A A divulgação da responsabilidade social: análise dos websites das câmaras municipais portuguesas

Autores

  • Inna Paiva Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
  • Francisca Lopes Monteiro Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), 0649-026, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2025.v11.727

Palavras-chave:

Divulgação, responsabilidade social, Website, Portugal, Câmaras Municipais

Resumo

Objetivo: O presente estudo tem como objetivo estudar os fatores da divulgação de informação de responsabilidade social efetuada pelas Câmaras Municipais portuguesas, nos seus websites. Metodologia: Foram analisados os websites de 302 Câmaras Municipais portuguesas. A recolha dos dados tem por base cinco indicadores de medição e avaliação da informação divulgada: o meio de divulgação, a acessibilidade, a localização, a variedade do conteúdo e a quantidade de conteúdo. Adicionalmente, procurou-se cruzar os resultados com dados característicos, sociais e financeiros, dos municípios. Resultados: Os resultados principais fornecem evidência de que os municípios com um maior número de empresas, pertencentes à indústria transformadora, apresentam uma maior divulgação da informação de responsabilidade social nos seus websites. Limitações/implicações: O presente estudo averigua como ocorre a divulgação de Responsabilidade Social nos websites das entidades públicas, a um nível local, em Portugal e quais são os fatores que a influenciam. Originalidade/Valor do paper: O presente estudo contribui para a literatura, na medida em que identifica que as empresas pertencentes à indústria transformadora e a população influenciam a realização da divulgação de informação de responsabilidade social, nos websites das Câmaras Municipais portuguesas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adelopo, I., Cea Moure, R., Vargas Preciado, L., & Obalola, M. (2012). Determinants of Web‐accessibility of Corporate Social Responsibility Communications. Journal of Global Responsibility, 3(2), 235–247. https://doi.org/10.1108/20412561211260539

Chen, S., & Bouvain, P. (2008). Is corporate responsibility converging? A comparison of corporate responsibility reporting in the USA, UK, Australia, and Germany. Journal of Business Ethics, 87(S1), 299–317. https://doi.org/10.1007/s10551-008-9794-0

Cho, C.H., Phillips, J.R., Hageman, A.M. & Patten, D.M. (2009). Media richness, user trust, and perceptions of corporate social responsibility: An experimental investigation of visual web site disclosures, Accounting, Auditing & Accountability Journal, 22(6), 933-952. https://doi.org/10.1108/0951357091098048

Chong, S., Ali, I. & Lodhia, S.K. (2016). A model for gauging the prominence of web-based CSR disclosure, Pacific Accounting Review, 28(4), 431–445. https://doi.org/10.1108/par-02-2016-0016.

Chong, S. & Rahman, A. (2020). Web-based impression management? salient features for CSR disclosure prominence, Sustainability Accounting, Management and Policy Journal, 11(1), 99–136. https://doi.org/10.1108/sampj-08-2018-0221.

Cormier, D., Ledoux, M.-J., & Magnan, M. (2008). The use of web sites as a disclosure platform for corporate performance. International Journal of Accounting Information Systems, 10(1), 1–24. https://doi.org/10.1016/j.accinf.2008.04.002

Freeman, R. E., & McVea, J. (2001). A stakeholder approach to strategic management. SSRN Electronic Journal. https://doi.org/10.2139/ssrn.263511

Gao, S., & Zhang, J. (2001). A Comparative Study of Stakeholder Engagement Approaches in Social Auditing. In Perspectives on corporate citizenship. essay, Greenleaf Pub.

Herzig, C., & Godemann, J. (2010). Internet‐supported sustainability reporting: Developments in Germany. Management Research Review, 33(11), 1064–1082. https://doi.org/10.1108/01409171011085903

ISO 26000 - Social Responsibility. ISO. (2020, November 30). https://www.iso.org/iso-26000-social-responsibility.html

Joseph, C., Pilcher, R., & Taplin, R. (2014). Malaysian Local Government Internet Sustainability Reporting. Pacific Accounting Review, 26(1/2), 75–93. https://doi.org/10.1108/par-07-2013-0071

Kaur, A. & Lodhia, S. (2018). Stakeholder engagement in Sustainability Accounting and Reporting, Accounting, Auditing & Accountability Journal, 31(1), 338–368. https://doi.org/10.1108/aaaj-12-2014-1901.

Lodhia, S. K. (2004). Corporate Environmental Reporting Media: A case for the world wide web. Electronic Green Journal, 1(20). https://doi.org/10.5070/g312010553

Lodhia, S. (2009). The World Wide Web and its potential for corporate environmental communication: A study into present practices in the Australian Minerals Industry. The International Journal of Digital Accounting Research, 6(11), 65-94. https://doi.org/10.4192/1577-8517-v6_3.

Lodhia, S. (2014) “Factors influencing the use of the World Wide Web for Sustainability Communication: An australian mining perspective,” Journal of Cleaner Production, 84, pp. 142–154. Available at: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.08.085.

Palma, M., Lourenço, I. C., & Branco, M. C. (2021). Web-based sustainability reporting by family companies: The role of the richest European families. Accounting Forum, 46(4). https://doi.org/10.1080/01559982.2021.1979331

Pordata. (2021). População residente. https://www.pordata.pt/municipios/populacao+residente+total-359 (Accessed: February 20, 2023).

Portal autárquico. (2023). Portal Autárquico. Available at: http://www.portalautarquico.dgal.gov.pt/ (Accessed: February 20, 2023).

The global leader for impact reporting (no date) GRI - Home. Available at: https://www.globalreporting.org/ (Accessed: March 18, 2023).

Tsang, A., Wang, K. T., Wu, Y., & Lee, J. (2022). Nonfinancial Corporate Social Responsibility Reporting and Firm Value: International Evidence on the Role of Financial Analysts. European Accounting Review, 33(2), 399–434. https://doi.org/10.1080/09638180.2022.2094435

Unerman, J. & Bennett, M. (2004). Increased stakeholder dialogue and the internet: Towards greater corporate accountability or reinforcing capitalist hegemony?. Accounting, Organizations and Society, 29(7), 685–707. https://doi.org/10.1016/j.aos.2003.10.009.

United Nations. (2022). Agenda 2021: Sustainable development knowledge platform. United Nations. https://sustainabledevelopment.un.org/outcomedocuments/agenda21

van der Laan Smith, J., Adhikari, A., & Tondkar, R. H. (2005). Exploring differences in social disclosures internationally: A stakeholder perspective. Journal of Accounting and Public Policy, 24(2), 123–151. https://doi.org/10.1016/j.jaccpubpol.2004.12.007

Downloads

Publicado

2025-03-28

Como Citar

Paiva, I., & Lopes Monteiro, F. (2025). A A divulgação da responsabilidade social: análise dos websites das câmaras municipais portuguesas. Revista Produção E Desenvolvimento, 11(1), e727. https://doi.org/10.32358/rpd.2025.v11.727

Edição

Seção

Editoria Associada