BUSINESS INTELLIGENCE NA EDUCAÇÃO: UMA APLICAÇÃO DO SOFTWARE PENTAHO
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2018.v4.274Palavras-chave:
Business Intelligence, Pentaho, Data WarehouseResumo
Os sistemas de Business Intelligence (BI) podem ser definidos como ferramentas para auxiliar e ampliar os processos de tomada de decisões e torná-los mais precisos e confiáveis, baseado no conhecimento gerado pelos dados da empresa do que valores intuitivos e vivências pessoais. Dentre os diversos softwares disponíveis, o Pentaho é um software livre que fornece boas possibilidades de exploração dos recursos de BI e com possibilidade de personalização. Este trabalho visa apresentar uma aplicação do software Pentaho demostrando a sua utilização no contexto de uma instituição de ensino. Através da criação de um modelo multidimensional e da inserção de dados acadêmicos de uma instituição de ensino em um data warehouse, a suíte Pentaho foi configurada para apresentar os dados de forma multidimensional. Foi identificado que a exposição unificada desses dados apresenta-se como uma alternativa interessante para prover informações aplicadas, que permitem análises específicas por gestores educacionais.Downloads
Referências
CARDOSO, O. N. P.; MACHADO, R. T. M. Gestão do conhecimento usando data mining:estudo de caso na Universidade Federal de Lavras. Rev. da Administração Pública [online], v.42, n.3, pp. 495-528. 2008. Available on: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0034-76122008000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Access in: 2017 dec 20.
CASARTELLI, A. O.; RODRIGUES, A. C. M.; BITTENCOURT H. R.; GARIBOTTI V. Inteligência estratégica em instituições de ensino superior. Rev. Perspectivas em Ciência da Informação [online], v.15, n.2. 2010. Available on: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/952/740. Access in: 2017 dec 21.
FERREIRA, M.; PIAUHY, C.; CARVALHO, J.; SILVA, R.; VIEIRA, V. Um Estudo de Caso com Análise Comparativa entre Ferramentas de BI Livre e Proprietária. In: Escola Regional de Banco de Dados (ERBD), 2010, Joinville. Anais da Escola Regional de Banco de Dados 2010. Porto Alegre: SBC, 2010.
LIMA, V. M.; BOSCARIOLI, C. Uso de Ferramentas de Business Intelligence na Análise de Desempenho de uma Empresa de Agronegócios. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, VIII, 2012, São Paulo. ... São Paulo: SBSI, 2012. Available on: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbsi/2012/0042.pdf. Access in: 2017 dec 20.
MONTAÑO, R. A. N. R.; MIRANDA, M. R.; CASTILHO, M. A.; SILVA, L. F.; HEXSEL, R. A. Businness Intelligence nas Escolas Públicas do Estado do Paraná. In: Workshop de Software Livre, IX, 2008, Porto Alegre. ... Porto Alegre: Workshop de Software Livre, 2008. Available on: http://wsl.softwarelivre.org/2008/0012/. Access in: 2017 dec 20.
MORALES, A. B. T. Sistemas de Apoio a Decisão. Course of Sistemas de Informação and Ciências da Computação. 2012. UNISUL. Florianópolis, Santa Catarina. Available on: http://aran.ispeople.org/sad. Access in: 2017 dec 20.
NARENDRA, A. P. Big Data, Data Analyst, and Competence Improvement of Librarian. Record and Library Journal, v. 1, n. 2, p. 83–93, 2015.
PURIFICAÇÃO, M. C. S.; SANTOS, A. L. M. P.; BORGES, F. C.; SILVA, H. A. C.; PEREIRA, M. J. Uma Proposta de Aplicação de Business Intelligence para o Censo das IES. In: Workshop de Software Livre, XII, 2011, Porto Alegre. ... Porto Alegre: Workshop de Software Livre, 2011. Available on: http://wsl.softwarelivre.org/2011/0009/. Access in: 2017 dec 21.
PENG, M. Y.-P.; TUAN, S.-H.; LIU, F.-C. Establishment of business intelligence and big data analysis for higher education. . In: ACM INTERNATIONAL CONFERENCE PROCEEDING SERIES. 2017
REGINATO, L.; NASCIMENTO, A. M. Um estudo de caso envolvendo Business Intelligence como instrumento de apoio à controladoria. Rev. contab. finanç., v.18, n.spe, p.69-83. 2007.
RUNTUWENE, J. P. A. et al. A Comparative Analysis of Extract, Transformation and Loading (ETL) Process. IOP Conference Series: Materials Science and Engineering, v. 306, n. 1, p. 012066, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico é licenciado sob uma Licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0). Autores e co-autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sem retribuição financeira para os autores, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação.
Os artigos são livres de usar, com suas próprias atribuições de licença CC BY.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.
O editor possui o direito de rejeitar os artigos que no processo de avaliação tenham sido detectados indícios de plágio. Os artigos que tenham sido detectados indícios de plágio posteriormente à publicação, serão excluídos da edição. E a indicação do problema será informada no lugar do texto, mantendo-se a mesma quantidade de paginas.
Esta Revista adota os princípios de conduta ética do Comitê de Ética na Publicação (COPE) da qualidade internacional, bem como os parâmetros de Integridade na Atividade Científica indicados pelo SCOPUS e SCIELO.