Modelo de tomada de decisões GIS multicritério para gestão de acidentes de trânsito
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2022.v8.613Palavras-chave:
multicritério, auxílio à decisão, sistema de informação geográfica, trânsito, acidentesResumo
Objetivo: este estudo sugere um modelo multicritério para o auxílio à tomada de decisão que, por meio da representação espacial, pode oferecer auxilio ao processo de gestão do tráfego em um município, facilitando a tomada de decisão. O processo de tomada de decisão pode ser auxiliado por tecnologias multicritério de apoio à decisão e sistemas de informação geográfica (SIG). Metodologia/Abordagem: Um modelo multicritério de tomada de decisão é desenvolvido para categorizar as vias da cidade de acordo com sua importância para a segurança da população. Para a classificação, é proposto o método PROMSORT (PROMETHEE Sorting) e os resultados são refletidos no SIG. Resultados: Apresenta uma aplicação numérica para a cidade de Mossoró/RN, classificando as vias e fornecendo subsídios para a tomada de decisão dos gestores públicos. Limitações: a aplicação do modelo está condicionada ao esforço dos gestores que podem começar a atuar no setor de gestão de tráfego e mobilidade urbana após cada eleição pública para compreender seu significado. Originalidade/Valor do artigo: O aplicativo SIG gera um método de estudo viável ao facilitar a tomada de decisão e permitir a visualização geográfica dos dados referentes à região em estudo.Downloads
Referências
Almeida, R. L. F. D., Bezerra Filho, J. G., Braga, J. U., Magalhaes, F. B., Macedo, M. C. M., & Silva, K. A. (2013). Via, homem e veículo: fatores de risco associados à gravidade dos acidentes de trânsito. Revista de Saúde Pública, 47, 718-731. https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047003657
Araz, C., & Ozkarahan, I. (2007). Supplier evaluation and management system for strategic sourcing based on a new multicriteria sorting procedure. International journal of production economics, 106(2), 585-606. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2006.08.008
Bezerra, A. L. F. (2020). Aplicação do Princípio de Pareto e Mapa de Calor na análise de acidentes de trânsito em Mossoró/RN. In: Engineering Center, Federal Rural University of Semi-Árid, Mossoró, RN, Brazil.
Brans, J. P., & Vincke, P. (1985). Note—A Preference Ranking Organisation Method: (The PROMETHEE Method for Multiple Criteria Decision-Making). Management science, 31(6), 647-656. https://doi.org/10.1287/mnsc.31.6.647
Brans, J. P., Macharis, C., Kunsch, P. L., Chevalier, A., & Schwaninger, M. (1998). Combining multicriteria decision aid and system dynamics for the control of socio-economic processes. An iterative real-time procedure. European Journal of Operational Research, 109(2), 428-441. https://doi.org/10.1016/S0377-2217(98)00068-X
Brazil. (2020). Ministro da Saúde apresenta dados e ações para segurança no trânsito. Ministério da Saúde. Governo Federal do Brasil. Recovered from https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/29654-ministro-dasaude-apresenta-dados-e-acoes-para-seguranca-no-transito.
Carvalho, C. H. R. (2015). Estimativa dos custos dos acidentes de trânsito no Brasil com base na atualização simplificada das pesquisas anteriores do Ipea. Brasília, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Recovered from http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7456.
Carvalho, C. H. R., Rabetti, M. S. (2015). Acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras: caracterização, tendências e custos para a sociedade. Brasília, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Recovered from http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7493.
Fernandes, R. M. F. (2019).Aplicação da ferramenta SIG para análise de acidentes de trânsito em Mossoró - RN. In: Centro de Engenharias, Universidade Federal Rural do Semi Árido, Mossoró.
Gontscharow, T. C., Marques, S. M., Lima, C. G. R., & Lollo, J. A. (2018). Experiência na capacitação de gestores públicos em sistemas de informação geográfica. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 9(3), 157-163. https://doi.org/10.24317/2358-0399.2018v9i3.8198
https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5147:acidentes-de-transito-folha-informativa&Itemid=779.
