Proposta de jogo de tabuleiro para valorização cultural do território e folclore brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2022.v8.609

Palavras-chave:

folclore brasileiro, jogo, tétrade elementar, retórica procedural, metodologias ativas

Resumo

Objetivo: O artigo propõe um jogo que busca estimular discussões voltadas para a valorização da cultura popular brasileira. O jogo centra-se numa temática de confronto entre algumas das criaturas do folclore e pretende-se contar a história através das regras de batalha, sendo desenvolvido a partir de tradicional mecânica de jogo. Metodologia/Abordagem: Foi criado utilizando como base a Tétrade Elementar que apresenta quatro elementos inspirados como essenciais para a formação de jogos: a mecânica, que busca definir os procedimentos do jogo; a narrativa, apresentando uma história por traz desse jogo; a estética, que explora a aparência do jogo a ser desenvolvida a fim de cativar a atenção de seus jogadores; e a tecnologia, que descreve o meio físico pelo qual haverá a interação com o jogo. Resultados: é um jogo de tabuleiro competitivo e cooperativo que surge para abordar de forma lúdica temas relacionados ao folclore brasileiro, como uma alternativa para apresentar e instigar os jogadores sobre a cultura e os contos. Limitações: tornar o jogo ainda mais imersivo e cativante, mais equilibrado nas habilidades de alguns personagens. Originalidade/Valor do artigo: novas abordagens para aprender qualquer assunto de forma lúdica, inovadora forma, com potencial para contribuir com a base nacional comum curricular (BNCC)

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Coutinho Parreiras, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). Graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). Atua como consultor empresarial nas áreas de BPM (Gestão de Processos de Negócios), Lean Six-sigma, Planejamento, Programação e Controle da Produção, Gerenciamento de Projetos, e Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos. Participou do programa Jovens Talentos da Ciência em 2013, com projeto sobre Mobilidade Urbana. Possui interesse teoria de jogos e design e desenvolvimento de jogos.

Tales Mello Paiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Engenharia de Software no UFRJ (PESC/COPPE). Bacharel em Engenharia de Produção pela UFRJ-Macaé, com pesquisa desenvolvida nas áreas de Automação de Processos Informacionais, Gestão de Processos de Negócio (BPM) e Logística Portuária. Ex-Bolsista Internacional do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Governo Japonês para o curso de Tecnólogo em Engenharia Eletrônica pelo Osaka Electronics College (Japão), foco na área de Robótica (Projeto e Programação de Autômatos), com revalidação de diploma pelo Instituto Federal de São Paulo (Processo nº 23305.000544/2014-56 do IFSP) e título profissional de Tecnólogo em Eletrônica Industrial pelo CREA-RJ.

Clinton Pessoa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Clinton possui graduação em Engenharia Software pela Universidade Federal do Amazonas (2021) e atualmente faz mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (2022). É membro da linha de Engenharia de Software do Programa de Engenharia de Sistemas da COPPE/UFRJ no campo de experimentação. Suas linhas de pesquisa atuais incluem: IoT, Engenharia de Requisitos e Segurança.

Yasmin Barbosa Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ex-aluna do curso de Comunicação Visual Design na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente atua como Rigger 2D e Prop Designer no Copa Studio. Em jogos, já trabalhou com jogos eletrônicos e de tabuleiro, atuando como Artista e Game Designer.

Geraldo Xexéo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Eletronica pelo Instituto Militar de Engenharia (1988) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1994). Atualmente é chefe da linha de Engenharia de Dados e Conhecimento do Programa de Engenharia de Sistemas da COPPE/UFRJ, onde também coordena dois laboratórios, o LUDES - Ludologia, Engenharia e Simulação, e o LINE - Tratamento da Informação Não-Estruturada. Suas linhas de pesquisa atuais incluem duas vertentes: Jogos e Mineração de Texto. Em jogos, desenvolve trabalhos em Game Science, Game Engineering, Game Design e Ludologia.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Parreiras, M. V. C., Paiva, T. M., Pessoa, C., Lima, Y. B., & Xexéo, G. (2022). Proposta de jogo de tabuleiro para valorização cultural do território e folclore brasileiro. Revista Produção E Desenvolvimento, 8(1), e609. https://doi.org/10.32358/rpd.2022.v8.609

Edição

Seção

Assuntos Territoriais