Mapeamento e análise do processo de lançamento de notas/conceitos das secretarias acadêmicas do Colégio Pedro II: reflexões e propostas de melhoria
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.199Palavras-chave:
Gerenciamento de processos, mapeamento e análise de processos, BPM, secretarias acadêmicas, Colégio Pedro II.Resumo
O Colégio Pedro II foi equiparado aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia com a publicação da lei 12.677 de 25 de junho de 2012. Essa equiparação resultou em uma expressiva reestruturação organizacional, com crescimento do número de unidades de ensino, além da incorporação de novos níveis de ensino. A expansão do sistema CP II foi dissociada de esforços de padronização de processos administrativos, notadamente, no âmbito das secretarias acadêmicas de distintas unidades, onde se evidencia uma variabilidade do processo de lançamento de notas/conceitos, em adição à falta de formalização das atividades e ausência de métricas capazes de aferir o desempenho do processo. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo mapear e analisar comparativamente o processo de lançamento de notas/conceitos em três campi do Colégio Pedro II. Em termos metodológicos, realizam-se entrevistas presenciais junto a profissionais das secretarias acadêmicas dos campi Engenho Novo I, Humaitá I e Realengo I para apoiar o desenho dos processos praticados por essas secretarias. Como resultado, observa-se que os processos das secretarias acadêmicas não estão alinhados a nenhum sistema de indicadores de desempenho, sendo proposto um processo padrão para o lançamento de notas/conceitos, assim como um painel de indicadores de desempenho (KPIs).Downloads
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