Preparação e caracterização de resíduo pós-industrial de madeira plástica reforçado com resíduos de pó de madeira
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.120Palavras-chave:
madeira plástica, resíduo de madeira plástica, resíduo de pó de madeira.Resumo
Resíduos pós-industriais a base de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) utilizados como madeira plástica, denominados de resíduos de madeira plástica (RMP), foram beneficiados e misturados à resíduos de pó de madeira (RPM). As misturas foram preparadas com diferentes percentuais (em massa) de RPM (0, 10, 20, 30 e 40%) em extrusora dupla-rosca modelo TeckTrill DCT 40, com L/D: 40 e com dez zonas de temperatura (mais a zona do cabeçote), compreendidas entre 135 e 220oC, com velocidade de processamento de 60 rpm. Os perfis obtidos na extrusora foram analisados por torque, densidade, dureza, índice de fluidez e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os resultados de torque, dureza e densidade mostraram aumento proporcional com o percentual de RPM para todas as composições, sugerindo que a carga de RPM esteja atuando como reforço e preenchimento na matriz de PEAD. Quanto ao índice de fluidez, os compósitos de PEAD virgem/pó de madeira apresentaram redução com o aumento no teor de RPM, promovendo o aumento de viscosidade dos sistemas. Esta tendência não foi observada para os compósitos de RMP/RPM, devido provavelmente a presença de aditivos no RMP que mantém constante as viscosidades do sistema. As análises de MEV mostraram materiais homogêneos.Downloads
Referências
CORREA, C.A. et al – Compósitos termoplásticos com madeira. Polímeros: Ciência e Tecnologia, v. 13, n.3, p.154-165, 2003.
FONSECA, F. M. C., Desenvolvimento e caracterização de compósitos à base de polietileno de alta densidade (PEAD) reciclado e fibras vegetais. Dissertação de Mestrado Rede Temática de Engenharia de Materiais Universidade Federal de Ouro Preto. Belo Horizonte .2005.
GUAMÁ, F. F. M. C. et al. Lixo Plástico - de sua produção até a madeira plástica. XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais..., RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008.
HILLIG, E. et al. - Caracterização de compósitos produzidos com polietileno de alta densidade (HDPE) e serragem da indústria moveleira. Revista Árvore, Viçosa-MG, v.32, n.2, p.299-310, 2008.
MANO, E. B. Introdução a polímeros. São Paulo: Edgard Blucher. 2004.
OLANDOSKI, D.P. Rendimento, resíduos e considerações sobre melhorias no processo em indústrias de chapas compensadas. 2001 85f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico é licenciado sob uma Licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0). Autores e co-autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sem retribuição financeira para os autores, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação.
Os artigos são livres de usar, com suas próprias atribuições de licença CC BY.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.
O editor possui o direito de rejeitar os artigos que no processo de avaliação tenham sido detectados indícios de plágio. Os artigos que tenham sido detectados indícios de plágio posteriormente à publicação, serão excluídos da edição. E a indicação do problema será informada no lugar do texto, mantendo-se a mesma quantidade de paginas.
Esta Revista adota os princípios de conduta ética do Comitê de Ética na Publicação (COPE) da qualidade internacional, bem como os parâmetros de Integridade na Atividade Científica indicados pelo SCOPUS e SCIELO.