CUSTOS RELACIONADOS COM A QUALIDADE: CONTRIBUTOS PARA O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2018.v4.279Palavras-chave:
custos, qualidade, tecnologia, processo, leanResumo
Na década de 60, a técnica dos Custos Relacionados com a Qualidade (CRQ) surge numa tentativa de provar que a qualidade contribuía para a rentabilidade, que não era um custo, mas um investimento. Porém, os CRQ deixaram de ser contabilizados, dado que os modelos ficaram obsoletos, os benefícios são inquestionáveis e o uso da informação tem sido diminuta e pouco útil para as organizações. Porém, a sociedade do conhecimento e da aprendizagem e as dinâmicas empresariais colocam o problema dos CRQ noutro patamar de análise. Com este artigo pretende-se levantar um conjunto de questões, tais como: as dimensões e as formas de gestão no quadro de alianças, ou outras novas soluções organizacionais; como avaliar os custos da gestão por processos e o valor dos ativos intangíveis; e que custos podem/devem ser autonomizados, que de modo útil suportem as decisões. A quantificação dos CRQ veio estabelecer o elo de ligação destes com os resultados operacionais e financeiros, revelando qua a qualidade aumenta o desempenho das empresas. Todavia, as abordagens aos CRQ necessitam de ser repensadas e desenvolvidas para poderem responder às novas realidades organizacionais. Algumas perspetivas são avançadas e outros desafios são propostos aos investigadores da qualidade e da produção, porque se concluiu existirem potencialidades ainda não exploradas.Downloads
Referências
AKERS, L. Remarks at American Electronics Association Seminar on Quality, Boston, M.A, March 13., 1984.
AMERICAN SOCIETY FOR QUALITY CONTROL, Aircraft-Missile Division. Quality Cost Analysis lmplementation Handbook, Milwaukee, ASQC Press, 1964.
ANTUNES, M. Otimização dos custos relacionados com a qualidade, tese de mestrado, universidade aberta. 1998.
ATKINSON, HAWLEY, HOHNER, G., MUNDT, B., TROXEL, R & WINCHELL, W. Current Trends in Cost of Quality: Linking the Cost of Quality and Continuous Improvement, Montvale, NJ: National Association of Accountants, 1991.
BALME, L. The SGS Total Quality Management Window Concept: an lnnovative Aid Toolfor Managers, EOQ, Helsinki., 1993.
BERLINER, C. & BRIMSORN, J. A. Cost Management for Today’s Advanced Manufacturing, Boston: HBS Press, 1988.
BESTER, Y. Net Value Productivity - NVP; A new approach for quality & productivity economics, 38th EOQ, Lisboa, 1994.
BROOK, R. H. The end of the quality improvement movement: long live improving value. JAMA, v.304, n.16, p.1831-1832, 2010.
BS 6143: Part 1 Guide to the economics of quality: Process cost model, British Standards Institution, London, 1992.
BS 6143: Part 2 Guide to the economics of quality: Prevention, appraisal and failure model, British Standards Institution, London, 1990.
CAMPANELLA, J. Principles of quality costs: Principles, implementation, and use. In ASQ World Conference on Quality and Improvement Proceedings (p. 507). American Society for Quality, 1999.
CAMPANELLA, L. Principies of Quality Costs, 2nd ed., Milwaukee, American Society for Quality Control. 1990.
CROSBY, P. B. Quality is Free, McGraw-Hill, New York, 1979.
CUNHA, J.V & CUNHA, M.P (1999), “Organização: Tese, antítese e síntese”, em M.P Cunha (1999c), Teoria Organizacional, Publicações Dom Quixote, pp.437-470.
DALE, B.G. & PLUNKETT, J. Quality Costing, 2nd ed. Chaprnan & Hall, 1995.
DANFORTH, D. A Common Commitment to Total Quality, Quality Progress, January, pp. 17, 1986.
DAWES, E. W., & CAMPANELLA, J. Quality costs. New concepts and methods. Quality cost: ideas and applications, 2, 1989.
DEMING, W.E. Out of the Crisis: Quality, Productivity and Competitive Position, Cambridge, MA, Massachusetts Institute of Technology, Center of Advanced Engineering Study, 1982.
DOMINGUES, J.P., REQUEIJO, J., & CABRITA, M. R. Reducing Production Costs by Applying Lean Six Sigma Methodolgy: A Case Study. TMQ_Techniques Methodologies and Quality, Número especial, p.25-46, 2016.
FEIGENBAUM, A. V. Total quality-control. Harvard business review, v.34, n.6, p.93-101, 1956.
FEIGENBAUM, A.V. The Challenge of Total Quality Control. Industrial Quality Control, May, p.17, 22-23, 1957.
FINE, C.H. Quality Improvement and Leaming m Production Systems. Management Science, October, p.1301-1315, 1986.
HOWELL, R. & SOUCEY S. Operating Controls in the New Manufacturing Environment. Management Accounting, October, p.25-31, 1987.
JENSEN, C.M. & MECKLING, W.H. Specific and general knowledge and organizational structure. Journal of Applied Corporate Finance, v.8, n.2, p.17-38, 1995.
JURAN, J.M. & GRYNA, F.M. Quality Planning and Analysis. 3rd ed., McGraw-Hill, 1993.
JURAN, J.M. Section 1, The Econornics of Quality. Quaiity Control Handbook, New York: McGraw-Hill, 1951.
