Construção de um aquecedor solar de água sustentável na Amazônia: usando a metodologia PBL para interação entre cursos de engenharia e escola de ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.73Palavras-chave:
Aquecedor Solar, Sustentabilidade, Engenharia, Ensino Médio.Resumo
Em todo o país está sendo amplamente difundida a utilização de fontes de energia renováveis, um dos exemplos claros disso é a energia solar, o que exige conhecimentos das mais variadas áreas da ciência para o aperfeiçoamento dessa nova área de pesquisa. Dessa forma, com o intuito de incentivar aos alunos do ensino médio em se empenhar no estudo das ciências e no desenvolvimento de pesquisas, o Programa de Extensão Laboratório de Engenhocas, da Universidade Federal do Pará Campus de Tucuruí, aprovou projetos no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e aplicou em escolas estaduais de ensino médio do município a metodologia PBL (Project Based Learning), visando ensinar o aluno a aprender, ser proativo e despertar o interesse na área das ciências aplicadas. Dentro das atividades desenvolvidas o aluno busca resolver problemas da sociedade através da metodologia. Uma delas foi à construção e implantação de um Aquecedor Solar de Baixo Custo em uma residência unifamiliar de Tucuruí onde foi possível analisar sua viabilidade e eficiência energética.Downloads
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