Utilização da fluorescência de raios-x para a caracterização do material particulado na cidade de goiânia-goiás
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2023.v9.647Palavras-chave:
material particulado, metais em suspensão, arResumo
Objetivo: Este artigo é produto de uma dissertação de mestrado, sobre o material particulado, que usou como referência, o locus da Praça do Trabalhador, na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás. Metodologia: Foi utilizado a técnica analítica Fluorescência de Raios-X para caracterizar o material particulado suspenso. Nesse método foram usados os seguintes autores específicos: Manahan, 2013; Baird, 2007; Resoluções Conama 03/90 e 491/18, DECRETO ESTADUAL 1745/79, além de artigos que trabalham com a Química Ambiental e Química Inorgânica. Resultados: As discussões evidenciam que o metal Pb é prejudicial ao povo goiano, a legislação carece de uma revisão no sentido de estabelecer níveis mais rigorosos de aceitação de metais suspensos no ar, quando se compara os valores legislados no Brasil, com outros países como o Reino Unido. Limitações da Pesquisa: foi utilizado como locus a Praça do Trabalhador. Originalidade: uma ferramenta que pode ser usada pelas universidades e pelos governantes para caracterizar o material particulado. Este artigo dialoga com outras áreas do conhecimento: Geografia, Biologia, Física e a própria Química e seus desdobramentos.Downloads
Referências
Baird, C. (2007). Química Ambiental. 3ª ed. Porto alegre: Bookman.
Barbosa, J. M. S. (2018). Estudo da Concentração do Material Particulado Fino e Grosso Amostrado na Praça da Estação em Goiânia-Go. Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto Federal de Goiás, 2018.
Decreto Estadual 1.745/79. Disponível em: http://www.gabinetecivil.go.gov.br/pagina_decretos.php?id=12465. Acesso em 11/07/2019.
Leonardo, V. J. A. (2009). Contribuição ao Estudo da Secagem com Microondas de Tinta à Base de Resina Acrílica Emulsionada em Água Utilizada na Sinalização Horizontal Viária. 2009. Dissertação de Mestrado – Escola de Engenharia Mauá do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.
Lopes, F. (2003). Caracterização Química do Material Particulado Suspenso na Atmosfera Empregando a Fluorescência de Raios-X Dispersiva em Energia (EDXRF). 2003. 106 f. Dissertação de Mestrado – Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo, Piracicaba, São Paulo.
Manahan, S. L. (2013). Química Ambiental. 9ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
Resolução Conama 003/90: https://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/legislacao/MMA/RE0003-280690.PDF. Acesso em 10/07/2023.
RESOLUÇÃO CONAMA 491/2018: http://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=766. Acesso em 10/07/2023.
Santana, F. O. (2019). Contaminantes/Poluentes Atmosféricos Gasosos em Centros Urbanos Brasileiros. Tese de Doutorado – Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Química, 2019.
Silva Neto, L, J, (2019). Monitoração de Radionuclídeos e Elementos Químicos no Particulado atmosférico de uma Rodovia de Grande Circulação em Recife. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Pernambuco.
CTG. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares.
Souto-Oliveira, C. E., Babinski, M., Araújo, D. F., Andrade, M. F. (2018). Multi-isotopic fingerprints (Pb, Zn, Cu) applied for urban aerosol source apportionment and discrimination. Science of the Total Environment, 626, 257-267. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2018.01.192
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Produção e Desenvolvimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico é licenciado sob uma Licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0). Autores e co-autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sem retribuição financeira para os autores, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação.
Os artigos são livres de usar, com suas próprias atribuições de licença CC BY.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.
O editor possui o direito de rejeitar os artigos que no processo de avaliação tenham sido detectados indícios de plágio. Os artigos que tenham sido detectados indícios de plágio posteriormente à publicação, serão excluídos da edição. E a indicação do problema será informada no lugar do texto, mantendo-se a mesma quantidade de paginas.
Esta Revista adota os princípios de conduta ética do Comitê de Ética na Publicação (COPE) da qualidade internacional, bem como os parâmetros de Integridade na Atividade Científica indicados pelo SCOPUS e SCIELO.