Proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.197Palavras-chave:
Bilinguismo, Alfabetização, LibrasResumo
O ensino e uso da LIBRAS, na educação dos surdos, são imprescindíveis para o seu desenvolvimento, construção da sua identidade, autonomia, além da comunicação com o mundo. A aquisição da língua portuguesa faz parte do currículo das escolas regulares, e o domínio dela estabelece uma relação entre a língua e a sociedade, que se constitui pela maioria sendo ouvintes e usuárias da mesma. Existe uma preocupação voltada para a educação dos surdos, principalmente na etapa da alfabetização, que consequentemente se estende por todo o ensino regular, onde a maioria dos alunos surdos estão concluído o ensino médio sem saber ler e/ou produzir na língua portuguesa. Essa problemática afeta o desenvolvimento social desses sujeitos, uma vez que a língua portuguesa ainda é cobrada como se fosse à língua materna do surdo, não respeitando sua cultura, que tem como primeira língua a LIBRAS. O objetivo dessa pesquisa tem como finalidade verificar os métodos e técnicas no processo de alfabetização de surdos e buscar outros modelos, baseado na teoria bilíngue, garantindo a aquisição da LIBRAS, como uma língua natural e o ensino na língua portuguesa numa metodologia de segunda língua, para que de fato a aquisição da leitura e escrita se concretize.Downloads
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