Pacto pelo ensino médio e currículo: reflexões a partir dos cadernos de formação e relatório final do PNEM Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.164Palavras-chave:
PNEM/Rondônia, currículo, educação.Resumo
A vocação deste artigo é a de problematizar as dimensões do currículo do Ensino Médio existentes na formação continuada do governo federal intitulada “Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - PNEM”, destinado aos docentes da rede de ensino estadual de Rondônia. Essa formação permitiu ver com outros olhos as ações pedagógicas dos professores com os sujeitos da última etapa da Educação Básica. Para tanto, se adota uma abordagem qualitativa, e seu percurso metodológico apoia-se nas análises dos cadernos da formação utilizados pelos cursistas e no relatório final elaborado pelo coordenador pedagógico do programa, no estado de Rondônia. Mesmo estando a nossa pesquisa ainda em desenvolvimento, na fase de fundamentação teórica e coleta de dados, apoiamo-nos na teoria Multiculturalista, assim como na pedagogia de Freire, que traz à tona a leitura crítica, a problematização e a intervenção na realidade. Entendemos que as políticas de currículo são híbridas, polifônicas, produzidas por discursos que circulam em diferentes espaços-tempo educacionais. Compreendemos que o currículo como um instrumento social é construído coletivamente, com a participação de cada sujeito para fazer valer a qualidade da Educação nos territórios do Ensino Médio.PALAVRAS-CHAVE: PNEM/Rondônia, currículo, educação.Downloads
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