Modelo de regressão linear para análise de investimentos em uma empresa do ramo petrolífero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.62

Palavras-chave:

Balanço Patrimonial, Análise de Investimentos, Correlação, Regressão Linear, Covariância.

Resumo

As mudanças no cenário da economia mundial fizeram com que as empresas, principalmente as de capital aberto, busquem adaptações ao modelo globalizado de mercado, o qual dá preferência à análise dos indicadores de rentabilidade de suas ações. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa quantitativa, com base nos dados publicados pela empresa Petrobras S.A., relativos ao balanço patrimonial dos anos de 2009 a 2013. A análise dos dados ocorreu por meio de métodos estatísticos de covariância, correlação e regressão linear. Entre os achados da pesquisa, destaca-se que mais do que comprovar as boas relações entre os bons resultados históricos, os conjuntos de técnicas dos métodos estatísticos servem como alertas para indicar aos gestores que algo não está indo como se esperava, dessa forma, auxiliar na decisão de promover uma mudança nas políticas internas da empresa, mais especificamente nas formas de alocação dos investimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Potiguar

Doutor em Administração

Eliana Andréa Severo, Faculdade Meridional.

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA).

Referências

ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. São Paulo: Atlas, 2003.

CAMIN, C. R.; MARCIANO, V. C.; PASSOS, I. C.; BRITO, E.; GAIO, L. E. Análise crítica da contabilidade gerencial sob a ótica do profissional contábil: um estudo nas empresas atuantes no ramo sucroalcooleiro do interior do estado de São Paulo. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 4, n. 3, p. 45-63, 2014.

HIRASHIMA, T. (org.) Guia para pesquisas de práticas contábeis: incluindo aspectos tributários relevantes. São Paulo: Atlas, 2006.

IUDICÍBUS, S.; MARION, J. C. Introdução à teoria da contabilidade. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

IUDÍCIBUS, S. de et al. Manual de contabilidade das sociedades por ações. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARION, J. C. Contabilidade empresarial. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2005

MALHOTRA, N. K.; ROCHA, I.; LAUDISIO, M. C.; ALTHEMAN, É.; BORGES, F. M. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

MONTGOMERY,WILLIAN. Probabilidade e estatística na Engenharia. 4 ed. São Paulo: LTC, 2012.

PETROBRÁS. Óleo Brasileiro S/A – Centro de Negócios. Disponível em: <https://www.petrobras.com.br>. Acesso em 06 de setembro de 2014.

SELLTIZ, C. et al. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. 6 ed. Reimpressão EPU. São Paulo: Editora USP, 1975.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005

Publicado

2015-05-30

Como Citar

Bastos, E. V. P., Guimarães, J. C. F. de, & Severo, E. A. (2015). Modelo de regressão linear para análise de investimentos em uma empresa do ramo petrolífero. Revista Produção E Desenvolvimento, 1(1), 77–88. https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.62

Edição

Seção

Assuntos de Gestão