Democratização do Acesso e da Permanência no Ensino Superior: ações e experiências na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Autores

  • Eric Matheus Bispo Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Dinah dos Santos Tinoco Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Jomária Mata de Lima Alloufa Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.75

Palavras-chave:

democratização, ensino superior, UFRN.

Resumo

Democratizar o ensino superior é ampliar o acesso à educação à todos os membros da sociedade, especialmente àqueles dela excluídos. Este artigo tem como objetivo compreender as ações inovadoras adotadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no apoio à democratização do acesso e da permanência de estudantes socialmente carentes, destacando as principais características do Programa Complementar de Estudos do Ensino Médio (PROCEEM) e as configurações de alguns auxílios estudantis disponibilizados aos discentes da Universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica, documental e de campo, cujos dados foram obtidos em documentos oficiais, além de entrevistas semiestruturadas com coordenadores das ações de apoio aos estudantes e com alguns beneficiários. Os resultados evidenciam que o PROCEEM auxilia no aumento das oportunidades de acesso e consequentemente nas possibilidades de aprovação dos estudantes de escolas públicas, capacitando-os gratuitamente na matriz curricular do ENEM. Em relação às ações de apoio à permanência do estudante socialmente carente, além de reduzir os índices de evasão estudantil, proporcionam apoio financeiro para a manutenção do aluno e previne situações que possam reduzir seu bom desempenho acadêmico.

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Publicado

2015-08-31

Como Citar

Bispo Pereira, E. M., Tinoco, D. dos S., & Alloufa, J. M. de L. (2015). Democratização do Acesso e da Permanência no Ensino Superior: ações e experiências na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Produção E Desenvolvimento, 1(2), 27–43. https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.75

Edição

Seção

Assuntos Territoriais