Mediadores de leitura no hospital pediátrico: relatos de sua prática
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2017.v3.220Palavras-chave:
Mediadores de leitura, Voluntários, Hospital, Crianças, BrasilResumo
Este estudo investigou as concepções de nove voluntários de uma organização não-governamental acerca de sua prática de mediação de leitura no contexto hospitalar. Por meio de mapas conceituais, foram analisadas as entrevistas semiestruturadas feitas com cada mediador, resultando em 376 proposições, cujo agrupamento semântico resultou em 13 categorias. Os resultados mostram que os mediadores relacionam sua atuação ao altruísmo e conceituam sobretudo como uma maneira de trazer alívio e alegria em um ambiente visto como extremamente aversivo. São feitas poucas menções aos benefícios que seriam específicos da mediação de leitura. O estudo permite conhecer melhor alguns desafios específicos da mediação de leitura em contexto hospitalar e sugerir estratégias para a formação inicial e continuada de mediadores no futuro.Downloads
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