Análise da rentabilidade de clientes através da margem de contribuição: um estudo em uma empresa de médio porte do setor moveleiro localizada na Serra Gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.61Palavras-chave:
Margem de Contribuição, Análise de Rentabilidade, Clientes, Métodos de Custeio.Resumo
No atual mercado competitivo, conhecer a rentabilidade de cada cliente é peça chave para o sucesso de uma empresa, mas, para chegar neste percentual, é preciso adotar alguns procedimentos. Em detrimento a isso, o estudo efetuado demonstra os procedimentos a serem seguidos para a determinação e análise da rentabilidade dos principais clientes de uma empresa do setor moveleiro. Nesse contexto o presente trabalho foi realizado pelo método de estudo de caso, com o objetivo de demonstrar a importância do conhecimento da rentabilidade dos clientes com base na margem de contribuição, melhorando dessa forma, de maneira eficiente e eficaz seu processo de gerenciamento. Para tanto será apresentado o referencial teórico sobre a análise da rentabilidade de clientes, os métodos de custeio e mensuração da rentabilidade de clientes através da margem de contribuição. Concluindo é proposta a utilização dos dados obtidos e tal proposta é aplicada na empresa de nome fictício Bella.Downloads
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