JURAN, J.M. Juran on Planning for Quality, The Free Press, 1988.
JURAN, M. & GRYNA, F.M. Quality Planning and Analysis. 3rd ed., New York: McGraw-Hill, 1993.
KAPLAN, R. S. Measurement Manufacturing Performance: A New Challenge for Managerial Accounting Research", The Accounting Review, October, p.686-705, 1993.
KAPLAN, R. S. Yesterday Accounting Undermines Production. Harvard Business Review, July-August, p. 95-101, 1984.
KHANDEKAR, A. S., & SULAKHE, V. N. Six Sigma–The revival Of TQM. International Journal of Mechanical Engineering and Robotics Research, v.3, n.1, p.50-58, 2014.
LILLRANK, P. & KANO, N. Continuous Improvement – Quality circles in japanese industry, Center for Japanese Studies, University of Michigan, 1989.
MASSER, W. J. The Quality Manager and Quality Cost. Industrial Quality Control, October, p.5-8, 1957.
MILLAR, R.M. Breakpoint Business Process Engineering, EOQ, He1sinki, 1993.
MONTGOMERY, D. C. Statistical Quality Control, John Wiley & Sons, Inc, 2009.
MORSE, W.J., ROTH, H.P. & POSTON, K.M. Measuring, Planning, and Controlling Quality Costs, Institute of Management Accountants/ ASQC Quality Press, Milwaukee, 1987.
MURRAY, R. J. The Quest For World Class It Capability It Is Key to Achieving Quality Goals. Information System Management, v.8, n.3, p.7-15, 1991.
NAKAGAWA, M. Gestão Estratégica de Custos: Conceitos, Sistemas e lmplementação, Editora S.A., São Paulo, 1991.
NP 4239 Bases para a quantificação dos custos da qualidade, Instituto Português da Qualidade, 1994
PEREIRA, L., TENERA, A., & WEMANS, J. Insights on Individual's Risk Perception for Risk Assessment in Web-based Risk Management Tools. Procedia Technology, v.9, 886-892, 2013.
PIRES, A. R. Sistema da Qualidade e Situação Económica", Qualidade, Dezembro, p.12-14, 1993.
PIRES, A.M.R. Sistemas de Gestão da Qualidade, Edições Sílabo, Lisboa, 2016.
PIRES, A.M.R. Revisitando os custos relacionados com a qualidade”, Atas do 13º CIBEM 2017, Artigo 144, 2017.
PIRES, A.R, NOVAS, J. SARAIVA, M. & COELHO, A. How companies use the information about quality-related costs”, Total Quality Management & Business Excellence, v.28, n.5, p.501–521, 2017.
PLUNKETT, J.J. & DALE B.G. A Review of the Literature on Quality Related Costs. International Journal o] Quality and Reliability Management, v.4, n.1, p 40-52, 1988.
PORTER, M. Strategy and Internet. Harvard Business Review, march, p.63-79, 2001.
ROONEY, E. M. & ROGERSON, H. Simpliquality, A self-appraisal kit for identifying and measuring quality related costs in manufacturing industry, The Chartered Institute of Management Accountants, Londo, 1991.
RUTHERFORD, G. Quality Control in Industry Methods and Systems, New York, Pitman Publishing Corpo, 1948.
SALVADA, P., CARNEIRO, M., & MOURÃO, A. The lean thinking application in aircraft maintenance. TMQ_Techniques Methodologies and Quality, Número especial, p.65-85, 2016.
SCHNEIDERMAN, A. M. Optimum Quality Costs and Zero Defects: Are They Contradictory Concepts?. Quality Progress, November, p.28-31, 1986.
SCHNEIDERMAN, A. M. Setting Quality Goals, Quality Progress, April, p. 51-57, 1988.
SIMPSON, B. & MUTHLER D. L. Quality Costs: Facilitating the Quality lnitiatives, Journal of Cost Management, Spring, p.25-34, 1987.
SMITH, W.B. Total Customer Satisfaction, EOQ, Helsinki, 1993.
SULLIVAN, E. E., OWENS, D. A. Catching a glimpse of quality costs today Quality Progress, December, p. 21-24, 1983.
SUZAKI, K. Gestão de Operações Lean: Metodologias Kaizen para a Melhoria Contínua. LeanOp. Inc. Mansores, Portugal, 2010.
TAGUCHI, G. System of Experimental Design, (VoIs 1 e 2), UnipublKraus International, 1987.
TASSINARI, M. L' analyse de la valeur dans la constrution de la Qualité; 29a Conference, EOQ, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Produção e Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico é licenciado sob uma Licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0). Autores e co-autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sem retribuição financeira para os autores, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação.
Os artigos são livres de usar, com suas próprias atribuições de licença CC BY.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.
O editor possui o direito de rejeitar os artigos que no processo de avaliação tenham sido detectados indícios de plágio. Os artigos que tenham sido detectados indícios de plágio posteriormente à publicação, serão excluídos da edição. E a indicação do problema será informada no lugar do texto, mantendo-se a mesma quantidade de paginas.
Esta Revista adota os princípios de conduta ética do Comitê de Ética na Publicação (COPE) da qualidade internacional, bem como os parâmetros de Integridade na Atividade Científica indicados pelo SCOPUS e SCIELO.