Desafios da indústria 4.0 para a educação em um mundo pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2023.v9.648

Palavras-chave:

tecnologia, ensino, infraestrutura tecnológica, indústria 4.0

Resumo

Objetivo: O objetivo principal deste artigo é aprofundar os desafios e impactos que a tecnologia e a indústria trazem para a educação brasileira. Metodologia/Abordagem: A metodologia proposta consiste em uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Constatações: A Indústria 4.0 trouxe uma nova realidade ao mercado de trabalho e às relações trabalhistas, exigindo dos profissionais atualização constante de conhecimentos e competências. A pandemia da covid-19 agravou ainda mais esta situação, afetando a educação brasileira e evidenciando as deficiências do sistema educacional em relação à infraestrutura tecnológica e à formação de professores. Para superar esses desafios é necessário investir em infraestrutura tecnológica, formação de professores e atualização dos currículos escolares. Além disso, é possível explorar soluções como parcerias entre universidades e empresas, metodologias ativas de ensino e aprendizagem e incentivos à investigação e  inovação. Limitação/implicação da pesquisa: O texto faz uma breve abordagem sobre o avanço da educação ao longo da história, os desafios da educação na era digital e seu impacto na realidade vivenciada pelos alunos. Originalidade/Valor do papel: este novo modelo educacional tem protagonismo no cenário educacional atual e na resistência a novas medidas de ensino por parte das instituições e de seus autores.

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Biografia do Autor

André Luís Almeida Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes UCAM - Campos, possui especialização em Arquitetura e Iluminação pelo IPOG-SP, Bacharel em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo pelo ISECensa. Professor do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do campus Campos Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF. Professor do Curso de Pós-graduação Lato Sensu "Arquitetura da Cidade: Suas demandas e tecnologias" do campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense. Diretor de Gestão Acadêmica e Planejamento do campus Campos Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF.

Ludmila Gonçalves da Matta , Universidade Candido Mendes

Possui graduação em Ciências Sociais pela UENF (2002) e Serviço Social pela UNOPAR (2010). Mestre em Políticas Sociais pela UFF (2005) e Doutora em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2012). Desde 2013 é professora da Universidade Candido Mendes (UCAM) atuando nos cursos de graduação como professora e também coordenadora do curso de Serviço Social. Faz parte do corpo docente do Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade da UCAM. Tem experiência na área de políticas públicas com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política de cotas, desenvolvimento e educação, dinâmica regional e participação social na elaboração de políticas públicas. Atualmente exerce o cardo de Diretora Geral de Relações Institucionais na Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Peixoto, A. L. A., & Matta , L. G. da. (2023). Desafios da indústria 4.0 para a educação em um mundo pós-pandemia. Revista Produção E Desenvolvimento, 9(1), e648. https://doi.org/10.32358/rpd.2023.v9.648

Edição

Seção

Estudos bibliométricos e cientométricos