PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE OS FATORES DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2018.v4.283Palavras-chave:
escola técnica federal, evasão escolar, docentesResumo
A elevada taxa de evasão escolar é o assunto em destaque nos debates e argumentações relativos às políticas públicas educacionais. O relatório PNUD-2013 revela que o Brasil, em comparação aos 100 países com maior Índice de Desenvolvimento Humano, apresenta uma taxa de 24,3% relativa ao abandono escolar, ocupando a 85° posição no ranking. Em função dessa realidade, a evasão escolar tornou-se um fenômeno abordado por diversos pesquisadores. Este trabalho buscou observar a percepção dos docentes de 04 cursos técnicos a respeito da evasão escolar em uma escola da rede pública federal de ensino. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa. Empregou-se como instrumento para coleta dos dados uma entrevista, de forma presencial, a 12 coordenadores/professores dos cursos. Os resultados apontaram que a ocorrência desse fenômeno é promovida em função da condição socioeconômica e cultural na qual o aluno está inserido. A análise dos dados evidencia que a revitalização do currículo vigente e a implementação de um sistema de reforço escolar podem contribuir efetivamente na amenização da evasão escolar no espaço pesquisado.Downloads
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