OS DESAFIOS DA METROLOGIA POR COORDENADAS NOS PROCESSOS DE CONTROLO DAS ESPECIFICAÇÕES DIMENSIONAIS E GEOMÉTRICAS DE COMPONENTES TÉCNICOS, NO NOVO PARADIGMA DA INDÚSTRIA 4.0
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2018.v4.317Palavras-chave:
fábricas inteligentes, inovação, desenvolvimento tecnológico, metrologia, especificações dimensionais e geométricas, máquinas de medição por coordenadas, indústria 4.0Resumo
Produzir componentes técnicos de grande complexidade e com elevado número de especificações, exige que as empresas possuam meios de controlo expeditos que permitam realizar a avaliação da conformidade. Neste contexto, a metrologia revela-se um importante recurso para apoio aos processos de inovação e desenvolvimento e aos processos produtivos, e permite acompanhar o progresso tecnológico de acordo com os principios da indústria 4.0. Nas empresas, a necessidade de garantir a fiabilidade do processo produtivo, garantindo conformidade dimensional e geométrica dos componentes técnicos, exige à metrologia recursos técnicos cada vez mais sofisticados, garantindo um bom desempenho da função metrológica. Perante a necessidade de garantir conformidade das especificações dimensionais e geométricas dos componentes técnicos, estas podem ser controladas com máquinas de medição por coordenadas, tecnologia que promove controlos rápidos e com capacidade para gerar um grande volume de dados, facilitando a interacção com o processo produtivo, procurando garantir a sua conformidade.Downloads
Referências
FERREIRA, F., VICENTE, J., PEREZ, S. (2013) Evaluation of coordinate measuring machines in the industry, using calibrated artefacts. The Manufacturing Engineering Society International Conference, MESIC 2013, Procedia Engineering v.63, p.659-668, 2013.
ISO 10360-2. Geometrical product specifications (GPS) - Acceptance and reverification tests for coordinate measuring machines (CMM) - Part 2, 2009.
RIBAS, C. Indústria 4.0, a quarta revolução industrial. O Jornal Económico, Julho, Portugal, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico é licenciado sob uma Licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0). Autores e co-autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sem retribuição financeira para os autores, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação.
Os artigos são livres de usar, com suas próprias atribuições de licença CC BY.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.
O editor possui o direito de rejeitar os artigos que no processo de avaliação tenham sido detectados indícios de plágio. Os artigos que tenham sido detectados indícios de plágio posteriormente à publicação, serão excluídos da edição. E a indicação do problema será informada no lugar do texto, mantendo-se a mesma quantidade de paginas.
Esta Revista adota os princípios de conduta ética do Comitê de Ética na Publicação (COPE) da qualidade internacional, bem como os parâmetros de Integridade na Atividade Científica indicados pelo SCOPUS e SCIELO.