Hackathon como instrumento para a inovação em redes colaborativas: uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2022.v8.602Palavras-chave:
hackathon, análise bibliométrica, bibliometria, aprendizagem colaborativaResumo
Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar as contribuições do hackathon como um instrumento para a inovação em redes colaborativas. Metodologia: Foi realizada uma bibliometria nas bases Scopus e Web of Science por meio dos pacotes bibliometrix e do Software R studio. Foram utilizadas técnicas de análise de publicações descrevendo o ano e o agrupamento de origem (pela lei de Bradford), análise de autoria pela relevância dos autores e a produtividade dos mesmos (pela lei de Lotka), contribuições científicas por país e colaboração entre países, citações de documentos com a nuvem de palavras, além de uma descrição temática do universo de hackathons. Resultados: Foi verificado um aumento exponencial das publicações científicas sobre hackathon a partir de 2019. Os estudos sobre hackathon abordam e conectam o tema principalmente com inovação, colaboração, dados abertos, educação e COVID-19. O aumento de estudos sobre hackathon ocorreu durante o período de pandemia. Limitações: O estudo foi delimitado em duas bases de dados (Scopus e Web of Science), e no idioma inglês. A ampliação para outras bases e idiomas pode produzir resultados diferentes do exposto, e representa uma limitação deste estudo. Originalidade: As análises realizadas neste estudo possibilitaram a estruturação da literatura científica sobre hackathon.Downloads
Referências
Balhoff, J., Holland, R., Vilella, A. J., Epigenetix, C., & Vision, T. (2007). The 2006 NESCent Phyloinformatics Hackathon: A Field Report. Evolutionary Bioinformatics, 3, 1-10. https://doi.org/10.1177/117693430700300016
Bertello, A., Bogers, M. L., & De Bernardi, P. (2022). Open innovation in the face of the COVID‐19 grand challenge: insights from the Pan‐European hackathon ‘EUvsVirus’. R&D Management, 52(2), 178-192. https://doi.org/10.1111/radm.12456
Braune, K., Rojas, P. D., Hofferbert, J., Sosa, A. V., Lebedev, A., Balzer, F., ... & Poncette, A. S. (2021). Interdisciplinary Online Hackathons as an Approach to Combat the COVID-19 Pandemic: Case Study. Journal of medical Internet research, 23(2), e25283. https://doi.org/10.2196/25283
Briscoe, G. (2014). Inovação digital: o fenômeno hackathon.
Busby, B., Lesko, M., & Federer, L. (2016). Closing gaps between open software and public data in a hackathon setting: user-centered software prototyping. F1000Research, 5. https://doi.org/10.12688/f1000research.8382.2
Cândido, R. B., Garcia, F. G., Campos, A. L. S., & Tambosi Filho, E. (2018). Lei de Lotka: um olhar sobre a produtividade dos autores na literatura brasileira de finanças. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 23(53), 1-15. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p1
Cardwell, F. S., Elliott, S. J., & Clarke, A. E. (2021). The value of hackathons in integrated knowledge translation (iKT) research: Waterlupus. Health research policy and systems, 19(1), 1-16. https://doi.org/10.1186/s12961-021-00785-z
Cochrane, D. R. R., & Mello, J. A. V. B. (2020). Consequências da economia GIG na identidade profissional: revisão sistemática da literatura. Logeion: filosofia da informação, 6(2), 142-156. https://doi.org/10.21728/logeion.2020v6n2.p142-156
Connor, R., Brister, R., Buchmann, J. P., Deboutte, W., Edwards, R., Martí-Carreras, J., & Busby, B. (2019). NCBI’s virus discovery Hackathon: Engaging research communities to identify cloud infrastructure requirements. Genes, 10(9), 714. https://doi.org/10.3390/genes10090714
Criado, J. I., & Guevara-Gómez, A. (2021). Public sector, open innovation, and collaborative governance in lockdown times. A research of Spanish cases during the COVID-19 crisis. Transforming Government: People, Process and Policy. https://doi.org/10.1108/TG-08-2020-0242
Derviş, H. (2019). Bibliometric analysis using Bibliometrix an R Package. Journal of Scientometric Research, 8(3), 156-160. https://doi.org/10.5530/jscires.8.3.32
Dimonaco, N. J., Salavati, M., & Shih, B. B. (2021). Computational analysis of SARS-CoV-2 and SARS-like coronavirus diversity in human, bat and pangolin populations. Viruses, 13(1), 49. https://doi.org/10.3390/v13010049
