Efeitos da entrada da IKEA num cluster de produção de móveis
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.127Palavras-chave:
multinacional, cluster, móveis, estratégia, vantagem competitivaResumo
A entrada de uma empresa multinacional num cluster, entendido como aglomeração num determinado local ou região, geralmente de pequenas e médias empresas especializadas num sector e sectores relacionados, produz efeitos sobre as empresas que constituem o cluster. No sentido de compreender os principais efeitos da entrada de uma multinacional na estratégia das empresas instaladas num cluster, foi analisada a entrada da empresa sueca IKEA no cluster de produção de móveis de Paços de Ferreira e Paredes, em Portugal. A técnica de recolha de dados utilizada para obtenção de dados primários foi o inquérito por questionário. Na amostra predominam pequenas empresas, o que corresponde à estrutura de empresas dominante no cluster estudado. Em termos de resultados, mais de metade da amostra considera não ter havido impacto com a entrada da multinacional. No entanto, as empresas que reconhecem ter havido elevado impacto, consideram que o mesmo foi negativo. Os fatores de competitividade que melhoraram de forma mais significativa após a entrada da IKEA foram o desenvolvimento de novos produtos e as estratégias de exportação. As principais respostas das empresas instaladas à entrada da multinacional foram a internacionalização do negócio e o desenvolvimento de estratégias genéricas de diferenciação e focalização baseada na diferenciação.Downloads
Referências
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