A educação na modernidade líquida: educar e formar num mundo incerto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2023.v9.621

Palavras-chave:

modernidade líquida, educação líquida, desafios educativos

Resumo

Propósito: O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca das questões educativas e formativas na modernidade líquida pautada pela fluidez, relações efémeras e desatualização constante de conhecimentos e competências. Metodologia: A investigação realizada baseia-se na investigação bibliográfica e narrativa, sustentada em documentos do autor da modernidade líquida, de autores que já refletiram sobre a temática e de organizações internacionais, que nos orientam para cenários educativos de futuro. Resultados: A metáfora da educação na modernidade líquida assume a perspetiva sociológica de Bauman. Se existe uma sociedade moderna e líquida, existe a necessidade de criar uma educação líquida, capaz de dar resposta aos desafios da mesma sociedade. Este novo contexto social, em oposição ao mundo estável da modernidade sólida anterior, implica num mundo incerto. Limitações da pesquisa/Implicações: Vivemos um tempo de transformação imprevisível, mas constante, numa sociedade global suportada pelas tecnologias digitais, onde os desafios da educação e da formação se encontram acrescidos. Se pretende tornar conscientes os novos desafios bem como a necessidade de adequar os sistemas de educação e formação. Originalidade/Valor do trabalho: A metáfora da modernidade líquida permite caracterizar a sociedade atual. A conhecida sociedade digital pode ser aprofundada e melhor contextualizada através da modernidade líquida.

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Biografia do Autor

Manuel Meirinhos, Instituto Politécnico de Bragança

Manuel Meirinhos é Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Bragança, Doutorado em Estudos da Criança (Tecnologias de Informação e Comunicação), mestre em Tecnologia Educativa, Diretor do mestrado TIC na Educação e Formação e membro integrado do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB).

Lays de Jesus Portela, Universidade da Coruña

Lays de Jesus Portela é mestre em Produção Executiva Audiovisual pela Universidade da Coruña (MPXA - 2021/2022), pós-graduada em TIC na Educação e Formação pelo Instituto Politécnico de Bragança (2020), bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Pará (2015), com período sanduíche em Animação e Produção Artística pelo Instituto Politécnico de Bragança (2019) e graduada pelo curso técnico em Teatro também pela Universidade Federal do Pará (2018). Atualmente trabalha na produção de filmes, séries e programas de TV.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Meirinhos, M., & Portela, L. de J. (2023). A educação na modernidade líquida: educar e formar num mundo incerto. Revista Produção E Desenvolvimento, 9(1), e621. https://doi.org/10.32358/rpd.2023.v9.621

Edição

Seção

Assuntos Territoriais