A percepção discente sobre sustentabilidade em uma universidade brasileira da cidade Nova Iguaçu
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2023.v9.684Palavras-chave:
educação ambiental, sustentabilidade, ensino superiorResumo
Objetivo: Este artigo tem como objetivo investigar a percepção dos estudantes de uma instituição de ensino superior de Nova Iguaçu (RJ) sobre a sustentabilidade ambiental levando em consideração os objetivos do desenvolvimento sustentável, especificamente o objetivo do desenvolvimento sustentável (ODS) 4 - educação de qualidade. Metodologia/Abordagem: O estudo é exploratório de natureza qualitativa com foco em responder questões em um nível de realidade que não pode ser quantificado, trata-se de um estudo observacional realizado através de um corte transversal para análise de conteúdo feita através de um questionário direcionado a 20 alunos. Resultados: Os resultados da pesquisa corroboram para garantir que as instituições de ensino são necessárias para o processo de conscientização, reforçando o debate sobre a sustentabilidade. Surge também a necessidade de combinar múltiplas dimensões sociais, ecológicas, psicológicas, políticas, ético-filosóficas, culturais, económicas e tecnológicas, talvez utilizando a extensão universitária como eixo de prática transversal e interdisciplinar, para promover o pensamento sustentável. Limitação/implicação da pesquisa: O número de respondentes foi considerou o critério de saturação em pesquisas de natureza qualitativa. Originalidade/Valor do artigo: A educação ambiental em instituições de ensino é fundamental para estabelecer bases sólidas em favor da sustentabilidade e da formação do pensamento crítico em relação às questões ambientais.Downloads
Referências
Biermann, F., Hickmann, T., Sénit, C. A., Beisheim, M., Bernstein, S., Chasek, P., & Wicke, B. (2022). Scientific evidence on the political impact of the Sustainable Development Goals. Nature Sustainability, 5(9), 795-800. https://doi.org/10.1038/s41893-022-00909-5.
Burch, G. F., Burch, J. J., & Womble, J. (2017). Student engagement: an empirical analysis of the effects of implementing mandatory web-based learning systems. Organization Management Journal, 14(2), 116-125. https://doi.org/10.1080/15416518.2017.1325349
Chankseliani, M., & McCowan, T., 2021. Higher education and the sustainable development goals. High Educ. 81 (1), 1-8. https://doi.org/10.1007/s10734-020-00652-w
Costa, J. S. F., & de Sousa, I. F. (2022). Percepção dos discentes dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) sobre sustentabilidade ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 305-324. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12167
Diaz-Villavicencio, G. (2020). Educational Evaluation of the Federal University of Latin American Integration, Brazil. Revista Produção e Desenvolvimento, 6. https://doi.org/10.32358/rpd.2020.v6.433
Fernandes, A. G. Ensinando e aprendendo o Direito com o método do caso: bases epistemológicas e metodológicas. São Paulo: EDIPRO, 2014.
Kirby, A. (2020). Reconstructing Powerful Knowledge in an era of climate change. Revista Produção E Desenvolvimento, 6. https://doi.org/10.32358/rpd.2020.v6.427
Leal Filho, W., Azeiteiro, U., Alves, F., Pace, P., Mifsud, M., Brandli, L., Caeiro, S., & Disterheft, A. (2018a). Reinvigorating the sustainable development research agenda: the role of the sustainable development goals (SDG). Int. J. Sustain. Dev. World Ecol. 25 (2), 131e142. https://doi.org/10.1080/13504509.2017.1342103
Leal Filho, W., Brandli, L., Becker, D., Skanavis, C., Kounani, A., Sardi, C., Papaioannidou, D., Paço, A., Azeiteiro, U., de Sousa, L., Raath, S., Pretorius, R., Shiel, C., Vargas, V., Trencher, G., & Marans, R., (2018b). Sustainable development policies as indicators and pre-conditions for sustainability efforts at Universities: fact or fiction? Int. J. Sustain. High. Educ. 19 (1). https://doi.org/10.1108/IJSHE-01-2017-0002
Leal Filho, W., et al. (2019). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ensino de sustentabilidade nas universidades: ficar para trás ou ficar à frente? Revista Produção Mais Limpa, 232, 285-294.
Leal Filho, W., Salvia, A. L., & Eustachio, J. H. P. P. (2022). An overview of the engagement of higher education institutions in the implementation of the UN Sustainable Development Goals. Journal of Cleaner Production, 135694. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2022.135694
Lin, B., & Ma, R. (2022). Green technology innovations, urban innovation environment and CO2 emission reduction in China: Fresh evidence from a partially linear functional-coefficient panel model. Technological Forecasting and Social Change, 176, 121434. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2021.121434
Magidi, M., & Hlungwani, P. M. (2023). Development or destruction? Impacts of mining on the environment and rural livelihoods at Connemara Mine, Zimbabwe. South African Geographical Journal, 105(2), 157-178. https://doi.org/10.1080/03736245.2022.2032294
Mello, J. A. V. B., Junior, O. D. O. S., de Oliveira Bernardes, B., & Magalhães, C. R. (2021). Visão Docente sobre Sustentabilidade em Uma Instituição de Ensino Brasileira. Sisyphus: Journal of Education, 9(3), 108-124.
Minayo, M. C. (2017). Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista pesquisa qualitativa, 5(7), 1-12.
Prme, (2015). Management Education and the Sustainable Development Goals. Transforming Education to Act Responsibly and Find Opportunities. Foundation for the Global Compact. PRME, New York.
Shiel, C., Leal Filho, W., Paco, A., & Brandli, L. (2015). Evaluating the engagement of universities in capacity building for sustainable development in local communities. Eval. Program Plann. 54, 123-134. https://doi.org/10.1016/j.evalprogplan.2015.07.006
Vilha, A. M. Ciência, tecnologia, inovação e a terceira missão no ensino superior para o desenvolvimento sustentável, In GUAJARDO, P. H. (Coord.) El papel estratégico de la educación superior en el desarrollo sostenible de América Latina y el Caribe, UNESCO - IESALC y UNC: Córdoba, 2018.
Zhao, J., & Li, S. (2022). Life cycle cost assessment and multi-criteria decision analysis of environment-friendly building insulation materials-A review. Energy and Buildings, 254, 111582. https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2021.111582
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Produção e Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico é licenciado sob uma Licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0). Autores e co-autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sem retribuição financeira para os autores, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação.
Os artigos são livres de usar, com suas próprias atribuições de licença CC BY.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.
O editor possui o direito de rejeitar os artigos que no processo de avaliação tenham sido detectados indícios de plágio. Os artigos que tenham sido detectados indícios de plágio posteriormente à publicação, serão excluídos da edição. E a indicação do problema será informada no lugar do texto, mantendo-se a mesma quantidade de paginas.
Esta Revista adota os princípios de conduta ética do Comitê de Ética na Publicação (COPE) da qualidade internacional, bem como os parâmetros de Integridade na Atividade Científica indicados pelo SCOPUS e SCIELO.