Proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização

Autores

  • Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • João Guilherme Rodrigues Mendonça UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.197

Palavras-chave:

Bilinguismo, Alfabetização, Libras

Resumo

O ensino e uso da LIBRAS, na educação dos surdos, são imprescindíveis para o seu desenvolvimento, construção da sua identidade, autonomia, além da comunicação com o mundo. A aquisição da língua portuguesa faz parte do currículo das escolas regulares, e o domínio dela estabelece uma relação entre a língua e a sociedade, que se constitui pela maioria sendo ouvintes e usuárias da mesma. Existe uma preocupação voltada para a educação dos surdos, principalmente na etapa da alfabetização, que consequentemente se estende por todo o ensino regular, onde a maioria dos alunos surdos estão concluído o ensino médio sem saber ler e/ou produzir na língua portuguesa. Essa problemática afeta o desenvolvimento social desses sujeitos, uma vez que a língua portuguesa ainda é cobrada como se fosse à língua materna do surdo, não respeitando sua cultura, que tem como primeira língua a LIBRAS. O objetivo dessa pesquisa tem como finalidade verificar os métodos e técnicas no processo de alfabetização de surdos e buscar outros modelos, baseado na teoria bilíngue, garantindo a aquisição da LIBRAS, como uma língua natural e o ensino na língua portuguesa numa metodologia de segunda língua, para que de fato a aquisição da leitura e escrita se concretize.

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Biografia do Autor

Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret, UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Mestranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR, Especialista em Tradução e Interpretação da LIBRAS pela Faculdade Santo André – FASA e Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, Licenciada em Pedagogia – Habilitação em Magistério das Séries Iniciais e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação de Jaru – UNICENTRO. Tradutora Intérprete de Linguagem de Sinais do Instituto Federal de Educação Ciência  e Tecnologia –IFRO.

João Guilherme Rodrigues Mendonça, UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Pós-doutorando em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP); Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara (UNESP). Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Especialista em Gestão Escolar e Psicomotricidade. Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física de Volta Redonda e em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Atua há mais de 26 anos no Ensino Superior na Universidade Federal de Rondônia em atividades ligadas á docência nos Cursos de Graduação em Educação Física, Psicologia e Pedagogia. Atualmente é docente no Mestrado Profissional em Educação Escolar e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil/UNIR. Membro do Grupo de estudos do desenvolvimento e da cultura corporal - UNIR e do Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX) – UNESP

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Moret, M. C. F. F., & Mendonça, J. G. R. (2016). Proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização. Revista Produção E Desenvolvimento, 2(3), 14–20. https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.197

Edição

Seção

Assuntos Territoriais