IMPACTOS DA DUPLICAÇÃO DE UMA RODOVIA FEDERAL SOBRE A MOBILIDADE E A ACESSIBILIDADE EM UMA PEQUENA CIDADE NORDESTINA
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2017.v3.214Palavras-chave:
duplicação de rodovia, efeito barreira, mobilidade urbanaResumo
Este artigo busca identificar os principais impactos na mobilidade e acessibilidade local percebidos pela população de uma pequena cidade após a duplicação de uma rodovia federal. O modelo de travessia urbana adotado configura uma barreira, que exige a adoção de medidas mitigadoras para diminuir seus impactos no funcionamento da cidade e os conflitos entre o tráfego local e o tráfego de passagem. A metodologia aborda as alterações de hábitos de mobilidade na cidade antes e depois da duplicação da rodovia, levantando dados sobre a modificação dos percursos diários, o tempo de deslocamento, e a identificação da rodovia duplicada como barreira urbanística, buscando contrapor esses dados com as soluções adotadas no projeto. O projeto de duplicação do trecho da BR 101 que passa pelo município de Goianinha, Rio Grande do Norte, apresenta características que privilegiam o trânsito de passagem em detrimento da população. Como resultados, efeitos indiretos e de longo prazo começam a ser percebidos pelos entrevistados, ao identificarem quebra da continuidade das relações sociais e econômicas entre as partes da cidade , assim como, um início de mudança de hábitos e locais de compras, forçados por alterações no uso do solo, que começam a ocorrer nas margens da rodovia.Downloads
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