ANÁLISE DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE HORTALIÇAS ORGÂNICAS NO ESTADO DE NOVA YORK: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Humberto Davi Zen Universidade Federal de Santa Maria / Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural
  • Janaína Balk Brandão Universidade Federal de Santa Maria/ Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2018.v4.295

Palavras-chave:

horticultura, mercados alternativos, feiras de produtores, vendas online, certificação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a estrutura de produção e comercialização de um estabelecimento familiar certificado para produção de alimentos orgânicos em Nova York e confrontá-lo com a literatura científica. Para estabelecer uma alta coordenação entre os processos de produção e comercialização, o agricultor se vale de um planejamento produtivo e de negócios sustentado por registros detalhados de safras e vendas anteriores e da constante atenção aos movimentos e tendências dos mercados e dos consumidores de seus produtos. Com isso, verifica-se que as atividades produtivas são orientadas por um cronograma elaborado a partir das expectativas de demanda para cada momento da estação produtiva. Pelo lado da comercialização, a certificação orgânica mostra-se como uma vantagem competitiva e forma de agregação de valor ao produto, e possibilita o acesso a diferentes canais de comercialização e, que o permite alcançar diferentes grupos de consumidores. Neste caso, a comercialização direta, especialmente a realizada através da feira, é o canal mais relevante tanto em quantidade de produtos quanto em participação nas receitas.

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Biografia do Autor

Humberto Davi Zen, Universidade Federal de Santa Maria / Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestre em Extensão Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural/UFSM. Desde 2016 integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Agroalimentares Georreferenciadas (GIPAG). Concluiu em 2015 um intercâmbio de graduação sanduíche com duração de 18 meses na Washington State University (Washington - EUA), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Brasil (Programa Ciências sem Fronteiras). Possui envolvimento direto com projetos de pesquisa e extensão voltados aos campos do Sistema Agroalimentar global e local, bem como Sistemas de Inovação Tecnológica com enfoque no Agronegócio Brasileiro.

Janaína Balk Brandão, Universidade Federal de Santa Maria/ Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado e doutorado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2005; 2011). Formada no Curso de Graduação Especial para Formação de Professores para a Educação Profissional, também pela universidade Federal de Santa Maria (2011). 
Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria (Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural) e no Programa de Pós Graduação em Extensão Rural, atua como Coordenadora Substituta do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) e é uma das líderes do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Agroalimentares Georreferenciadas.
Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, UFSM/Universidade Aberta do Brasil.

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Publicado

2018-04-21

Como Citar

Zen, H. D., & Brandão, J. B. (2018). ANÁLISE DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE HORTALIÇAS ORGÂNICAS NO ESTADO DE NOVA YORK: UM ESTUDO DE CASO. Revista Produção E Desenvolvimento, 4(2), 1–20. https://doi.org/10.32358/rpd.2018.v4.295

Edição

Seção

Artigos