Ética da Publicação e de Má Prática (Publication Ethics and Malpractice Statement)

A Revista Produção e Desenvolvimento adota práticas de respeito à conduta ética e procedimentos para evitar más práticas na produção científica. Autores, Revisores e Editores Convidados devem declarar qualquer potencial conflito de interesse com relação aos artigos/autores/financiadores.

O editor tem o dever de agir na suspeita ou alegação de má conduta identificada. Esta investigação se estende tanto às submissões quanto aos artigos publicados. Este periódico tem como instrumentos: a) Declaração CRediT para autores; b) os fluxogramas COPE para apurar fatos e determinar as ações necessárias na resolução dos casos; c) os procedimentos de registro de retratação e manifestação de preocupação do Scielo, que têm como base orientações de comitês internacionais especializados na ética em pesquisa.

Todas as partes envolvidas no processo de publicação, incluindo editores, revisores, autores e outros, devem estar familiarizados com às diretrizes de ética de publicação propostas pelo Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE), que podem ser encontradas em Core Practices

Em linhas gerais, destacam-se:

1) Da responsabilidade dos autores

- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, videos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.

- Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.

- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.

- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.

- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.

Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outras pessoas replicem o trabalho.

- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.

2) Do processo de avaliação

- Após avaliação de foco, perfil e normas, a editoria encaminha submissões para o corpo de revisores.

- Artigos recebidos são submetidos à revisão por pares pelo método avaliação por pares duplo-cego.
- Avaliação por pares é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo. Esse processo está claramente descrito no nosso site.
- Os pareceres devem ser o mais objetivos possível e suficientemente embasados para que permitam o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliados.

- Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.

- Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.
- Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.

- A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio.

- A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe aos editores. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores.

- Os únicos critérios de avaliação são o mérito acadêmico do texto e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação aos autores, por quaisquer razões.

- Não é permitido aos editores usarem informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.

- Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.

3) Da Ética na Publicação

- Editores fazem esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.
- Em nenhum caso, incentivamos más condutas ou permitimos que elas aconteçam.
- Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa são imediatamente averiguadas.
- A revista publica erratas para corrigir artigos quando necessário.
- A revista esté sempre disposta a publicar correções, esclarecimentos, direito de resposta, retrações e desculpas quando necessário.

4) Dos Direitos de Autor e Do Acesso Universal

- Todos os artigos em conteudo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.

- A Revista Produção e Desenvolvimento - RPD é de acesso aberto com licença Creative Commons. Ela está em conformidade com as práticas de comunicação da Ciência Aberta, portanto em informação ao Editor, o autor que fizer a submissão deve informar: (a) se o Envio consta de algum servidor de preprint e, em caso positivo, a sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais desejam ser disponibilizados à comunidade científica; e, (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares (publicação de pareceres).

-Aos revisores se disponibiliza a possibilidade de divulgação dos pareceres dos artigos aprovados. A RPD aceita artigos em preprint, permite a divulgação de dados brutos. A divulgação dos pareceres dos artigos aprovados depende de consentimento de autores e revisores.

5) Dos demais princípios

- As informações sobre a propriedade, os direitos autorias e/ou gestão da revista estão claramente indicados no menu “sobre” no site da revista.
- Este periódico não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação, mas pode requerer a tradução do artigo a ser enviada pelo próprio autor.

6) Formação da equipe editorial

equipe editorial é composta por pesquisadores com prestígio científico que representem as diversas visões teóricas relacionadas às seções temáticas propostas na RPD. A atividade dos membros dessa equipe é voluntária e não remunerada.

A equipe é composta por um conselho editorial e por avaliadores ad hoc. O papel dos membros desse Comitê é apoiar o Editor em suas decisões no processo editorial.

O conselho editorial deve necessariamente ser multi-institucional e integrado por especialistas uniformemente distribuídos em termos científicos e geográficos, abrangendo regiões distintas do Brasil e/ou de outros países. O recrutamento, acompanhamento e, eventual, substituição dos membros é feito pelo Editor. Os membros desse Conselho devem possuir título de doutor há pelos menos 2 anos e possuir produção científica e técnica expressiva na sua área de especialização.

O comitê avaliador é responsável pela análise e emissão de pareceres sobre os artigos submetidos à revista. O desenvolvimento de suas atividades deve seguir as diretrizes do processo de avaliação pelos pares. Esse grupo deve necessariamente ser multi-institucional e integrado por especialistas uniformemente distribuídos. O processo de recrutamento, acompanhamento das atribuições e, eventual, substituição de avaliadores ad hoc é feito pelo Editor. Os membros desse grupo devem possuir produção bibliográfica relevante e titulação mínima de mestre e desejável de doutor, emitida por um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu brasileiro, reconhecido pela CAPES ou em Programas de Pós-Graduação estrangeiro equivalente ao Stricto Sensu no Brasil com qualidade reconhecida. Avaliadores ad hoc externos podem ser convidados para emissão de pareceres para eventuais edições especiais temáticas ou quando não se identificar avaliadores disponíveis e com conhecimento técnico para a avaliação de um tema.