Duarte, K.S., Lima, T. A.C., Alves, L. R., Rios, P. A.P., & Motta, W. H. (2021). The circular economy approach for reducing food waste: a systematic review. Revista Produção e Desenvolvimento, 7. https://doi.org/10.32358/rpd.2021.v7.572
Fadlelmola, F. M., Ghedira, K., Hamdi, Y., Hanachi, M., Radouani, F., Allali, I., & Mulder, N. (2021). H3ABioNet genomic medicine and microbiome data portals hackathon proceedings. Database, 2021. https://doi.org/10.1093/database/baab016
Farias, J. S., & Jorcelino, T. M. (2021). Fatores intervenientes da transformação digital: um olhar sobre a promoção de Hackathons Acadêmicos na Embrapa. Revista Administração em Diálogo, 23(1), 67-85. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i1.47944
Fattah, L., Gabrilove, J., & Bradley, F. (2021). Evaluating the impact of a health hackathon on collaborative team science: a Social Network Analysis (SNA). Journal of Clinical and Translational Science, 5(1). https://doi.org/10.1017/cts.2020.46
Fecho, K., Ahalt, S. C., Arunachalam, S., Champion, J., Chute, C. G., Davis, S., & Peden, D. B. (2019). Biomedical Data Translator Consortium Sex, obesity, diabetes, and exposure to particulate matter among patients with severe asthma: Scientific insights from a comparative analysis of open clinical data sources during a five-day hackathon. J Biomed Inform, 30244-8. https://doi.org/10.1016/j.jbi.2019.103325
Germano, A. X.S., Mello, J. A. V. B., & Motta, W. H. (2021). Contribution of industry 4.0 technologies to sustainability: a systematic review/Contribuicao das tecnologias da indústria 4.0 para a sustentabilidade: uma revisao sistematica. Palabra clave, 11(1), NA-NA. https://doi.org/10.24215/18539912e142
Granados, C., & Pareja-Eastaway, M. (2019). How do collaborative practices contribute to innovation in large organisations? The case of hackathons. Innovation, 21(4), 487-505. https://doi.org/10.1080/14479338.2019.1585190
Hepp, A., & Schmitz, A. (2022). The limits of the maker ideology: local makerspaces, experimental practices, and COVID-19. Continuum, 36(2), 199-213. https://doi.org/10.1080/10304312.2021.2003755
Imam, A., & Dey, T. (2021). Tracking Hackathon Code Creation and Reuse. In 2021 IEEE/ACM 18th International Conference on Mining Software Repositories (MSR) (pp. 615-617). IEEE. https://doi.org/10.1109/MSR52588.2021.00085
Irani, L. (2015). Hackathons and the making of entrepreneurial citizenship. Science, Technology, & Human Values, 40(5), 799-824. https://doi.org/10.1177/0162243915578486
Johnson, P., & Robinson, P. (2014). Civic hackathons: Innovation, procurement, or civic engagement? Review of policy research, 31(4), 349-357. https://doi.org/10.1111/ropr.12074
Kazemitabar, M., Lajoie, S. P., & Doleck, T. (2022). A process model of team emotion regulation: An expansion of Gross' individual ER model. Learning, Culture and Social Interaction, 33, 100612. https://doi.org/10.1016/j.lcsi.2022.100612
Li, C., Xiong, Y., Sit, H. F., Tang, W., Hall, B. J., Muessig, K. E., & Tucker, J. D. (2020). A Men Who Have Sex With Men–Friendly Doctor Finder Hackathon in Guangzhou, China: Development of a Mobile Health Intervention to Enhance Health Care Utilization. JMIR mHealth and uHealth, 8(2), e16030. https://doi.org/10.2196/16030
Li, L. M., & Johnson, S. (2015). Hackathon as a way to raise awareness and foster innovation for stroke. Arquivos de neuro-psiquiatria, 73, 1002-1004. https://doi.org/10.1590/0004-282X20150177
Lousada, M., Garcia, C. L. S., Woida, L. M., Dal’Evedove, P., Garcia, R., & Valentim, M. L. P. (2012, October). Produção científica sobre gestão do conhecimento e gestão da informação no âmbito da ciência da informação: uma aplicação da Lei de Bradford. In Anales de documentación (Vol. 15, No. 2). Facultad de Comunicación y Documentación y Servicio de Publicaciones de la Universidad de Murcia. https://doi.org/10.6018/analesdoc.15.2.138741
Lyndon, M. P., Cassidy, M. P., Celi, L. A., Hendrik, L., Kim, Y. J., Gomez, N., & Dagan, A. (2018). Hacking hackathons: preparing the next generation for the multidisciplinary world of healthcare technology. International Journal of Medical Informatics, 112, 1-5.
