Análise da rentabilidade de clientes através da margem de contribuição: um estudo em uma empresa de médio porte do setor moveleiro localizada na Serra Gaúcha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.61

Palavras-chave:

Margem de Contribuição, Análise de Rentabilidade, Clientes, Métodos de Custeio.

Resumo

No atual mercado competitivo, conhecer a rentabilidade de cada cliente é peça chave para o sucesso de uma empresa, mas, para chegar neste percentual, é preciso adotar alguns procedimentos. Em detrimento a isso, o estudo efetuado demonstra os procedimentos a serem seguidos para a determinação e análise da rentabilidade dos principais clientes de uma empresa do setor moveleiro. Nesse contexto o presente trabalho foi realizado pelo método de estudo de caso, com o objetivo de demonstrar a importância do conhecimento da rentabilidade dos clientes com base na margem de contribuição, melhorando dessa forma, de maneira eficiente e eficaz seu processo de gerenciamento. Para tanto será apresentado o referencial teórico sobre a análise da rentabilidade de clientes, os métodos de custeio e mensuração da rentabilidade de clientes através da margem de contribuição. Concluindo é proposta a utilização dos dados obtidos e tal proposta é aplicada na empresa de nome fictício Bella.

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Biografia do Autor

Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduação em Administração - Habilitação Comércio Exterior pela Universidade de Caxias do Sul (2000), especialização em Gestão Estratégica em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul (2002), mestrado em Administração (ênfase em Marketing) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e é doutor em Administração (UFRGS - 2010).

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Publicado

2015-05-30

Como Citar

Hastenteufel, C., & Larentis, F. (2015). Análise da rentabilidade de clientes através da margem de contribuição: um estudo em uma empresa de médio porte do setor moveleiro localizada na Serra Gaúcha. Revista Produção E Desenvolvimento, 1(1), 60–76. https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.61

Edição

Seção

Assuntos de Gestão