A educação na modernidade líquida: educar e formar num mundo incerto
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2023.v9.621Palavras-chave:
modernidade líquida, educação líquida, desafios educativosResumo
Propósito: O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca das questões educativas e formativas na modernidade líquida pautada pela fluidez, relações efémeras e desatualização constante de conhecimentos e competências. Metodologia: A investigação realizada baseia-se na investigação bibliográfica e narrativa, sustentada em documentos do autor da modernidade líquida, de autores que já refletiram sobre a temática e de organizações internacionais, que nos orientam para cenários educativos de futuro. Resultados: A metáfora da educação na modernidade líquida assume a perspetiva sociológica de Bauman. Se existe uma sociedade moderna e líquida, existe a necessidade de criar uma educação líquida, capaz de dar resposta aos desafios da mesma sociedade. Este novo contexto social, em oposição ao mundo estável da modernidade sólida anterior, implica num mundo incerto. Limitações da pesquisa/Implicações: Vivemos um tempo de transformação imprevisível, mas constante, numa sociedade global suportada pelas tecnologias digitais, onde os desafios da educação e da formação se encontram acrescidos. Se pretende tornar conscientes os novos desafios bem como a necessidade de adequar os sistemas de educação e formação. Originalidade/Valor do trabalho: A metáfora da modernidade líquida permite caracterizar a sociedade atual. A conhecida sociedade digital pode ser aprofundada e melhor contextualizada através da modernidade líquida.Downloads
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