Construção de um aquecedor solar de água sustentável na Amazônia: usando a metodologia PBL para interação entre cursos de engenharia e escola de ensino médio

Autores

  • Patricia Mota Milhomem UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Marcos Renan dos Santos Fialho Universidade Federal do Pará
  • Wellington da Silva Fonseca Universidade Federal do Pará
  • Silvana Nascimento da Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.73

Palavras-chave:

Aquecedor Solar, Sustentabilidade, Engenharia, Ensino Médio.

Resumo

Em todo o país está sendo amplamente difundida a utilização de fontes de energia renováveis, um dos exemplos claros disso é a energia solar, o que exige conhecimentos das mais variadas áreas da ciência para o aperfeiçoamento dessa nova área de pesquisa. Dessa forma, com o intuito de incentivar aos alunos do ensino médio em se empenhar no estudo das ciências e no desenvolvimento de pesquisas, o Programa de Extensão Laboratório de Engenhocas, da Universidade Federal do Pará Campus de Tucuruí, aprovou projetos no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e aplicou em escolas estaduais de ensino médio do município a metodologia PBL (Project Based Learning), visando ensinar o aluno a aprender, ser proativo e despertar o interesse na área das ciências aplicadas. Dentro das atividades desenvolvidas o aluno busca resolver problemas da sociedade através da metodologia. Uma delas foi à construção e implantação de um Aquecedor Solar de Baixo Custo em uma residência unifamiliar de Tucuruí onde foi possível analisar sua viabilidade e eficiência energética.

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Biografia do Autor

Patricia Mota Milhomem, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduanda em Engenharia Civil na Universidade Federal do Pará - Campus de Tucuruí, integrante do Programa de Extensão Laboratório de Engenhocas, onde atual direntamente nas escolas de ensino médio do município, tornando mais próxima a universidade desses recintos escolares.  

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Milhomem, P. M., Fialho, M. R. dos S., Fonseca, W. da S., & Silva, S. N. da. (2015). Construção de um aquecedor solar de água sustentável na Amazônia: usando a metodologia PBL para interação entre cursos de engenharia e escola de ensino médio. Revista Produção E Desenvolvimento, 1(3), 131–139. https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.73

Edição

Seção

Assuntos de Gestão