Vantagens e dificuldades de transporte por fretamento como um facilitador da educação universitária no nordeste do Brasil

Autores

  • Maurício Oliveira de Andrade Universidade Federal de Pernambuco
  • Leonardo Herszon Meira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2017.v3.212

Palavras-chave:

Acessibilidade, deslocamento, Transporte por fretamento, Transporte ao Campus

Resumo

Este artigo revela as características de viagem, custos diretos/indiretos e tempos de viagem, percepções dos usuários da UFPE com relação à confiabilidade, conforto e segurança, e impacto sobre a qualidade do desempenho acadêmico de estudantes do Centro Acadêmico do Agreste, localizado em Caruaru, Brasil, que tem 3.000 estudantes de 70 cidades. Quase 50% desses estudantes vivem em cidades localizadas dentro de 100 km de Caruaru para três horas e comutar em média (ida e volta). Estas viagens são, em sua maioria, realizadas por transporte interurbano não regular, fretado por usuários ou municípios. Em termos operacionais, estes tipos de transporte aparentam inadequados, mas tornam possível o acesso ao ensino superior de porção significativa de estudantes, mantendo-os moradores de suas cidades natais.

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Biografia do Autor

Maurício Oliveira de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro Civil (UFPE-1978), Mestre em Engenharia Civil - Transportes (UFPE-2006) e Doutor em Engenharia Civil - Transportes (UFPE-2012). Professor da Escola Politécnica de Pernambuco (UPE- 2007 a 2009) das disciplinas de Estradas 1, 2 e Pavimentos Rígidos; Professor Assistente da UFPE - CAA (2010 a fev/2013) das disciplinas de Estradas 1, 2, Topografia 1 e 2 e Tópicos de Transportes (Planejamento) e Professor Adjunto do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE (março/2013 a atual), lecionando disciplinas de Gestão das Infraestruturas e Tópicos de Transportes (Geografia dos Sistemas de Transportes) na graduação em Engenharia Civil e Transportes e Desenvolvimento Regional e Gestão das Infraestruturas Urbanas na Pós-graduação em Engenharia Civil. Tem 30 anos de experiência na área de consultoria de engenharia (1979 a 2009), com ênfase em Engenharia de Transportes, atuando principalmente em planejamento urbano, de sistemas viários e de transportes e no detalhamento de projetos rodoviários e de vias urbanas. Coordenou como Superintendente de Infraestruturas de outubro de 2012 a outubro de 2015, os projetos e obras de ampliação das infraestruturas físicas dos campi da UFPE em Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru.

Leonardo Herszon Meira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2003). Fez Mestrado em Engenharia Civil na área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas pela UFPE (2007) e Doutorado em Engenharia Civil na área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas pela UFPE (2013). Possui experiência profissional na área de construção e reforma de escolas públicas (2003-2006), Engenheiro de Tráfego da Prefeitura de Olinda-PE (2006-2007), Técnico Regulador em Transportes da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco - ARPE (2007-2010), consultor na área de mobilidade urbana, planejamento dos transportes, engenharia de tráfego e redes de transporte público. Desde 2010 é professor da UFPE e em 2015 passou a ser Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGEC da UFPE.

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

Andrade, M. O. de, & Meira, L. H. (2017). Vantagens e dificuldades de transporte por fretamento como um facilitador da educação universitária no nordeste do Brasil. Revista Produção E Desenvolvimento, 3(1), 43–59. https://doi.org/10.32358/rpd.2017.v3.212

Edição

Seção

Assuntos Territoriais