Contabilidade de Custos para formação de preço de venda: um estudo de caso em uma indústria de suspensões pneumáticas de Caxias do Sul-RS
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.55Palavras-chave:
custos, método de custeio, preço de venda.Resumo
Este estudo procura analisar as contribuições da contabilidade de custos na formação de preço de venda em uma indústria de suspensões pneumáticas. Apresentam-se como principais autores norteadores deste estudo, Crepaldi (2009) e Martins (2003). Esse estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza exploratória, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando o procedimento metodológico de estudo de caso. Ainda, utiliza-se a técnica da entrevista com especialistas da área, com o diretor e um colaborador da empresa. A análise dos dados é com base na pesquisa documental e análise de conteúdo. Apresentam-se ainda cálculos de custo de mão de obra, formação do preço de venda e demonstração da lucratividade, com base nas informações obtidas na empresa, para responder ao problema de pesquisa e propor a proposta de intervenção. Este estudo visa apresentar uma proposta de melhorias na formação de preço de venda, buscando melhorar o desempenho, reduzir os custos, conservar o lucro desenvolvendo novos controles, tendo em vista tornar a empresa estudada mais competitiva. A proposta de intervenção propõe que a empresa crie novos centros de custos, utilize métodos de custeio, critérios de rateio e forme seu preço com base no markup levando em consideração o preço de mercado.Downloads
Referências
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