Accesibilidad a hospitales por transporte público en la ciudad de córdoba: análisis comparativo en tiempos de pandemia (2019-2021)
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2022.v8.589Palavras-chave:
urban mobility, accessibility, public hospitalsResumo
Objetivo: avaliar o potencial de acessibilidade aos hospitais públicos entre 2019 e 2021. Metodologia: análise comparativa dos tempos de deslocamento em transporte público, que foram calculados utilizando o pacote r5r em R com a GTFS publicada pelo município. Resultados: para as três categorias de hospitais avaliados, os tempos de deslocamento aumentaram cerca de 20% no período estudado, e os quintis mais vulneráveis da população aumentaram seus tempos de deslocamento 8 pontos percentuais acima dos quintis menos vulneráveis. Limitações: Os tempos de viagem foram calculados com horários e frequências programadas e um tempo máximo de viagem fixo e distância máxima de caminhada. Originalidade: análise comparativa pré-pandemia e durante a pandemia da acessibilidade geográfica aos centros de saúde. Utilização do pacote r5r que permite alterações nos parâmetros de cálculo dos tempos de viagem, como distância máxima a pé, tempo máximo de viagem, hora de partida ou percentis.Downloads
Referências
Agbenyo, F., Marshall Nunbogu, A., & Dongzagla, A. (2017). Accessibility mapping of health facilities in rural Ghana. Journal of Transport & Health, 6, 73–83. https://doi.org/10.1016/j.jth.2017.04.010
Banco Mundial (2021) Argentina: panorama general. https://www.bancomundial.org/es/country/argentina/overview
Chen, W., Cheng, L., Chen, X., Chen, J., & Cao, M. (2021). Measuring accessibility to health care services for older bus passengers: A finer spatial resolution. Journal of Transport Geography, 93, 103068. https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2021.103068
Conway, M. W., Byrd, A., y Eggermond, M. van. (2018). Accounting for uncertainty and variation in accessibility metrics for public transport sketch planning. Journal of Transport and Land Use, 11(1), Article 1. https://doi.org/10.5198/jtlu.2018.1074
Conway, M. W., Byrd, A., y Van Ver Linden, M. (2017). Evidence-Based Transit and Land Use Sketch Planning Using Interactive Accessibility Methods on Combined Schedule and Headway-Based Networks. Transportation Research Record, 2653(1), 45-53. https://doi.org/10.3141/2653-06
Dai, D. (2010). Black residential segregation, disparities in spatial access to health care facilities, and late-stage breast cancer diagnosis in metropolitan Detroit. Health & Place, 16(5), 1038-1052. https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2010.06.012
Delling, D., Pajor, T., y Werneck, R. F. (2015). Round-Based Public Transit Routing. Transportation Science, 49(3), 591-604. https://doi.org/10.1287/trsc.2014.0534
Dirección General de Estadística y Censos de la Provincia de Córdoba (2021) Conocé Córdoba. https://estadistica.cba.gov.ar/conoce-cordoba/
Farber, S., y Fu, L. (2017). Dynamic public transit accessibility using travel time cubes: Comparing the effects of infrastructure (dis)investments over time. Computers, Environment and Urban Systems, 62, 30-40. https://doi.org/10.1016/j.compenvurbsys.2016.10.005
Gage, A. J., y Calixte, M. (2006). Effects of the physical accessibility of maternal health services on their use in rural Haiti. Population Studies, 60(3), 271-288. https://doi.org/10.1080/00324720600895934
Ghorbanzadeh, M., Kim, K., Ozguven, E. E., & Horner, M. W. (2020). A comparative analysis of transportation-based accessibility to mental health services. Transportation Research Part D: Transport and Environment, 81, 102278. https://doi.org/10.1016/j.trd.2020.102278
Hiscock, R., Pearce, J., Blakely, T., y Witten, K. (2008). Is Neighborhood Access to Health Care Provision Associated with Individual-Level Utilization and Satisfaction? Health Services Research, 43(6), 2183-2200. https://doi.org/10.1111/j.1475-6773.2008.00877.x
IDERA: Infraestructura de Datos Espaciales de la República Argentina (2020) Portal de Datos de IDERA. http://catalogo.idera.gob.ar/geonetwork/srv/spa/catalog.search#/home
INDEC: Instituto Nacional de Estadística y Censos (2000) Situación y Evolución Social, n. 4. Buenos Aires.
INDEC: Instituto Nacional de Estadística y Censos (2015) Censo Nacional de Población, Hogares y Viviendas. https://redatam.indec.gob.ar/argbin/RpWebEngine.exe/PortalAction?&MODE=MAIN&BASE=CPV2010B&MAIN=WebServerMain.inl&_ga=2.75108754.1833268215.1602010042-1881977071.1602010042
INDEC: Instituto Nacional de Estadística y Censos (2021) Condiciones de vida. Vol. 5, nº 6. Indicadores de condiciones de vida de los hogares en 31 aglomerados urbanos. Segundo semestre de 2020. Buenos Aires.
