O papel das instituições acadêmicas no desenvolvimento regional: uma análise bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2024.v10.711

Palavras-chave:

instituições acadêmicas, universidades, universidades engajadas, desenvolvimento regional, bibliometria

Resumo

Objetivo: análise do panorama da produção científica sobre as relações entre instituições acadêmicas e desenvolvimento regional considerando os parâmetros da bibliometria. Metodologia/Abordagem: pesquisa de natureza quantitativa e empírica com finalidade exploratória e abordagem bibliométrica visando a mensuração e o diagnóstico dos temas selecionados.  Resultados: a análise de 1.109 artigos científicos no período de 1937 a 2023 revelou o interesse crescente dos pesquisadores nos temas e mostrou que as instituições acadêmicas são centrais na configuração e promoção do progresso regional, já que contribuem para além do ensino formal, tornando-se agentes catalisadores de pesquisa, inovação, expertise estratégica e engajamento comunitário. Limitação/Implicação da Pesquisa: estudo bibliométrico a partir da base Scopus que é de amplo espectro, podendo ser complementado por novos estudos bibliométricos sobre os temas selecionados incorporando outras bases de dados, ou ainda por estudos de revisão sistemática de literatura, de modo a permitir análises em profundidadade dos principais resultados obtidos. Originalidade/Valor do Artigo: mapeamento da evolução dos temas selecionados na literatura científica de maneira articulada revelando impactos, aspectos críticos e tendências e ao mesmo tempo evidenciando os padrões de interação entre pesquisadores, universidades, organizações e países colaborando, assim, para o avanço da pesquisa acadêmica no campo das Ciências Sociais Aplicadas.

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Biografia do Autor

Marta Lúcia Azevedo Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutora em Ciências em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE/UFRJ), possui Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (CEFET-RJ) e Graduação em Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV-RJ) com especialização em Marketing (EPGE/FGV-RJ). Docente e pesquisadora do CEFET-RJ vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPDSP), é líder do grupo de pesquisa Cooperação Tecnológica, Inovação e Desenvolvimento e foi coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) de 2017 a 2019. É representante institucional na Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia (REPICT) ligada à Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (REDETEC) e membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). É pesquisadora do Observatório Socioeconômico dos Municípios Produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (OBPETRO), tendo participado como docente do Plano Nacional de Qualificação Profissional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PNQP/PROMINP) de 2007 a 2009.

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Publicado

2024-03-01

Como Citar

Silva, M. E. de F., & Ferreira, M. L. A. (2024). O papel das instituições acadêmicas no desenvolvimento regional: uma análise bibliométrica. Revista Produção E Desenvolvimento, 10(1), e711. https://doi.org/10.32358/rpd.2024.v10.711

Edição

Seção

Estudos bibliométricos e cientométricos