IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO EFQM NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2019.v5.365Palavras-chave:
TQM, excelência, ensino superior, autoavaliação, melhoria continua, EFQMResumo
Num setor cada vez mais competitivo, como o do ensino, as Instituições de Ensino Superior (IES), dependem cada vez mais, da qualidade dos serviços prestados, dado que o sucesso obtido através da gestão de Qualidade, não depende apenas do reconhecimento dos seus utilizadores, mas sim e cada vez mais, da capacidade de atração de financiamento, assegurando a sustentabilidade presente e futura da organização. Deste modo, não basta apenas, satisfazer os “requisitos mínimos de qualidade”, mas sim, superar as expectativas criadas, o que levanta dificuldades, dada a natureza organizacional muito própria das IES. Atendendo ao desafio criado, as IES, tendem a incorporar na sua estratégia, Sistemas Internos de Garantia da Qualidade (IQAS), com vista a melhoria contínua, do seu desempenho. Recorrendo à metodologia de estudo de caso, pretende-se com o presente trabalho, analisar a aplicabilidade de um IQAS no desempenho organizacional de uma IES, baseado no modelo da European Foundation for Quality Management (EFQM), e implementado numa Escola de Engenharia em Portugal. Procura-se contribuir com uma análise crítica à viabilidade da aplicação do modelo em estudo, destacando-se no final algumas vantagens identificadas, bem como algumas dificuldades encontradas, que poderão ser superadas a partir de um conjunto de medidas aqui sugeridas.Downloads
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