Nagendrababu, V., Jacimovic, J., Jakovljevic, A., Rossi‐Fedele, G., & Dummer, P. M. (2022). A bibliometric analysis of the top 100 most‐cited case reports and case series in Endodontic journals. International Endodontic Journal, 55(3), 185-218. https://doi.org/10.1111/iej.13668
Ramatowski, J. W., Lee, C. X., Mantzavino, A., Ribas, J., Guerra, W., Preston, N. D., ... & Lassmann, B. (2017). Planning an innovation marathon at an infectious disease conference with results from the International Meeting on Emerging Diseases and Surveillance 2016 Hackathon. International Journal of Infectious Diseases, 65, 93-97. https://doi.org/10.1016/j.ijid.2017.09.025
Serek, A., Zhaparov, M., Yoo, S. M., Talasbek, A., Kim, Y. K., & Jin, M. W. (2020). Best Practices in Running IT Hackathons Based on Paragon University Dataset. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 15(19), 231-238. https://doi.org/10.3991/ijet.v15i19.15523
Suominen, A. Helena, Halvari, S., & Jussila, J. 2019. World Heritage meets Smart City in an Urban-Educational Hackathon in Rauma. Technology Innovation Management Review, 9(9), 45-54. http://doi.org/10.22215/timreview/1268
Taylor, N., & Clarke, L. (2018, April). Everybody’s hacking: participation and the mainstreaming of hackathons. In CHI 2018 (pp. 1-2). Association for Computing Machinery. https://doi.org/10.1145/3173574.3173746
Temiz, S. (2021). Open innovation via crowdsourcing: a digital only hackathon case study from Sweden. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, 7(1), 39. https://doi.org/10.3390/joitmc7010039
Verschoore, J. R. (2020). A coordenação de esforços coletivos para enfrentar a pandemia do novo coronavírus: um estudo de caso sobre o hackathon Hack for Brazil| Covid-19. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 26, 238-264. https://doi.org/10.1590/1413-2311.283.103388
Vivanco-Galvan, O. A., Castillo-Malla, D., & Jimenez-Gaona, Y. (2018). Multidisciplinary HACKATHON: strengthening project-based learning. Revista Electronica Calidad en la Educacion Superior, 9(1), 119-135. https://doi.org/10.22458/caes.v9i1.1893
Winne, J., Filipan, K., Moens, B., Devos, P., Leman, M., Botteldooren, D., & De Coensel, B. (2020). The soundscape hackathon as a methodology to accelerate co-creation of the urban public space. Applied Sciences, 10(6), 1932. https://doi.org/10.3390/app10061932
Xin, R., Li, Y., & Yu, H. (2018, March). Zipf’s Law and the Frequency of Kazak Phonemes in Word Formation. In IOP Conference Series: Materials Science and Engineering (Vol. 317, No. 1, p. 012057). IOP Publishing. https://doi.org/10.1088/1757-899X/317/1/012057
Yasuda, T., Imai, K., Shigihara, Y., Arikawa, T., Baba, T., Chikasada, N., & Tominaga, Y. (2021). Numerical Simulation of Urban Inundation Processes and Their Hydraulic Quantities–Tsunami Analysis Hackathon Theme 1–. Journal of Disaster Research, 16(7), 978-993. https://doi.org/10.20965/jdr.2021.p0978
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Produção e Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico é licenciado sob uma Licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0). Autores e co-autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sem retribuição financeira para os autores, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação.
Os artigos são livres de usar, com suas próprias atribuições de licença CC BY.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.
O editor possui o direito de rejeitar os artigos que no processo de avaliação tenham sido detectados indícios de plágio. Os artigos que tenham sido detectados indícios de plágio posteriormente à publicação, serão excluídos da edição. E a indicação do problema será informada no lugar do texto, mantendo-se a mesma quantidade de paginas.
Esta Revista adota os princípios de conduta ética do Comitê de Ética na Publicação (COPE) da qualidade internacional, bem como os parâmetros de Integridade na Atividade Científica indicados pelo SCOPUS e SCIELO.