Desafios da indústria 4.0 para a educação em um mundo pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2023.v9.648Palavras-chave:
tecnologia, ensino, infraestrutura tecnológica, indústria 4.0Resumo
Objetivo: O objetivo principal deste artigo é aprofundar os desafios e impactos que a tecnologia e a indústria trazem para a educação brasileira. Metodologia/Abordagem: A metodologia proposta consiste em uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Constatações: A Indústria 4.0 trouxe uma nova realidade ao mercado de trabalho e às relações trabalhistas, exigindo dos profissionais atualização constante de conhecimentos e competências. A pandemia da covid-19 agravou ainda mais esta situação, afetando a educação brasileira e evidenciando as deficiências do sistema educacional em relação à infraestrutura tecnológica e à formação de professores. Para superar esses desafios é necessário investir em infraestrutura tecnológica, formação de professores e atualização dos currículos escolares. Além disso, é possível explorar soluções como parcerias entre universidades e empresas, metodologias ativas de ensino e aprendizagem e incentivos à investigação e inovação. Limitação/implicação da pesquisa: O texto faz uma breve abordagem sobre o avanço da educação ao longo da história, os desafios da educação na era digital e seu impacto na realidade vivenciada pelos alunos. Originalidade/Valor do papel: este novo modelo educacional tem protagonismo no cenário educacional atual e na resistência a novas medidas de ensino por parte das instituições e de seus autores.Downloads
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