Espoliação e exceção nas metrópoles brasileiras: o caso do PAC na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Autores

  • Thiago Oliveira Lima Matiolli Universidade de São Paulo
  • Ana Carolina Christovão Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.67

Palavras-chave:

PAC, gestão urbana, Novo-Desenvolvimentismo, exceção, acumulação por despossessão.

Resumo

O presente trabalho traz uma reflexão que é fruto de uma pesquisa que visou fazer o monitoramento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Região Metropolitana  do Rio Janeiro. Após dois anos de pesquisa e a partir deste objeto empírico, pretende-se pensar a gestão das cidades brasileiras na última década, no contexto do governo Lula, em particular, cuja atuação é pensada em um debate sobre a possibilidade de um Novo-Desenvolvimentismo, uma vez que esse governo é marcado por uma presença mais forte do Estado na construção de infraestrutura econômica e em esforços no combate às desigualdades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, J.B.O. Cidadania escassa, controle negociado e os movimentos populares em favelas: reflexões a partir do estudo de caso do Fórum Social de Manguinhos, no Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado, Rio de Janeiro, IPPUR/UFRJ, 2011.

CARDOSO, A.L.; SANTOS JUNIOR, O.A. Avaliação de Políticas Públicas: notas na perspectiva da gestão democrática e da ampliação da cidadania. In: OLIVEIRA, A. F.; NASCIMENTO, C. G.(Org.). Cidades Sustentáveis: políticas públicas para o desenvolvimento. Goiânia, Ed. da UCG., 2006.

CARVALHO, M.A.R. Cidade escassa e violência urbana. In: Série Estudos. Rio de Janeiro, v. 91, p. 259-269, 1995.

CHRISTOVAO, A.C., CID, G.V.S. Espaços da cidadania e monitoramento do PAC: o caso da região metropolitana do Rio de Janeiro. Revista Proposta. Rio de Janeiro, v.120, p.39-46, 2010.

CHRISTOVAO, A.C.; SANTOS, M.R.M. A Baixada Fluminense e o PAC: Reflexões na Perspectiva do Direito à Cidade. Seminário Nacional Governança Urbana e Desenvolvimento Metropolitano. Anais... Natal, 2010.

FIGUEIREDO, M. F.; FIGUEIREDO, A.M.C. Avaliação política e avaliação de políticas: um quadro de referência teórica. São Paulo, IDESP. 1986.

FOUCAULT, M. O Nascimento da Biopolítca. São Paulo, Martins Fontes. 2008.

HARVEY, D. O Novo Imperialismo. São Paulo, Edições Loyola, 2a Ed. 2003.

HARVEY, D. A produção capitalista do Espaço. São Paulo, Annablume, 2a Ed. 2006.

HARVEY, D. Notas hacia una teoría del Desarrollo Geográfico Desigual. GeoBaires. Cuadernos de Geografia Apuntes de geografia y ciencias sociales. Buenos Aires, UBA- FFyL. 2007.

NUNES, E.O. A gramática política do Brasil: clientelismo, corporativismos e insulamento burocrático. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed. 1997.

OLIVEIRA, F. O Estado e a exceção ou o Estado de exceção?. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v.5, n.1. 2003

PINHO, C.E.S. O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo-Desenvolvimentismo no Brasil: trajetórias, similitudes e contrastes. Ponto de Vista, Rio de Janeiro, v. 2, 2011.

PINHO, C.E.S. O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo-Desenvolvimentismo no Brasil: expansão interna, externa e o discurso socialdemocrata. Achegas.net, v. 45, 2012.

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Matiolli, T. O. L., & Christovão, A. C. (2015). Espoliação e exceção nas metrópoles brasileiras: o caso do PAC na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Revista Produção E Desenvolvimento, 1(3), 29–41. https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.67

Edição

Seção

Assuntos Territoriais