O uso da integral definida no cálculo da área alagada da barragem do Rio Bonito
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.88Palavras-chave:
Integral definida, Ajuste de curvas, geogebra e graph.Resumo
Este artigo apresenta uma aplicação de integral definida cujo objetivo é calcular a área alagada da barragem do rio Bonito. Os registros históricos mostram a importância desta barragem para a região, a mesma é responsável por conter as cheias no “Banhado do Sombrio”, e pela irrigação das lavouras de arroz. O formato da barragem está longe de ser uma região regular, cujo cálculo da área seria facilmente encontrado. Para tanto, fez-se o estudo detalhado sobre aproximação para integrais definidas e ajustes de curvas. Estes temas foram usados na aproximação da área alagada da barragem do rio Bonito. Para facilitar os cálculos, fez-se o uso dos softwares geogebra egraph.Downloads
Referências
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2011.
BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Edgar Blücher, 1994.
BRANDÃO, Milena Almeida Leite. DA SILVA, Alessandra Ribeiro. TOGNON, Carlos Henrique. JAFELICE, Rosana Sueli da Mota. O Uso da Modelagem Matemática no Cálculo do Volume de uma maçã. FAMAT em Revista, p. 365-383, n.09, out-2007.
KAIBER, Carmen Tereza. RENZ Sandra Pacheco. Cálculo diferencial e integral: uma abordagem utilizando o software maple. PARADIGMA, v.XXIX, p.113-132, n.1, jun-2008.
KOUROPATOV, A; DREYFUS, T. Integrals as accumulation: a didactical perspective for school mathematics. In: TZEKAKI, M.; KALDRIMIDOU, M.; SAKONIDIS, H. (Eds.). 33 rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Proceedings…, v.3, p.417-424, 2009
MAGNA ENGENHARIA ltda. Trabalho realizado com colaboração financeira FINEP/BRDE, mar 1982.
Mapa da barragem do Rio Bonito. Disponível em: <https://maps.google.com.br/maps? q=jacinto+ machado+sc &espv=2&biw=1024&bih=653&dpr=1&um=1&ie=UTF8&sa=X&ei=KP-UU-qBA8TgsATm64LQCg&ved=0CAgQ _AUoAQ > Acesso em: 10 jan. 2014
MEDEIROS, Margarete Farias. Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano-uma experiência com professores da educação básica. Dissertação de Mestrado- Programa de pós-graduação em Ensino de Matemática/ Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
PIRES, Andrelizi. NASCIMENTO, Laila Amorim. FABRO, Paloma Nandi. O estudo das integrais: algumas aplicações no contexto. Monografia (Licenciatura em matemática)– UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, Unisul, SC, 2008.
PIVA, Claudia. DORNELES, Lecir Dalabrida. SPILIMBERGO A. Patrícia. Cálculo do Volume de um Sólido de Revolução: Uma Atividade Usando os Softwares Graph e WxMaxima. XXXIII Congresso Nacional de matemática aplicada e computacional, SBMAC, 2010.
SANTOS, Edson Cris Ostomo dos. MOTA, Janine Freitas.BRITO, Alexandre Botelho. FERREIRA, Ronaldo Dias. A utilização do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da integral: uma articulação entre a pesquisa e a docência. 1ª. Conferência Latino Americana de GeoGebra. Anais... ISSN 2237- 9657, pp.129-143, 2012
STEWART, James. Cálculo Vol. 6ª ed. São Paulo: Ed.Cengage Learning, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico é licenciado sob uma Licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0). Autores e co-autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sem retribuição financeira para os autores, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação.
Os artigos são livres de usar, com suas próprias atribuições de licença CC BY.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.
O editor possui o direito de rejeitar os artigos que no processo de avaliação tenham sido detectados indícios de plágio. Os artigos que tenham sido detectados indícios de plágio posteriormente à publicação, serão excluídos da edição. E a indicação do problema será informada no lugar do texto, mantendo-se a mesma quantidade de paginas.
Esta Revista adota os princípios de conduta ética do Comitê de Ética na Publicação (COPE) da qualidade internacional, bem como os parâmetros de Integridade na Atividade Científica indicados pelo SCOPUS e SCIELO.