Preparação e caracterização de resíduo pós-industrial de madeira plástica reforçado com resíduos de pó de madeira

Autores

  • Wallace Fernando Pedrosa de Paula Centro Universitário Estadual da Zona Oeste
  • Luciana Portal da Silva Centro Universitário Estadual da Zona Oeste

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.120

Palavras-chave:

madeira plástica, resíduo de madeira plástica, resíduo de pó de madeira.

Resumo

Resíduos pós-industriais a base de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) utilizados como madeira plástica, denominados de resíduos de madeira plástica (RMP), foram beneficiados e misturados à resíduos de pó de madeira (RPM). As misturas foram preparadas com diferentes percentuais (em massa) de RPM (0, 10, 20, 30 e 40%) em extrusora dupla-rosca modelo TeckTrill DCT 40, com L/D: 40 e com dez zonas de temperatura (mais a zona do cabeçote), compreendidas entre 135 e 220oC, com velocidade de processamento de 60 rpm. Os perfis obtidos na extrusora foram analisados por torque, densidade, dureza, índice de fluidez e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os resultados de torque, dureza e densidade mostraram aumento proporcional com o percentual de RPM para todas as composições, sugerindo que a carga de RPM esteja atuando como reforço e preenchimento na matriz de PEAD. Quanto ao índice de fluidez, os compósitos de PEAD virgem/pó de madeira apresentaram redução com o aumento no teor de RPM, promovendo o aumento de viscosidade dos sistemas. Esta tendência não foi observada para os compósitos de RMP/RPM, devido provavelmente a presença de aditivos no RMP que mantém constante as viscosidades do sistema. As análises de MEV mostraram materiais homogêneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORREA, C.A. et al – Compósitos termoplásticos com madeira. Polímeros: Ciência e Tecnologia, v. 13, n.3, p.154-165, 2003.

FONSECA, F. M. C., Desenvolvimento e caracterização de compósitos à base de polietileno de alta densidade (PEAD) reciclado e fibras vegetais. Dissertação de Mestrado Rede Temática de Engenharia de Materiais Universidade Federal de Ouro Preto. Belo Horizonte .2005.

GUAMÁ, F. F. M. C. et al. Lixo Plástico - de sua produção até a madeira plástica. XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais..., RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008.

HILLIG, E. et al. - Caracterização de compósitos produzidos com polietileno de alta densidade (HDPE) e serragem da indústria moveleira. Revista Árvore, Viçosa-MG, v.32, n.2, p.299-310, 2008.

MANO, E. B. Introdução a polímeros. São Paulo: Edgard Blucher. 2004.

OLANDOSKI, D.P. Rendimento, resíduos e considerações sobre melhorias no processo em indústrias de chapas compensadas. 2001 85f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001.

Publicado

2016-04-30

Como Citar

Paula, W. F. P. de, & Silva, L. P. da. (2016). Preparação e caracterização de resíduo pós-industrial de madeira plástica reforçado com resíduos de pó de madeira. Revista Produção E Desenvolvimento, 2(1), 114–124. https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.120

Edição

Seção

Assuntos de Gestão