Laoluekiat, S., Chottanapund, S., Iabchoon, S., & Chodpathumwan, Y. (2022). Spatial Data Application on Health (COVID-19) in Health Region 6 of Thailand. Open Journal of Applied Sciences, 12(8), 1395-1401. https://doi.org/10.4236/ojapps.2022.128096
Massaú, G. C., & da Rosa, R. G. (2016). Acidentes de trânsito e direito à saúde: prevenção de vidas e economia pública. Revista de Direito Sanitário, 17(2), 30-47. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v17i2p30-47
Mortaire, R., & Euzébio, G. L. (2009). O custo do caos: Prejuízo ao bolso e ao meio ambiente – cidades não suportam mais o crescimento da frota de veículos. Brasília, Desafios do desenvolvimento, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, v.53. Recovered from https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=1252:reportagensmaterias&Itemid=39.
Nações Unidas Brasil. (2020). Região das Américas registra quase 155 mil mortes no trânsito por ano, diz agência da ONU. Organização das Nações Unidas. Recovered from https://nacoesunidas.org/regiao-das-americasregistra-
Oliveira, E. L. B. (2015). Modelo de apoio a decisão para alocação de projetos (Doctoral thesis). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Pernambuco, Recife, PE, Brazil.
PAHO (2019). Folha informativa - Acidentes de trânsito. Pan American Health Organization. Recovered from
quase-155-mil-mortes-no-transito-por-ano-diz-agencia-da-onu/.
Roy, B., & Słowiński, R. (2013). Questions guiding the choice of a multicriteria decision aiding method. EURO Journal on Decision Processes, 1(1-2), 69-97. https://doi.org/10.1007/s40070-013-0004-7
Scholten, H. J., & De Lepper, M. J. (1991). The benefits of the application of geographical information systems in public and environmental health. World Health Statistics quarterly. Rapport Trimestriel de Statistiques Sanitaires Mondiales, 44(3), 160-170.
Simões, C. R. M., & Bastos, L. C. (2003). Um sistema de informações geográficas para auxiliar a administração universitária: desenvolvimento de um protótipo para a UFSC. In: 11th Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, pp. 1011-1018. Santa Catarina, SC.
Tesema, A.K., Liyew, A. M., Alem, A. Z., Yeshaw, Y., Tesema, G. A., & Teshale, A. B. (2021). Spatial distribution and determinants of undernutrition among reproductive age women of Ethiopia: A multilevel analysis. Plos one, 16(9), e0257664. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0257664
Tischer, V. (2019). O custo social e econômico dos acidentes de trânsito com pedestres e ciclistas :estudo de caso do estado de Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Gestão Urbana 11(0), 1-14. https://doi.org/10.1590/2175-3369.011.001.ao12
Vincke, P. (1992). Multicriteria decision-aid. Londres: John Wiley & Sons, 1st ed.
Waiselfisz, J. J. (2013). Mapa da Violência 2013: Acidentes de Trânsito e Motocicletas. Rio de Janeiro, RJ. Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais Brasil. Recovered from https://flacso.org.br/files/2020/03/mapa2013_transito.pdf.
WHO (2020a). Road traffic injuries. World Health Organization. Recovered from https://www.who.int/en/news-room/factsheets/detail/road-traffic-injuries.
WHO (2020b). Década de Ação para a Segurança Viária 2011-2020 busca salvar milhões de vidas. World Health Organization. Recovered from https://www.who.int/roadsafety/decade_of_action/en
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Produção e Desenvolvimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico é licenciado sob uma Licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0). Autores e co-autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sem retribuição financeira para os autores, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação.
Os artigos são livres de usar, com suas próprias atribuições de licença CC BY.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.
O editor possui o direito de rejeitar os artigos que no processo de avaliação tenham sido detectados indícios de plágio. Os artigos que tenham sido detectados indícios de plágio posteriormente à publicação, serão excluídos da edição. E a indicação do problema será informada no lugar do texto, mantendo-se a mesma quantidade de paginas.
Esta Revista adota os princípios de conduta ética do Comitê de Ética na Publicação (COPE) da qualidade internacional, bem como os parâmetros de Integridade na Atividade Científica indicados pelo SCOPUS e SCIELO.