 

CONDUTA ÉTICA E RESPONSABILIDADES

Autores

Certifique-se de que o conteúdo e formato de seu artigo são adequados para a revista selecionada.
Certifique-se de que seu artigo contém citações apropriadas e identifica adequadamente o material de origem de terceiros.
Certifique-se de que esta é a revista correta para publicar seu artigo.
Confirme a autenticidade e originalidade do seu artigo.
Declare quaisquer potenciais conflitos de interesse que possam ser causados ​​por seu artigo.
Garantir que o artigo não esteja em processo de avaliação em outra revista.
Garantir a integridade dos dados apresentados em seu artigo.
Declare que os artigos não contêm quaisquer declarações caluniosas ou difamatórias e não infringem quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros.
O autor que submete o artigo, que é o autor principal, declara que todos os autores que assinaram o artigo a ser publicado deram contribuições efetivas para sua elaboração e elaboração.
Notificará imediatamente o editor se forem identificados erros no artigo e contribuirá para a sua correção imediata, seja antes da publicação e / ou em conexão com a publicação da errata, quando o erro for identificado após a publicação.


Editor chefe

Garante que a revista contribuirá para o avanço do conhecimento.
Garante conduta ética, integridade, imparcialidade, transparência e agilidade na comunicação com os diversos atores envolvidos nos processos de submissão, avaliação e publicação.
Garante integridade, imparcialidade, confidencialidade e transparência no processo de certificação científica dos artigos submetidos para publicação.
Garante qualidade, originalidade, rigor, coerência e diversidade de pensamento nas obras aprovadas para publicação.
Afirma que a conduta ética foi seguida em todos os processos que envolvem a submissão, o processo de double blind review e a publicação dos artigos.
Atesto pela viabilidade e desenvolvimento da revista em conjunto com a comunidade científica, acadêmica e empresarial.
Definir e implementar políticas preventivas e sanções em situações que envolvam má conduta ética.
Estabelecerá e administrará políticas de conflito de interesses para os diversos atores que participam do processo de certificação e publicação científica.
Envidará todos os esforços para melhorar constantemente a revista.

Membros do COMITÊ EDITORIAL

Alertará o editor-chefe sobre possíveis conflitos de interesse que possam prejudicar a integridade de suas ações como membros do Conselho Editorial da revista.
Contribuirá para a expansão do jornal.
Não utilizará, em hipótese alguma, informações privilegiadas a que tenham acesso como membros do Conselho Editorial.Fortalecerá, junto à comunidade científica acadêmica, a prática da conduta ética em todos os processos da revista que envolvam submissão, double blind review e publicação de artigos.
Afirmar que a conduta ética foi seguida em todos os processos de submissão, double blind review e publicação de artigos.
Garantir elevado padrão de conduta ética, integridade, imparcialidade, transparência e agilidade na comunicação com os diversos atores envolvidos nos processos de submissão, avaliação e publicação.
Alertará imediatamente seu gerente imediato sobre possíveis conflitos de interesse que possam prejudicar a integridade de suas ações como membros da equipe editorial da revista.
Irá sugerir temas para edições especiais.

Membros do COMITÊ DE REVISÃO CIENTÍFICA
Informar que a conduta ética foi seguida em todos os processos de revisão e certificação científica dos artigos submetidos para publicação.
Alertará o editor-chefe sobre trabalhos semelhantes publicados ou submetidos e / ou qualquer outra informação relevante para a adesão aos padrões éticos desta publicação.
Garanta sigilo, imparcialidade e integridade na avaliação do artigo.
Irá sugerir revisores ativos adequados com experiência diretamente relacionada à área específica do artigo submetido para publicação.
Afirmar que contribuirão de forma efetiva para o aprimoramento do artigo, estimulando os revisores a fazerem uma revisão crítica do trabalho, oferecendo sugestões de melhoria e complementando suas respectivas revisões.
Concorde em concluir a avaliação no prazo acordado com o editor.
Alertará o editor-chefe sobre possíveis conflitos de interesse que prejudiquem a integridade do processo de avaliação.
Se posicionarão como referências em termos de conduta ética e integridade.
Garanta sigilo, imparcialidade e integridade na avaliação do artigo.
Não utilizará, em hipótese alguma, informações privilegiadas às quais tenham acesso como revisor.
Promete contribuir para o efetivo aprimoramento do artigo, com revisões críticas e construtivas.
Concorde em concluir a avaliação dentro do prazo acordado com o editor.
Alertará o editor sobre possíveis conflitos de interesse que possam prejudicar a integridade do processo de avaliação.
Alertará o editor sobre quaisquer trabalhos semelhantes publicados ou submetidos.