DETECÇÃO DE INCIDENTES EM UM TÚNEL URBANO CONGESTIONADO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TÚNEL REBOUÇAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Marina Leite de Barros Baltar Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Paulo Cezar Martins Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-4578-0365

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2017.v3.243

Palavras-chave:

Incidentes, túnel urbano, sistemas inteligentes de transporte

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um método teórico que elimine o grande número de alarmes falsos resultantes de paradas por congestionamento nos sistemas de detecção automática de incidentes instalados em túneis urbanos com grande fluxo. Esse método levou em consideração o conceito de ondas de choque com a finalidade de prever o momento que essa onda atingirá um determinado ponto no túnel. Após o desenvolvimento dessa metodologia, foi realizado um estudo de caso no Túnel Rebouças, localizado na Cidade do Rio de Janeiro. Nesse túnel há instalado um sistema de detecção automática de incidente que gera diversos alarmes falsos no horário de pico. Como resultado, observou-se que é possível reduzir a taxa de alarmes falsos a partir da previsão das ondas de choque que atingem as galerias do túnel..

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Biografia do Autor

Marina Leite de Barros Baltar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado pelo Programa de Engenharia de Transporte da COPPE/UFRJ. 

Paulo Cezar Martins Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ph.D., Professor do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Baltar, M. L. de B., & Ribeiro, P. C. M. (2017). DETECÇÃO DE INCIDENTES EM UM TÚNEL URBANO CONGESTIONADO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TÚNEL REBOUÇAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Revista Produção E Desenvolvimento, 3(3), 86–100. https://doi.org/10.32358/rpd.2017.v3.243

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