Mediadores de leitura no hospital pediátrico: relatos de sua prática

Autores

  • Eileen Pfeiffer Flores Universidade de Brasília
  • Beatriz Leão Yamada sem filiação no momento
  • Victor Guevara Loyola de Souza Sem filiação no momento
  • Adriana de Rezende Dias Secretaria de Saúde do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2017.v3.220

Palavras-chave:

Mediadores de leitura, Voluntários, Hospital, Crianças, Brasil

Resumo

Este estudo investigou as concepções de nove voluntários de uma organização não-governamental acerca de sua prática de mediação de leitura no contexto hospitalar. Por meio de mapas conceituais, foram analisadas as entrevistas semiestruturadas feitas com cada mediador, resultando em 376 proposições, cujo agrupamento semântico resultou em 13 categorias. Os resultados mostram que os mediadores relacionam sua atuação ao altruísmo e conceituam sobretudo como uma maneira de trazer alívio e alegria em um ambiente visto como extremamente aversivo. São feitas poucas menções aos benefícios que seriam específicos da mediação de leitura.  O estudo permite conhecer melhor alguns desafios específicos da mediação de leitura em contexto hospitalar e sugerir estratégias para a formação inicial e continuada de mediadores no futuro. 

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Biografia do Autor

Eileen Pfeiffer Flores, Universidade de Brasília

Professora-Adjunta no Departamento de Processos Psicológicos Básicos e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília.

Beatriz Leão Yamada, sem filiação no momento

Graduada em Psicologia. Especialização em Neuropsicologia e Ciências Cognitivas.

Victor Guevara Loyola de Souza, Sem filiação no momento

Graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Especialização em Clínica Comportamental pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento.

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

Flores, E. P., Yamada, B. L., Loyola de Souza, V. G., & Dias, A. de R. (2017). Mediadores de leitura no hospital pediátrico: relatos de sua prática. Revista Produção E Desenvolvimento, 3(2), 21–37. https://doi.org/10.32358/rpd.2017.v3.220

Edição

Seção

Artigos