O comportamento do consumidor de vinho da serra catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2022.v8.620

Palavras-chave:

serra catarinense, comportamento do consumidor, consumo de vinho, vinhos de altitude, rotas do vinho

Resumo

Objetivo: O artigo visa compreender o comportamento dos consumidores de vinhos da região da Serra Catarinense. Metodologia: foi aplicado um questionário online elaborado na plataforma Google Forms, composto por 20 questões (07 questões para caracterização da amostra, 04 questões para comportamento do consumidor e 09 questões para características de consumo). Resultados: Os resultados mostram que a proporção de inquiridos do sexo feminino e masculino é semelhante, o poder de compra dos inquiridos é elevado face ao salário mínimo do país, a formação académica é elevada, a maioria tem licenciatura e/ou pós-graduação, o consumo mensal de vinho é de 1 a 5 garrafas, possuem nível médio de conhecimento e o atributo mais importante na hora da compra foi aroma, textura e sabor, seguido de preço e promoção. Limitações: O número de respostas válidas (125 respondentes) limita as generalizações sobre os resultados da pesquisa. Originalidade: A Serra Catarinense, a região mais fria do Brasil que possui a Indicação Geográfica de Denominação de Origem para vinhos de altitude. Por se tratar de uma região com grande produção de vinho, conhecer o perfil do consumidor terá um importante contributo nas ações de marketing, tanto para quem produz como para quem o comercializa.

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Biografia do Autor

Anahi Macario de Eveche, Federal Institute of Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012-2014). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Departamento Pessoal. Em 2015 atuou como professora substituta no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Lages, ministrando aulas para os cursos técnicos e também para cursos de formação continuada (FIC). Trabalhou em empresa terceirizada como auxiliar de migração da Polícia Federal de 2008 à 2012 e como técnica de urna a serviço do Fórum Eleitoral durante os anos de 2005, 2006, 2008 e 2010.

Monica Liberato, Federal University of Sergipe

Doutoranda em Ciências da Propriedade Intelectual pela UFS, Mestre em Turismo pelo IFS, Mestre em Marketing pela Universidade de Lisboa (revalidado pelo Mestrado de Administração da UFPB), Especialista em Gestão de RH pela Faculdade São Luis de França. Graduada em Marketing pela Faculdade Alagoana de Tecnologia. Foi por 2 anos diretora administrativa/financeira da SMTT de são Cristóvão/SE. Foi por 4 anos coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Ação Social e da Cidadania e exerceu e coordenadora de educação para o trânsito da SMTT de Aracaju. Foi Professora dos cursos de Administração e Gestão de RH da Faculdade Maurício de Nassau (2013-2016) e Grupo Tiradentes (2018-2022). Tem experiência em processos de RH, Marketing e elaboração de projetos. Hoje é Professora substituta do IFSC-Lages, Membro do grupo de pesquisa Turismo, Educação e Cultura e pesquisa o ecossistema de inovação do turismo. e membro do grupo de pesquisa de Marketing no programa Lidere do IFSC em parceria com Beja/Pt.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Eveche, A. M. de, & Liberato, M. (2022). O comportamento do consumidor de vinho da serra catarinense. Revista Produção E Desenvolvimento, 8(1), e620. https://doi.org/10.32358/rpd.2022.v8.620

Edição

Seção

Assuntos de Gestão