Brincar em espaços verdes urbanos segundo duas gerações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2023.v9.623

Palavras-chave:

espaços verdes urbanos, serviços ecossistêmicos, brincar, jogos populares

Resumo

Propósito: a evolução da tecnologia e o surgimento e acesso a novos brinquedos, substituindo as brincadeiras populares, nas quais as crianças puderam observar e aprender sobre o ambiente natural enquanto brincavam. O presente trabalho analisa os Espaços Verdes Urbanos (UGS) como espaços de lazer. Metodologia/Abordagem: questionaram-se os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através de um questionário anónimo, bem como os seus pais/responsáveis, sobre a utilização da UGS para brincar, para obter uma comparação entre gerações. Resultados: as UGS são importantes como espaços de brincadeiras, uma vez que disponibilizam espaço livre na cidade e potenciam jogos mais populares que promovem o exercício físico. As UGS enriquecem o contato com o ambiente natural e promovem a aprendizagem e socialização. Implicação da pesquisa: Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas e estima-se seu crescimento, até 2050, 68% dos humanos viverão em cidades. À medida que as cidades crescem e se adensam, a população tende a ter menos contato com os Espaços Verdes Urbanos, porém vários estudos apontam que as UGS são provedoras de saúde e bem-estar. Originalidade: os UGS são hoje importantes na prestação de um serviço aos habitantes das cidades, ao qual é muito difícil substituir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Filipe Gonçalves Martins, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Bruno Martins é Doutorado em Ciências Agronómicas e Florestais e Licenciado e Mestre em Arquitetura Paisagista. Para além de Arquiteto Paisagista é ainda Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Lídia Machado dos Santos, Instituto Politécnico de Bragança

Lídia é Professora Adjunta convidada do Departamento de Português da Escola Superior de Educação de Bragança - Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. É doutora pela Universidade de Vigo, Espanha, em Estudos Avançados de Inglês. Concluiu, em 2021, Pós-Doutoramento em Literatura Portuguesa com um trabalho sobre o poeta Guerra Junqueiro no âmbito da sua obra - A Velhice do Padre Eterno - na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atualmente, está inscrita num segundo programa de pós-doutoramento na Universidade de Évora durante o qual estudará comparativamente as obras - A Velhice do Padre Eterno, Os Simples e Pátria do poeta português Guerra Junqueiro.

Referências

Andrusaityte, S., Grazuleviciene, R., Dedele, A., & Balseviciene, B. (2020). The effect of residential greenness and city park visiting habits on preschool Children’s mental and general health in Lithuania: A cross-sectional study. Int. J. Hyg. Environ. Health 223, 142–150. https://doi.org/10.1016/j.ijheh.2019.09.009

Bozkurt, M., (2021). Metropolitan children’s physical fitness: The relationship between overweight and obesity prevalence, socioeconomic status, urban green space access, and physical activity. Urban For. Urban Green. 64, 127272. https://doi.org/10.1016/j.ufug.2021.127272

Cleary, A., Roiko, A., Burton, N.W., Fielding, K.S., Murray, Z., & Turrell, G. (2019). Changes in perceptions of urban green space are related to changes in psychological well-being: Cross-sectional and longitudinal study of mid-aged urban residents. Heal. Place 59, 102201. https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2019.102201

Deng, S., Ma, J., Zhang, L., Jia, Z., & Ma, L. (2019). Microclimate simulation and model optimization of the effect of roadway green space on atmospheric particulate matter. Environ. Pollut. 246, 932–944. https://doi.org/10.1016/j.envpol.2018.12.026

El-Kholy, S.A., Moustafa, Y.M., & El-Ela, M.A.S.A. (2022). Urban park design and children’s physical activity levels: an investigation of design characteristics of green areas and playgrounds. J. Eng. Appl. Sci. 69, 1–20. https://doi.org/10.1186/s44147-022-00152-x

Gailey, S. (2022). Moving to greener pastures: Health selection into neighborhood greenspace among a highly mobile and diverse population in California. Soc. Sci. Med. 315, 115411. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2022.115411

Girma, Y., Terefe, H., & Pauleit, S. (2019). Urban green spaces use and management in rapidly urbanizing countries:-The case of emerging towns of Oromia special zone surrounding Finfinne, Ethiopia. Urban For. Urban Green. 43, 126357. https://doi.org/10.1016/j.ufug.2019.05.019

Holt, E.W., Lombard, Q.K., Best, N., Smiley-Smith, S., & Quinn, J.E. (2019). Active and passive use of green space, health, and well-being amongst university students. Int. J. Environ. Res. Public Health 16. https://doi.org/10.3390/ijerph16030424

Khor, N., Arimah, B., Otieno Otieno, R., van Oostrum, M., Mutinda, M., Oginga Martins, J., Arku, G., Broto, V. C., Chatwin, M., Dijkstra, L., Ayyoob Sharifi, S. J., Sverdlik, A., Simon, D., Florio, P., Freire, S., Kemper, T., Melchiorri, M.; Schiavina, M., Alessandrini, A., Natale, F., Ghio, D., Draily, O., Westman, L., Huang, P., Robin, E., Unnikrishnan, H. (2022). World Cities Report 2022: Envisaging the Future of Cities. Nairobi: United Nations Human Settlements Programme (UN-Habitat).

Liu, O.Y., & Russo, A. (2021). Assessing the contribution of urban green spaces in green infrastructure strategy planning for urban ecosystem conditions and services. Sustain. Cities Soc. 68. https://doi.org/10.1016/j.scs.2021.102772

Ma, J.K., Mare, L. Le, & Gurd, B.J. (2015). Four minutes of in-class high-intensity interval activity improves selective attention in 9- to 11-year olds. Appl. Physiol. Nutr. Metab. 40, 238–244. https://doi.org/10.1139/apnm-2014-0309

Del Pulgar, C.P., Anguelovski, I., & Connolly, J. (2020). Toward a green and playful city: Understanding the social and political production of children’s relational wellbeing in Barcelona. Cities 96, 102438. https://doi.org/10.1016/j.cities.2019.102438

Pudifoot, B., Cárdenas, M.L., Buytaert, W., Paul, J.D., Narraway, C.L., & Loiselle, S. (2021). When It Rains, It Pours: Integrating Citizen Science Methods to Understand Resilience of Urban Green Spaces. Front. Water 3. https://doi.org/10.3389/frwa.2021.654493

Sen, S., & Guchhait, S.K. (2021). Urban green space in India: Perception of cultural ecosystem services and psychology of situatedness and connectedness. Ecol. Indic. 123, 107338. https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2021.107338

Sikorska, D., Łaszkiewicz, E., Krauze, K., & Sikorski, P. (2020). The role of informal green spaces in reducing inequalities in urban green space availability to children and seniors. Environ. Sci. Policy 108, 144–154. https://doi.org/10.1016/j.envsci.2020.03.007

Sillman, D., Rigolon, A., Browning, M.H.E.M., Yoon, H. (Violet), & McAnirlin, O. (2022). Do sex and gender modify the association between green space and physical health? A systematic review. Environ. Res. 209, 112869. https://doi.org/10.1016/j.envres.2022.112869

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Martins, B. F. G., & Santos, L. M. dos. (2023). Brincar em espaços verdes urbanos segundo duas gerações. Revista Produção E Desenvolvimento, 9(1), e623. https://doi.org/10.32358/rpd.2023.v9.623

Edição

Seção

Assuntos Territoriais