PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE OS FATORES DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BRASILEIRA

Autores

  • Cergio Roberto Veiga LATEC Program, Universidade Federal Fluminense
  • Nissia Carvalho Rosa Bergiante Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0001-5131-1253

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2018.v4.283

Palavras-chave:

escola técnica federal, evasão escolar, docentes

Resumo

A elevada taxa de evasão escolar é o assunto em destaque nos debates e argumentações relativos às políticas públicas educacionais. O relatório PNUD-2013 revela que o Brasil, em comparação aos 100 países com maior Índice de Desenvolvimento Humano, apresenta uma taxa de 24,3% relativa ao abandono escolar, ocupando a 85° posição no ranking. Em função dessa realidade, a evasão escolar tornou-se um fenômeno abordado por diversos pesquisadores. Este trabalho buscou observar a percepção dos docentes de 04 cursos técnicos a respeito da evasão escolar em uma escola da rede pública federal de ensino. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa. Empregou-se como instrumento para coleta dos dados uma entrevista, de forma presencial, a 12 coordenadores/professores dos cursos. Os resultados apontaram que a ocorrência desse fenômeno é promovida em função da condição socioeconômica e cultural na qual o aluno está inserido. A análise dos dados evidencia que a revitalização do currículo vigente e a implementação de um sistema de reforço escolar podem contribuir efetivamente na amenização da evasão escolar no espaço pesquisado.

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Biografia do Autor

Nissia Carvalho Rosa Bergiante, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2005), MBA em Engenharia de Segurança do Trabalho (2008), Gerenciamento de Projetos (2009) e Planejamento e Implementação de EAD (2011). Com Mestrado em Engenharia de Produção por esta mesma Universidade (2008). Doutora em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2013).

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Publicado

2018-04-22

Como Citar

Veiga, C. R., & Bergiante, N. C. R. (2018). PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE OS FATORES DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BRASILEIRA. Revista Produção E Desenvolvimento, 4(3), 1–14. https://doi.org/10.32358/rpd.2018.v4.283

Edição

Seção

Artigos