Kawabata, M. (2003). Job Access and Employment among Low-Skilled Autoless Workers in US Metropolitan Areas. Environment and Planning A: Economy and Space, 35(9), 1651-1668. https://doi.org/10.1068/a35209
Kawabata, M. (2009). Spatiotemporal Dimensions of Modal Accessibility Disparity in Boston and San Francisco. Environment and Planning A: Economy and Space, 41(1), 183-198. https://doi.org/10.1068/a4068
Kawabata, M., y Shen, Q. (2006). Job Accessibility as an Indicator of Auto-Oriented Urban Structure: A Comparison of Boston and Los Angeles with Tokyo. Environment and Planning B: Planning and Design, 33(1), 115-130. https://doi.org/10.1068/b31144
Kawabata, M., y Shen, Q. (2007). Commuting Inequality between Cars and Public Transit: The Case of the San Francisco Bay Area, 1990-2000. Urban Studies, 44(9), 1759-1780. https://doi.org/10.1080/00420980701426616
Kim, K., Ghorbanzadeh, M., Horner, M. W., & Ozguven, E. E. (2021). Identifying areas of potential critical healthcare shortages: A case study of spatial accessibility to ICU beds during the COVID-19 pandemic in Florida. Transport Policy, 110, 478–486. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2021.07.004
Li, S. (Alex), Duan, H. (Anna), Smith, T. E., & Hu, H. (2021). Time-varying accessibility to senior centers by public transit in Philadelphia. Transportation Research Part A: Policy and Practice, 151, 245–258. https://doi.org/10.1016/j.tra.2021.06.020
Neutens, T. (2015). Accessibility, equity and health care: Review and research directions for transport geographers. Journal of Transport Geography, 43, 14-27. https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2014.12.006
Owen, A., y Levinson, D. (2014). Access Across America: Transit 2014 [Report]. Center for Transportation Studies, University of Minnesota. http://conservancy.umn.edu/handle/11299/168102
Owen, A., y Levinson, D. M. (2015). Modeling the commute mode share of transit using continuous accessibility to jobs. Transportation Research Part A: Policy and Practice, 74, 110-122. https://doi.org/10.1016/j.tra.2015.02.002
Penchansky, R., y Thomas, J. W. (1981). The Concept of Access: Definition and Relationship to Consumer Satisfaction. Medical Care, 19(2), 127-140.
Pereira, R. H. M., Saraiva, M., Herszenhut, D., Braga, C. K. V., y Conway, M. W. (2021a). r5r: Rapid Realistic Routing on Multimodal Transport Networks with R5 in R. Findings, 21262. https://doi.org/10.32866/001c.21262
Pereira, R. H. M., Vieira Braga, C. K., Mendes Servo, L., Serra, B., Amaral, P., Gouveia, N., Antonio Paez, A. (2021b) Geographic access to COVID-19 healthcare in Brazil using a balanced float catchment area approach. Social Science & Medicine, Volume 273. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2021.113773.
Polzin, S. E., Pendyala, R. M., y Navari, S. (2002). Development of Time-of-Day–Based Transit Accessibility Analysis Tool. Transportation Research Record, 1799(1), 35-41. https://doi.org/10.3141/1799-05
Shah, T. I., Bell, S., & Wilson, K. (2016). Spatial Accessibility to Health Care Services: Identifying under-Serviced Neighbourhoods in Canadian Urban Areas. PLOS ONE, 11(12), e0168208. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0168208
Wan, N., Zhan, F. B., Zou, B. y Wilson, J. G. (2013). Spatial Access to Health Care Services and Disparities in Colorectal Cancer Stage at Diagnosis in Texas. The Professional Geographer, 65(3), 527-541. https://doi.org/10.1080/00330124.2012.700502
Wang, J., Du, F., Huang, J., & Liu, Y. (2020). Access to hospitals: Potential vs. observed. Cities, 100, 102671. https://doi.org/10.1016/j.cities.2020.102671
Wu, B. M., y Hine, J. P. (2003). A PTAL approach to measuring changes in bus service accessibility. Transport Policy, 10(4), 307-320. https://doi.org/10.1016/S0967-070X(03)00053-2
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico é licenciado sob uma Licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0). Autores e co-autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sem retribuição financeira para os autores, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação.
Os artigos são livres de usar, com suas próprias atribuições de licença CC BY.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico apenas a responsabilidade da avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.
O editor possui o direito de rejeitar os artigos que no processo de avaliação tenham sido detectados indícios de plágio. Os artigos que tenham sido detectados indícios de plágio posteriormente à publicação, serão excluídos da edição. E a indicação do problema será informada no lugar do texto, mantendo-se a mesma quantidade de paginas.
Esta Revista adota os princípios de conduta ética do Comitê de Ética na Publicação (COPE) da qualidade internacional, bem como os parâmetros de Integridade na Atividade Científica indicados pelo SCOPUS e SCIELO.