Pacto pelo ensino médio e currículo: reflexões a partir dos cadernos de formação e relatório final do PNEM Rondônia

Autores

  • Mirian de Oliveira Bertotti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Robson Fonseca Simões Doutor em Educação. Professor do Departamento de Ciências da Educação, Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Porto Velho. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEE/MEPE/UNIR).

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.164

Palavras-chave:

PNEM/Rondônia, currículo, educação.

Resumo

A vocação deste artigo é a de problematizar as dimensões do currículo do Ensino Médio existentes na formação continuada do governo federal intitulada “Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - PNEM”, destinado aos docentes da rede de ensino estadual de Rondônia. Essa formação permitiu ver com outros olhos as ações pedagógicas dos professores com os sujeitos da última etapa da Educação Básica. Para tanto, se adota uma abordagem qualitativa, e seu percurso metodológico apoia-se nas análises dos cadernos da formação utilizados pelos cursistas e no relatório final elaborado pelo coordenador pedagógico do programa, no estado de Rondônia. Mesmo estando a nossa pesquisa ainda em desenvolvimento, na fase de fundamentação teórica e coleta de dados, apoiamo-nos na teoria Multiculturalista, assim como na pedagogia de Freire, que traz à tona a leitura crítica, a problematização e a intervenção na realidade. Entendemos que as políticas de currículo são híbridas, polifônicas, produzidas por discursos que circulam em diferentes espaços-tempo educacionais. Compreendemos que o currículo como um instrumento social é construído coletivamente, com a participação de cada sujeito para fazer valer a qualidade da Educação nos territórios do Ensino Médio.PALAVRAS-CHAVE: PNEM/Rondônia, currículo, educação.

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Biografia do Autor

Mirian de Oliveira Bertotti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Professora de Língua Portuguesa e Literatura brasileira.Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

Bertotti, M. de O., & Simões, R. F. (2016). Pacto pelo ensino médio e currículo: reflexões a partir dos cadernos de formação e relatório final do PNEM Rondônia. Revista Produção E Desenvolvimento, 2(2), 1–10. https://doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.164

Edição

Seção

Assuntos Territoriais