IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO EFQM NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2019.v5.365

Palavras-chave:

TQM, excelência, ensino superior, autoavaliação, melhoria continua, EFQM

Resumo

Num setor cada vez mais competitivo, como o do ensino, as Instituições de Ensino Superior (IES), dependem cada vez mais, da qualidade dos serviços prestados, dado que o sucesso obtido através da gestão de Qualidade, não depende apenas do reconhecimento dos seus utilizadores, mas sim e cada vez mais, da capacidade de atração de financiamento, assegurando a sustentabilidade presente e futura da organização. Deste modo, não basta apenas, satisfazer os “requisitos mínimos de qualidade”, mas sim, superar as expectativas criadas, o que levanta dificuldades, dada a natureza organizacional muito própria das IES. Atendendo ao desafio criado, as IES, tendem a incorporar na sua estratégia, Sistemas Internos de Garantia da Qualidade (IQAS), com vista a melhoria contínua, do seu desempenho. Recorrendo à metodologia de estudo de caso, pretende-se com o presente trabalho, analisar a aplicabilidade de um IQAS no desempenho organizacional de uma IES, baseado no modelo da European Foundation for Quality Management (EFQM), e implementado numa Escola de Engenharia em Portugal. Procura-se contribuir com uma análise crítica à viabilidade da aplicação do modelo em estudo, destacando-se no final algumas vantagens identificadas, bem como algumas dificuldades encontradas, que poderão ser superadas a partir de um conjunto de medidas aqui sugeridas.

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Publicado

2019-02-22

Como Citar

Santos, R. S., & Abreu, A. C. (2019). IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO EFQM NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL. Revista Produção E Desenvolvimento, 5. https://doi.org/10.32358/rpd.2019.v5.365

Edição

Seção

Assuntos Territoriais