Desempenho regional dos alunos brasileiros de engenharia no Enade (2005 a 2017) com uso da taxonomia revisada de bloom (TBR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2022.v8.626

Palavras-chave:

território, tbr, brasil, engenharia, enade, inep

Resumo

Objetivos: Este artigo tem o objetivo de analisar o desempenho regional dos cursos de Engenharia de Produção das instituições brasileiras de ensino superior brasileiras que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) nos anos de 2005, 2008, 2011, 2014 e 2017. Metodologia: devido a dificuldades de coleta de dados mais recentes de Enade, se optou por manter dados estáveis e completos. Limitação: devido a dificuldades em coletar dados mais recentes do Enade, optou-se por manter os dados estáveis e completos. Resultados: Os resultados realçam desenpenhos inferiores em determinadas regiões do território brasileiro. Uma efetiva política de avaliação proporia ações para mudança do quadro que parece se perpetuar por todos os instrumentos avaliativos pelos quais as instituições da região Norte foram avaliadas e, apresentaram em quase todas as dimensões, um desempenho menor, o que sugere a necessidade de avaliar com maior cautela demandas por recursos de instituições desse território. Originalidade: O estudo evidencia diferenças regionais nos desempenhos dos estudantes de Engenharia com base na TBR.

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Biografia do Autor

Leila Dainara Venceslau Santos de Gusmao, Universidade Estácio de Sá

Engenheira de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. E Graduada em Marketing pela Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Gusmao, L. D. V. S. de. (2022). Desempenho regional dos alunos brasileiros de engenharia no Enade (2005 a 2017) com uso da taxonomia revisada de bloom (TBR). Revista Produção E Desenvolvimento, 8(1), e626. https://doi.org/10.32358/rpd.2022.v8.626

Edição

Seção

Assuntos Territoriais