Um instrumento de gestão para avaliação de desempenho de equipes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2021.v7.511

Palavras-chave:

desempenho de equipe, instrumento de avaliação, equipes de produção, avaliação de desempenho

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo desenvolver um instrumento para avaliar o desempenho coletivo da produção de equipes de trabalho. Associado a isso, este instrumento de avaliação é aplicado a duas equipes de produção de uma mesma empresa em Santa Catarina, para validá-lo. Metodologia: O estudo caracteriza-se como descritivo, quantitativo e com estratégia de levantamento. Para a elaboração do instrumento de avaliação de desempenho, tomou-se como ponto de partida a revisão da literatura apresentada para orientar a seleção dos 10 indicadores e 30 critérios de avaliação que possibilitassem a elaboração do questionário. Resultados: De maneira geral, é possível observar que as equipes tiveram desempenho “bom” na maioria de seus indicadores, sendo que nenhum dos indicadores apresentou avaliações “ruim”, “ruim” ou “regular”. Sugere-se desenvolver algumas estratégias para superar a fragilidade apresentada pelo indicador de comunicação em ambas as equipes. Quanto à utilização do instrumento, mostrou-se adequado para avaliar o desempenho coletivo, apontando seus pontos fortes e fracos. Limitação: Singularidade de aplicação em uma única empresa, não permitindo generalizações para outras equipes de produção. Originalidade: A proposta de um instrumento para avaliar o desempenho das equipes de produção, indicando os pontos fortes e fracos da equipe.

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Biografia do Autor

Luiz Henrique da Silva, Universidade de São Paulo

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2020), área de concentração em Estratégia, Gestão e Sociedade. Atuou como membro do Núcleo de Pesquisas em Liderança, Empreendedorismo e Inovação - NUPLEI no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2018-2020). Especialista em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2019). Especialista em Gestão e Negócios pelo Instituto Federal Catarinense - IFC (2019). Especialista em Controle da Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2015). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018). Graduado em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2010).

Tatiana Ghedine, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Professora na Escola de Negócios, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Christiane Mendes Drozdek Pereira, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Administração, Universidade do Vale do Itajaí. Mestre em Administração pela Universidade Vale do Itajaí. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Instituto Nacional de Pós Graduação. Pedagoga pela Associação Catarinense de Ensino. Atualmente é Professora de Ensino Superior na UniSociesc (Grupo Ânima Educação) presencial e a distância em diversos cursos da instituição - disciplinas voltadas a Gestão de Pessoas; Psicologia; Pedagogia e Gestão Estratégica. Professora Online e Conteúdista; Professora Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso; Coordenadora do Projeto Integrador das Disciplinas: Projeto Interdisciplinar, Projetos e Balanço Social e Gestão de Pessoas e Coordenadora da Semana Acadêmica de Gestão. Professora de Pós Graduação no Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG), ministrante da disciplina: Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho. Atuou na Dentscare/FGM Produtos Odontológicos por quinze anos, tendo a oportunidade de implantar a área de Gestão de Pessoas. Participou ativamente de Projetos Internos de Desenvolvimento Humano, Gestão Empresarial, Gestão da Qualidade e Gestão por Processos.

Sônia Regina Lamego Lino, Instituto Federal Catarinense

Pós-doutora, Curso de Pós-Graduação em Administração/UFSC(2018-2019). Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC (2013). Mestre em Administração/ UFSC (2001). Especialista em Gestão Pública/PNAP/CAPES/IFSC (2012). Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos/ CEFET/SC (2007). Bacharel em Administração/ UFSC (1990). Aperfeiçoamento em Escola de Governo/ Políticas Públicas/ UDESC (1995). Aperfeiçoamento em Comércio Internacional/ UNIVALI (1995). Servidora Pública Federal, nomeada no cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do IFC - Instituto Federal Catarinense (2010), cursos técnico, tecnólogo, graduação, pós-gradação; pesquisa; extensão e gestão. Professor Orientador da UAB - PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB), do IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, na modalidade a distância, para o Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública (2006 - 2009). Servidora Pública Federal, nomeada no cargo de Assistente em Administração, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina (1992 - 2010), professor de pós-graduação e gestor. Professora e orientadora da área de Administração, na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí (2000 - 2005). Professora de Administração na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (1997 - 1998) e Membro da equipe do INPEAU - Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária, do Programa de Pós-graduação em Administração, CPGA/UFSC, desde 2012. Professora de Administração na UDESC - Universidade do Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (1998 e 2006). Coordenadora de Estágio, professora e orientadora na área de Administração na FADEC - Faculdade Decisão (2003 - 2009). Consultora ad doc para Avaliação de Cursos Superiores na Área de Gestão (bacharelado e tecnólogo) SINAES/INEP/MEC, desde 2006. Revisora de periódico: Revista GUAL (UFSC) e Revista EIXO (IFB). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Organizações Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento, Gestão Pública, Gestão da Educação, Responsabilidade social e Gestão de pessoas, com registro nº 4.023 junto ao CRA/SC - Conselho Regional de Administração de Santa Catarina.

Alessandra Yula Tutida, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Mestrado em Business - M.A Leadership and Management - Webster University (2011) U.S.A. Bacharelado em Línguas Modernas, Licenciatura em Português/Inglês. (UEL Universidade Estadual de Londrina/ PR 2004). Professora Universitária - UNIASSELVI ? FAMESUL/SC e membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração de Empresas) para os cursos de Administração de Empresas, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica nas disciplinas de Gestão de Projetos, Negócios Internacionais, Comunicação Empresarial, Fundamentos de Marketing, Projeto de Fábrica, Gestão Estratégica de Marketing e Gestão, Normalização e Certificação para a Qualidade e Estágio Supervisionado I para Engenharia Mecânica. Experiência nos Estados Unidos em Negócios Internacionais, Importação/Exportação e logística. Auditoria na área de TI, projetos e gestão de pessoas. Resolução de conflitos entre clientes e empresa. Liderança de Programas de Parceria Symantec na América Latina, América do Norte e Europa.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Silva, L. H. da, Ghedine, T., Pereira, C. M. D., Lino, S. R. L., & Tutida, A. Y. (2021). Um instrumento de gestão para avaliação de desempenho de equipes. Revista Produção E Desenvolvimento, 7. https://doi.org/10.32358/rpd.2021.v7.511

Edição

Seção

Assuntos de Gestão