanço do teletrabalho pode alter percepção futura dos profissionais de diferentes áreas a respeito das habilidades mais necessárias. Resultados: A comunicação oral e a inteligência/controle emocional estão entre as soft skill com menores modas dentre os residentes no Brasil, enquanto dentre os residentes no exterior a habilidade com menor valor foi a de trabalho em equipe. Originalidade: estudo evidencia que, mesmo não sendo avaliadas ou ensinadas explicitamente, os profissionais percebem que estas habilidades estão presentes em suas rotinas e que são necessárias em sua vida profissional.Downloads
Referências
Barbosa, A. L. N. D. H., Costa, J. S. D. M., & Hecksher, M. D. (2020). Mercado de trabalho e pandemia da covid-19: Ampliação de desigualdades já existentes?. Mercado de Trabalho: conjuntura e análise, 69,.55-63.
Borrego, A. B. P. (2020). O desempenho adaptativo pelos recém-formados: O papel das soft e hard skills e a moderação da autoeficácia (Doctoral dissertation).
Bouarfa, S., Jéhan, P., Erb, W., Mongin, O., Porée, F. H., Roisnel, T., & Mongin, F. (2021). Aza-aromatic polycycles based on triphenylene and acridine or acridone: synthesis and properties. New Journal of Chemistry, 45(32), 14414-14424. https://doi.org/10.1039/D1NJ02630E
Caputo, F., & Evangelista, F. (2019). Information sharing and cognitive involvement for sustainable workplaces. In Corporate social responsibility: Concepts, methodologies, tools, and applications (pp. 1403-1420). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-6192-7.ch073
Cleary, M., Flynn, R., & Thomasson, S. (2006). Employability skills: From framework to practice-an introductory guide for trainers and assessor. [S.l.]: Adobe Digital Edition.
Collins, H. (2012). Soft skills. Collins English Dictionary Complete & Unabridged. Digital Edition. Disponivel em: <https://www.dictionary.com/browse/soft-skills>.
Godoy, A. S., Hanashiro, D. M. M., Teixeira, M. L. M., & Zaccarelli, L. M. (2008). Gestão do Fator Humano: uma Visão Baseada nos Stakeholders, 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
Heckman, J. J., & Kautz, T. (2012). Hard evidence on soft skills. Labour economics, 19(4), 451-464. https://doi.org/10.1016/j.labeco.2012.05.014
Huselid, M. A., Jackson, S. E., & Schuler, R. S. (1997). Technical and strategic human resources management effectiveness as determinants of firm performance. Academy of Management journal, 40(1), 171-188. https://doi.org/10.2307/257025
Ling, B., Liu, Z., Chen, D., & Sun, L. (2021). Team Flexibility in Organizational Change Context: Antecedents and Consequences. Psychology Research and Behavior Management, 14, 1805. https://doi.org/10.2147/PRBM.S332222
Manjate, J. L. S., Chavane, F. S., Martins, H. R., & Nhantumbo, L. L. (2020). Knowledge, attitudes and practices of Mozambican public employees on the prevention of covid-19. Revista Produção e Desenvolvimento, 6. https://doi.org/10.32358/rpd.2020.v6.446
Morgan, R. E. (2004). Teleworking: an assessment of the benefits and challenges. European Business Review. https://doi.org/10.1108/09555340410699613
Müller, R., Vilas Boas, M. A., Costa, M. S. S., Marques, F. S., Santos, D. A., Bochmann, G., & Martinez, D. G. (2022), Biogas Production from Dairy Cattle Residues: Definition of the Pretreatment Approach Through a Bibliometric Analysis of Publications and Patents, In Renewable Energy Technologies for Energy Efficient Sustainable Development (pp. 121-137). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-87633-3_5
Park, S., & Park, S. (2021). How can employees adapt to change? Clarifying the adaptive performance concepts. Human Resource Development Quarterly, 32(1), E1-E15. https://doi.org/10.1002/hrdq.21411
Perko, I., & Caputo, F. (2018). Big Data implications for EU healthcare systems.
Pulakos, E. D., Arad, S., Donovan, M. A., & Plamondon, K. E. (2000). Adaptability in the workplace: Development of a taxonomy of adaptive performance. Journal of applied psychology, 85(4), 612. https://doi.org/10.1037/0021-9010.85.4.612
Robles, M. M. (2012). Executive perceptions of the top 10 soft skills needed in today's workplace. Business communication quarterly, 75(4), 453-465. https://doi.org/10.1177/1080569912460400
Rodrigues, D. R., Souza, A. C. M. & Mello, J. A. V. B. (2022). Assimetrias sociais, habitats de aprendizagem e capacitação para o Mundo VUCA: Estudo de caso sobre a “Casa da Inovação”. CIDADES, Comunidades e Territórios, 44(2022), 1-22.
Rosenfield, C. L., & Alves, D. A. D. (2011). Autonomia e trabalho informacional: o teletrabalho. Dados, 54, 207-233. https://doi.org/10.1590/S0011-52582011000100006
Rouse, M. (2019). Definition Soft skills. Techtarget, Disponivel em: <http://searchcio.techtarget.com/definition/soft-skills>. Acesso em: 30 Outubro 2020.
Schislyaeva, E. R., & Saychenko, O. A. (2022). Labor Market Soft Skills in the Context of Digitalization of the Economy. Social Sciences, 11(3), 91. https://doi.org/10.3390/socsci11030091
Tague, N. R. (2005). The quality toolbox. Milwaukee: ASQ Quality Press.
Ubfal, D., Arraiz, I., Beuermann, D. W., Frese, M., Maffioli, A., & Verch, D. (2022). The impact of soft-skills training for entrepreneurs in Jamaica. World Development, 152, 105787. https://doi.org/10.1016/j.worlddev.2021.105787
Viana, R. A. P. P. (2015). A importância do trabalho multidisciplinar e dos soft skills nos dias de hoje", Arquivos de Ciências da Saúde, 22(2), 7-8. https://doi.org/10.17696/2318-3691.22.2.2015.178
Volkov, A., Rishko, Y., Kostyukhin, Y., Sidorova, E., Boboshko, D., Savinova, D., & Ershova, V. (2022). Using digital tools to teach soft skill-oriented subjects to university students during the COVID-19 pandemic. Education Sciences, 12(5), 335. https://doi.org/10.3390/educsci12050335
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Produção e Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico é licenciado sob uma Licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0). Autores e co-autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sem retribuição financeira para os autores, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação.
Os artigos são livres de usar, com suas próprias atribuições de licença CC BY.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.
O editor possui o direito de rejeitar os artigos que no processo de avaliação tenham sido detectados indícios de plágio. Os artigos que tenham sido detectados indícios de plágio posteriormente à publicação, serão excluídos da edição. E a indicação do problema será informada no lugar do texto, mantendo-se a mesma quantidade de paginas.
Esta Revista adota os princípios de conduta ética do Comitê de Ética na Publicação (COPE) da qualidade internacional, bem como os parâmetros de Integridade na Atividade Científica indicados pelo SCOPUS e SCIELO.