A percepção discente sobre sustentabilidade em uma universidade brasileira da cidade Nova Iguaçu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2023.v9.684

Palavras-chave:

educação ambiental, sustentabilidade, ensino superior

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo investigar a percepção dos estudantes de uma instituição de ensino superior de Nova Iguaçu (RJ) sobre a sustentabilidade ambiental levando em consideração os objetivos do desenvolvimento sustentável, especificamente o objetivo do desenvolvimento sustentável (ODS) 4 - educação de qualidade. Metodologia/Abordagem: O estudo é exploratório de natureza qualitativa com foco em responder questões em um nível de realidade que não pode ser quantificado, trata-se de um estudo observacional realizado através de um corte transversal para análise de conteúdo feita através de um questionário direcionado a 20 alunos. Resultados: Os resultados da pesquisa corroboram para garantir que as instituições de ensino são necessárias para o processo de conscientização, reforçando o debate sobre a sustentabilidade. Surge também a necessidade de combinar múltiplas dimensões sociais, ecológicas, psicológicas, políticas, ético-filosóficas, culturais, económicas e tecnológicas, talvez utilizando a extensão universitária como eixo de prática transversal e interdisciplinar, para promover o pensamento sustentável. Limitação/implicação da pesquisa: O número de respondentes foi considerou o critério de saturação em pesquisas de natureza qualitativa. Originalidade/Valor do artigo: A educação ambiental em instituições de ensino é fundamental para estabelecer bases sólidas em favor da sustentabilidade e da formação do pensamento crítico em relação às questões ambientais. 

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Biografia do Autor

Mauro Vitor Barros, Universidade Estácio de Sá

Mestrado em andamento CEFET/RJ início 2023.1;Pós-graduação na Universidade Estácio de Sá em Direito Penal e Processual Penal ( 2014-2016 );Graduação em Direito pela Universidade Gama Filho (1994 -1998); Graduação em Administração pela UNIABEU ( 1990 - 1994 ); Técnico de Segurança do trabalho (1994-1995.2)Ensino médio Formação Geral - Colégio Renovação (1987-1989);Atuação como advogado desde 1999 até a presente data; Professor Orientador no Núcleo de Prática Jurídica pela Universidade Estácio de Sá desde 2016 até a presente data; Professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA) de pós graduação presencial no curso de penal e processo penal.

Luana de Oliveira Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Estudante de administração de empresas UFRRJ(2022) ,cursando pós graduação em docência para o ensino superior (Universidade Candido Mendes) Pós graduação em Gestão de Negócios IFRJ, graduação em comércio exterior Universidade Estácio de Sá 2018, formação técnica em administração e meio ambiente. Atuação em empresas como assistente em administração. Temas de interesse: inovação, sustentabilidade, responsabilidade social, desenvolvimento regional.

Marcelo Oliveira Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor associado do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. 

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Barros, M. V., de Oliveira Santos, L., & Pereira, M. O. (2023). A percepção discente sobre sustentabilidade em uma universidade brasileira da cidade Nova Iguaçu. Revista Produção E Desenvolvimento, 9(1), e684. https://doi.org/10.32358/rpd.2023.v9.684

Edição

Seção

Assuntos Territoriais