ANÁLISE DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE HORTALIÇAS ORGÂNICAS NO ESTADO DE NOVA YORK: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2018.v4.295Palavras-chave:
horticultura, mercados alternativos, feiras de produtores, vendas online, certificação.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a estrutura de produção e comercialização de um estabelecimento familiar certificado para produção de alimentos orgânicos em Nova York e confrontá-lo com a literatura científica. Para estabelecer uma alta coordenação entre os processos de produção e comercialização, o agricultor se vale de um planejamento produtivo e de negócios sustentado por registros detalhados de safras e vendas anteriores e da constante atenção aos movimentos e tendências dos mercados e dos consumidores de seus produtos. Com isso, verifica-se que as atividades produtivas são orientadas por um cronograma elaborado a partir das expectativas de demanda para cada momento da estação produtiva. Pelo lado da comercialização, a certificação orgânica mostra-se como uma vantagem competitiva e forma de agregação de valor ao produto, e possibilita o acesso a diferentes canais de comercialização e, que o permite alcançar diferentes grupos de consumidores. Neste caso, a comercialização direta, especialmente a realizada através da feira, é o canal mais relevante tanto em quantidade de produtos quanto em participação nas receitas.Downloads
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