Proposta de jogo de tabuleiro para valorização cultural do território e folclore brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2022.v8.609Palavras-chave:
folclore brasileiro, jogo, tétrade elementar, retórica procedural, metodologias ativasResumo
Objetivo: O artigo propõe um jogo que busca estimular discussões voltadas para a valorização da cultura popular brasileira. O jogo centra-se numa temática de confronto entre algumas das criaturas do folclore e pretende-se contar a história através das regras de batalha, sendo desenvolvido a partir de tradicional mecânica de jogo. Metodologia/Abordagem: Foi criado utilizando como base a Tétrade Elementar que apresenta quatro elementos inspirados como essenciais para a formação de jogos: a mecânica, que busca definir os procedimentos do jogo; a narrativa, apresentando uma história por traz desse jogo; a estética, que explora a aparência do jogo a ser desenvolvida a fim de cativar a atenção de seus jogadores; e a tecnologia, que descreve o meio físico pelo qual haverá a interação com o jogo. Resultados: é um jogo de tabuleiro competitivo e cooperativo que surge para abordar de forma lúdica temas relacionados ao folclore brasileiro, como uma alternativa para apresentar e instigar os jogadores sobre a cultura e os contos. Limitações: tornar o jogo ainda mais imersivo e cativante, mais equilibrado nas habilidades de alguns personagens. Originalidade/Valor do artigo: novas abordagens para aprender qualquer assunto de forma lúdica, inovadora forma, com potencial para contribuir com a base nacional comum curricular (BNCC)Downloads
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