IMPACTOS DA DUPLICAÇÃO DE UMA RODOVIA FEDERAL SOBRE A MOBILIDADE E A ACESSIBILIDADE EM UMA PEQUENA CIDADE NORDESTINA

Autores

  • Maurício Oliveira de Andrade Universidade Federal de Pernambuco
  • Luiza Medeiros Tavares Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2017.v3.214

Palavras-chave:

duplicação de rodovia, efeito barreira, mobilidade urbana

Resumo

Este artigo busca identificar os principais impactos na mobilidade e acessibilidade local percebidos pela população de uma pequena cidade após a duplicação de uma rodovia federal. O modelo de travessia urbana adotado configura uma barreira, que exige a adoção de medidas mitigadoras para diminuir seus impactos no funcionamento da cidade e os conflitos entre o tráfego local e o tráfego de passagem. A metodologia aborda as alterações de hábitos de mobilidade na cidade antes e depois da duplicação da rodovia, levantando dados sobre a modificação dos percursos diários, o tempo de deslocamento, e a identificação da rodovia duplicada como barreira urbanística, buscando contrapor esses dados com as soluções adotadas no projeto. O projeto de duplicação do trecho da BR 101 que passa pelo município de Goianinha, Rio Grande do Norte, apresenta características que privilegiam o trânsito de passagem em detrimento da população.  Como resultados, efeitos indiretos e de longo prazo começam a ser percebidos pelos entrevistados, ao identificarem quebra da continuidade das relações sociais e econômicas entre as partes da cidade , assim como, um início de mudança de hábitos e locais de compras, forçados por alterações no uso do solo, que começam a ocorrer nas margens da rodovia. 

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Biografia do Autor

Maurício Oliveira de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro Civil (UFPE-1978), Mestre em Engenharia Civil - Transportes (UFPE-2006) e Doutor em Engenharia Civil - Transportes (UFPE-2012). Professor da Escola Politécnica de Pernambuco (UPE- 2007 a 2009) das disciplinas de Estradas 1, 2 e Pavimentos Rígidos; Professor Assistente da UFPE - CAA (2010 a fev/2013) das disciplinas de Estradas 1, 2, Topografia 1 e 2 e Tópicos de Transportes (Planejamento) e Professor Adjunto do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE (março/2013 a atual), lecionando disciplinas de Gestão das Infraestruturas e Tópicos de Transportes (Geografia dos Sistemas de Transportes) na graduação em Engenharia Civil e Transportes e Desenvolvimento Regional e Gestão das Infraestruturas Urbanas na Pós-graduação em Engenharia Civil. Tem 30 anos de experiência na área de consultoria de engenharia (1979 a 2009), com ênfase em Engenharia de Transportes, atuando principalmente em planejamento urbano, de sistemas viários e de transportes e no detalhamento de projetos rodoviários e de vias urbanas. Coordenou como Superintendente de Infraestruturas de

Luiza Medeiros Tavares, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e mestrado em Engenharia Civil, na área de Gestão de Infraestruturas de Transporte pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de projetos arquitetônico e urbanos, arquitetura de interiores e produção de maquetes eletrônicas.

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

de Andrade, M. O., & Tavares, L. M. (2017). IMPACTOS DA DUPLICAÇÃO DE UMA RODOVIA FEDERAL SOBRE A MOBILIDADE E A ACESSIBILIDADE EM UMA PEQUENA CIDADE NORDESTINA. Revista Produção E Desenvolvimento, 3(3), 101–116. https://doi.org/10.32358/rpd.2017.v3.214

Edição

Seção

Artigos