Efeitos da entrada da IKEA num cluster de produção de móveis

Autores

  • Vasco Eiriz Universidade do Minho, Portugal.
  • Diana Carvalho Universidade do Minho, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.127

Palavras-chave:

multinacional, cluster, móveis, estratégia, vantagem competitiva

Resumo

A entrada de uma empresa multinacional num cluster, entendido como aglomeração num determinado local ou região, geralmente de pequenas e médias empresas especializadas num sector e sectores relacionados, produz efeitos sobre as empresas que constituem o cluster. No sentido de compreender os principais efeitos da entrada de uma multinacional na estratégia das empresas instaladas num cluster, foi analisada a entrada da empresa sueca IKEA no cluster de produção de móveis de Paços de Ferreira e Paredes, em Portugal. A técnica de recolha de dados utilizada para obtenção de dados primários foi o inquérito por questionário. Na amostra predominam pequenas empresas, o que corresponde à estrutura de empresas dominante no cluster estudado. Em termos de resultados, mais de metade da amostra considera não ter havido impacto com a entrada da multinacional. No entanto, as empresas que reconhecem ter havido elevado impacto, consideram que o mesmo foi negativo. Os fatores de competitividade que melhoraram de forma mais significativa após a entrada da IKEA foram o desenvolvimento de novos produtos e as estratégias de exportação. As principais respostas das empresas instaladas à entrada da multinacional foram a internacionalização do negócio e o desenvolvimento de estratégias genéricas de diferenciação e focalização baseada na diferenciação.

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Biografia do Autor

Vasco Eiriz, Universidade do Minho, Portugal.

Professor da Universidade do Minho (Braga, Portugal). É PhD in Management da University of Manchester (Reino Unido) com uma tese intitulada "A Network and Relationship Approach to Strategic Marketing in Competitively Volatile Sectors"; Mestre em Gestão de Empresas na Área de Especialização em Marketing (Universidade do Minho, Portugal) e Licenciado em Gestão, com opção de Gestão Económico-Financeira (Instituto Superior de Gestão, Portugal). Possui artigos publicados em revistas como Industrial and Corporate Change; European Journal of Marketing; International Business Review; Transformations in Business & Economics; Journal of Transnational Management; Strategic Direction; Innovation: Management, Policy & Practice; Growth and Change; Service Industries Journal; International Entrepreneurship and Management Journal; e International Journal of Globalisation and Small Business.

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Publicado

2016-04-30

Como Citar

Eiriz, V., & Carvalho, D. (2016). Efeitos da entrada da IKEA num cluster de produção de móveis. Revista Produção E Desenvolvimento, 2(1), 90–102. https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.127

Edição

Seção

Assuntos de Gestão