O papel das instituições acadêmicas no desenvolvimento regional: uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2024.v10.711Palavras-chave:
instituições acadêmicas, universidades, universidades engajadas, desenvolvimento regional, bibliometriaResumo
Objetivo: análise do panorama da produção científica sobre as relações entre instituições acadêmicas e desenvolvimento regional considerando os parâmetros da bibliometria. Metodologia/Abordagem: pesquisa de natureza quantitativa e empírica com finalidade exploratória e abordagem bibliométrica visando a mensuração e o diagnóstico dos temas selecionados. Resultados: a análise de 1.109 artigos científicos no período de 1937 a 2023 revelou o interesse crescente dos pesquisadores nos temas e mostrou que as instituições acadêmicas são centrais na configuração e promoção do progresso regional, já que contribuem para além do ensino formal, tornando-se agentes catalisadores de pesquisa, inovação, expertise estratégica e engajamento comunitário. Limitação/Implicação da Pesquisa: estudo bibliométrico a partir da base Scopus que é de amplo espectro, podendo ser complementado por novos estudos bibliométricos sobre os temas selecionados incorporando outras bases de dados, ou ainda por estudos de revisão sistemática de literatura, de modo a permitir análises em profundidadade dos principais resultados obtidos. Originalidade/Valor do Artigo: mapeamento da evolução dos temas selecionados na literatura científica de maneira articulada revelando impactos, aspectos críticos e tendências e ao mesmo tempo evidenciando os padrões de interação entre pesquisadores, universidades, organizações e países colaborando, assim, para o avanço da pesquisa acadêmica no campo das Ciências Sociais Aplicadas.Downloads
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