Integração Interfuncional em Organizações Brasileiras do Agronegócio
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2020.v6.403Palavras-chave:
desempenho, processo, terceirização, organizacional, riscosResumo
Objetivo: O presente artigo tem como objetivo analisar como ocorre a integração entre funções de empresas inseridas num contexto onde uma das funções é terceirizada. Foram conduzidos estudos de caso em quatro organizações, sendo uma multinacional do setor de insumos agrícolas, uma cooperativa agropecuária e duas empresas terceirizadas responsáveis pela logística das empresas. Metodologia: O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas e observação pessoal. Foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais das organizações. Achados: Por meio da análise de conteúdo foi possível identificar seis categorias em que a integração ocorre: pontos de contato, exigências, cultura, conflitos, controle e flexibilidade, bem como os fatores de integração das organizações. Limitações da pesquisa: A principal limitação da pesquisa se encontra na análise de um único setor, a area de logística. Além disso, as relações contratuais são ambas de empresa de agronegócio com uma transportadora. Originalidade: As conclusões da pesquisa são inovadoras para o estudo da integração entre funções internas e externas entre uma empresa principal com empresas terceirizadas.Downloads
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